A força da gravidade é uma força que faz com que todos os corpos sejam atraídos para a terra, isso garante que vc não fique "voando" por aí.
2006-09-11 10:52:17
·
answer #1
·
answered by J Lira 2
·
4⤊
1⤋
Só lembrando à alguns colegas, que Newton nunca falou em resultante das forças é igual ao produto da massa pela aceleração que se considerarmos uma massa inercial e a aceleração da gravidade o seu produto resulta na força da gravidade questionada pelo nosso amigo.
Newton disse a respeito da derivada do momento em relação ao tempo é igual ao produto da massa pela derivada segunda do espaço(euclidiano é claro)em relação ao tempo.
Onde depois de muito trabalharmos com esta linguagem, para facilitar usamos aquela famosa relação F=m.a
no caso, P=m.g
onde:
g= aceleração da gravidade
m= massa do objeto em questão
P= força peso
a questão da atração gravitacional, foi uma idéia de newton que depois, no séc XX ,foi corroborada com a descoberta dos gravitons (que até hoje não foi observado)
OK!!!!!!!!!
2006-09-11 11:46:29
·
answer #2
·
answered by Drakian 1
·
2⤊
0⤋
Gravitação
Gravitação é a força de atração que existe entre todas as partículas com massa no universo.
A gravitação é responsável por prender objectos à superfície de planetas e, de acordo com as lei da inércia de Newton, é responsável por manter objetos em órbita em torno uns dos outros.
"A gravidade é a força que nos puxa para baixo" – Merlin, no filme da Disney A espada era a lei
Merlin tinha razão, claro, mas a gravidade faz muito mais do que simplesmente segurar-nos às nossas cadeiras.
Foi Isaac Newton que o reconheceu. Newton escreveu numa das suas memórias que na altura em que estava a tentar compreender o que mantinha a Lua no céu viu uma maçã cair no seu pomar, e compreendeu que a Lua não estava suspensa no céu mas sim que caía continuamente, como se fosse uma bola de canhão que fosse disparada com tanta velocidade que nunca atinge o chão por este também "cair" devido à curvatura da Terra.
Se quisermos ser precisos, devemos distinguir entre a gravitação, que é a força de atração universal, e a gravidade, que é a resultante, à superfície da Terra, da atração da massa da Terra e da pseudo-força centrífuga causada pela rotação do planeta. Nas discussões casuais, gravidade e gravitação usam-se como sinónimos.
Segundo a terceira lei de Newton, quaisquer dois objectos exercem uma atracção gravitacional um sobre o outro de igual valor e direção oposta.
Lei de Newton de Gravitação Universal
Pouco se sabia sobre gravitação até o século XVII, pois acreditava-se que leis diferentes governavam os céus e a Terra. A força que mantinha a Lua presa à Terra nada tinha que ver com a força que nos mantém presos a esta. Sir Isaac Newton foi o primeiro a pensar na hipótese das duas forças possuírem as mesmas naturezas.
Newton explica, "Todos os objetos no Universo atraem todos os outros objetos com uma força direccionada ao longo da linha que passa pelos centros dos dois objectos, e que é proporcional ao produto das suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da separação entre os dois objetos."
Newton acabou por publicar a sua, ainda hoje famosa, lei da gravitação universal, no seu "Principia Mathematica", como:
F = G.m1 . m2 / r^2
onde:
F = força gravitacional entre dois objetos
m1 = massa do primeiro objeto
m2 = massa do segundo objeto
r = distância entre os objetos
G = constante universal da gravitação
Rigorosamente falando, esta lei aplica-se apenas a objetos semelhantes a pontos. Se os objetos possuírem extensão espacial, a verdadeira força terá de ser encontrada pela integração das forças entre os vários pontos. Por outro lado, pode provar-se que para um objecto com uma distribuição de massa esfericamente simétrica, a integral resulta na mesma atração gravitacional que teria se fosse uma massa pontual.
2006-09-11 10:52:15
·
answer #3
·
answered by Eurico 4
·
4⤊
2⤋
A origem da força ainda não foi descoberta. Foi e ainda é um dos enígmas da física. O que sabemos fazer é mensurar.
