Uma coisa é completamente diferente de outra! Voto facultativo é o voto não obrigatório, ou seja entre os 16 até os 18 anos, e após os 65 anos, ou seja nessa faixa etária a pessoa vota se quiser.Voto nulo é quando a pessoa vota, anulando o voto, ou seja em um candidato que não existe, e nesse caso, o voto não vai para a legenda de candidato nenhum.Caso a maioria dos votos em uma eleição sejam nulos, obrigatoriamente ter-se-á que fazer nova eleição, onde não poderão concorrer os mesmos candidatos.Já os votos em branco, embora muitos não saibam, vão para as legendas dos candidatos, ou seja mesmo que se tenha votado em branco em um candidato seu voto irá para o partido político. Portanto, bastante atenção ao votar, pois mesmo pensando que não está votando em ninguém seu voto poderá ir para uma legenda.espero ter esclarecido sua duvida, amigo.
2006-09-11 09:50:42
·
answer #1
·
answered by Deni 1
·
1⤊
0⤋
A questão não é necessariamente esta... o caso é que sendo facultativo, você vai lá votar se quiser... como atualmente é obrigatório, se não for e não justificar, além de pagar multa implica em problemas na hora de tirar documentos como passaporte, por exemplo...
Não sendo facultativo só nos resta votar nulo...
Não sustente parasitas!
2006-09-11 09:43:06
·
answer #2
·
answered by Richard 2
·
1⤊
0⤋
Voto facultativo não existe no Brasil, voto nulo é exatamente isso nulidade. Não serve para nada porque não é considerado. Você não quer mudar alguma coisa neste país?
Veja trecho do artigo de Cicero Harada publicado em 11/09/06 do site da OAB cujo título é VOTO NULO BENEFICIA O CAOS:
E eis a suprema burrice: arautos da indignação e do protesto, desfilando com esses e muitos outros fatos de conhecimento geral, mas pedindo o voto nulo.
Trazem como argumento principal o artigo 224 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737, de 15/7/1965) que estabelece: se a nulidade atingir a mais de metade dos votos do país nas eleições presidenciais, do Estado nas eleições federais e estaduais ou do município nas eleições municipais, julgar-se-ão prejudicadas as demais votações e o Tribunal marcará dia para nova eleição dentro do prazo de 20 (vinte) a 40 (quarenta) dias.
Sejamos francos. Esta hipótese não se dará. Os votos nulos ficarão distantes dos 50% dos votos do país. Apenas para dar asas à imaginação, se os votos nulos ultrapassarem os 50%, muitos argumentos jurídicos seriam lançados no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e depois no STF (Supremo Tribunal Federal), começando com o da revogação do art. 224 pela Constituição que, no artigo 77, § 2º, prescreve: será considerado eleito Presidente o candidato que, registrado por partido político, obtiver a maioria absoluta de votos, não computados os em branco e os nulos.
2006-09-12 05:14:36
·
answer #3
·
answered by Vera J 3
·
0⤊
0⤋
Calma, um não tem relação com o outro!
Vou explikar melhor...
FACULTATIVO o nome mesmo diz, não é obrigado... Vc escolhe se quer ou não ir, mas para votar "NULO" vc é obrigado a ir até a urna...
Agora, o voto NULO, mostra q vc prefere não votar em ninguém do q votar em um destes candidatos... entendeu?
2006-09-11 14:47:50
·
answer #4
·
answered by Gabi 5
·
0⤊
0⤋
Voto facultativo é aquele que te da a possibilidade de ir ao local onde se encontra a urna para votar ou nao.Como acontece nos Estados Unidos.Aqui no Brasil o voto é obrigatorio voce nao pode escolher se vai votar ou nao,caso nao vote e nao justifique voce respondera por isso.
Voto nulo é aquele que é perdido por conter erro.Por exemple vc quer votar num candidato cujo numero é 12 e vc digita 21 e confirma se nao hgouver outro candidato com esse numero seu voto é nulo.ou vc pode anular o seu voto de proposito.O que é diferente de voto em brando pois este conta a favor do candidato que possui o maior numero de votos.
2006-09-11 09:59:34
·
answer #5
·
answered by uiara a 1
·
0⤊
0⤋
No voto facultativo não se precisa pegar fila para votar porque não é obrigatório votar.
vota-se nulo porque a legislação eleitoral brasileira nos obriga a ir votar.
Entendeu.
2006-09-11 09:59:03
·
answer #6
·
answered by Zyggy1313 2
·
0⤊
0⤋