A única coisa que se sabe é que ela é diretamente proporcional ao produto das massas e o inverso do quadrado da distância entre os corpos.
Ou seja, será maior quanto menor for a distância e maior as massas envolvidas.
2006-09-11 11:26:28
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
A força da gravidade ainda está em estudo, mas o que se sabe, é uma força invisível capaz de distorcer o tempo e o espaço. A força da gravidade existe em todo o universo, mas é mais intenso em corpos muito grande no espaço como planetas, sóis, luas, buracos negros, restos de estrelas, etc. A força da gravidade é que nos mantém presos à superfície da terra.
2006-09-11 11:20:13
·
answer #5
·
answered by bservus 3
·
0⤊
0⤋
A idéia tradicional sobre gravitação originou-se com Isaac Newton no século XVII, como a idéia de uma atração universal entre todos os corpos materiais do universo, proporcional à massa dos corpos e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre eles.
Apesar de útil e precisa, esta visão de uma "atração à distância" deixou intrigados a muitos cientistas. Como um corpo saberia da existência de outro à distância? Faltava para essa visâo uma mecânica que explica-se como a força poderia atuar.
Essa questão foi revista por Albert Einstein, que propôs uma nova explicação através de sua Teoria Geral da Relatividade (TGR). Nesta teoria, que é a atual teoria da gravitação para a física, espaço e tempo estão intimamente relacionados e não são um mero "cenário" para a ação da matéria, mas sim co-participantes nos processos da natureza.
A TGR nos mostra que a matéria cria e dá forma ao contínuo espaço-tempo, curvando-o de uma forma proporcional à quantidade de energia concentrada em cada ponto. Por sua vez, a matéria "caminha" pelo espaço-tempo seguindo a inclinação mais favorável dele em cada ponto, mais ou menos como a água "caminha" por uma superfície buscando a região mais baixa ao redor do ponto atual. Dessa forma, o que era uma força à distância hoje é visto como uma interação que se espalha ponto a ponto pelo espaço-tempo. Conceitualmente isto é mais simples do que o proposto por Newton, mas a matemática envolvida é muito mais complexa, já que envolve um espaço de 4 dimensões (o tempo sendo a quarta dimensão) que nâo é plano, mas curvado pelo efeito da matéria.
Diferenças entre os cálculos pela TGR e pela gravitação newtoniana só ocorrem quando estão envolvidos campos gravitacionais muito fortes e/ou distâncias muito grandes. Para a maioria dos casos, elas concordam perfeitamente, e para os casos em que discordam um pouco, os experimentos tem demonstrado que a TGR nos dá a resposta correta.
2006-09-11 11:17:11
·
answer #6
·
answered by Geek 5
·
0⤊
0⤋
Só simplificando a fantástica resposta do Geek, No teoria da relatividade Einsten troca a força, como responsável pela atração, pela interação gravitacional, ou seja, é a curvatura do espaço tempo que faz o corpo se deslocar, cair no buraco. Do ponto de vista filosófico, Aristóteles, Newton e Einten, estão dando interpretações diferentes para o mesmo problema e, portanto, nenhum deles está errado pois, ninguém conseguiu responder por que um corpo cai e sim por causa de que ele cai, elemento, força, curvatura. Mas, do ponto de vista da ciência, o que prevalece é o modelo de Einsten.
2006-09-11 13:12:00
·
answer #7
·
answered by Paulo Carneiro 3
·
0⤊
1⤋
É a atração que existe nos planetas de o corpo celeste puxar tudo para o seu centro.Esse é o peso.é vc multiplicar a sua massa corporal que vc tem qual o seu peso.
Ex: 50kg*10=500N(o peso é medido em newtons)
2006-09-11 11:51:11
·
answer #8
·
answered by Dinei 2
·
0⤊
1⤋
é a força com que os corpos celestes se atraem mutuamente. Esta força é proporcional a massa do corpo e a aceleração gravitacional deste e a distãncia de outros corpos celestes
2006-09-11 11:47:02
·
answer #9
·
answered by Pedro F 4
·
0⤊
1⤋
É a força de atração exercida por um corpo sobre outro.
2006-09-11 11:14:54
·
answer #10
·
answered by Ark 4
·
0⤊
1⤋