English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Por favor, entenda tempo aqui não esse tempo que marcamos no relógio, calendário ou outro objeto. O tempo que procuro é outro um tempo quase metafísico (ontológico). Pessoalmente acredito que o tempo em si não exista, o que existe é o movimento e essa ideía de tempo fora criada pelo homem para demarcar dois pontos do movimento exemplo dividimos a rotação da terra em 24 partes - mas isso é convencional, poderíamos dividí-lo em 12 partes por exemplo - o ano em 12 meses ou 4 estações e por ai vai... Mas na verdade isso não prova a existência do tempo. Dizer que envelhecemos, crescemos, tudo isso não prova nada apenas que células estão em movimento. Bem é isso e ai o tempo existe?
Dispenso comentários existente neste endereço, pois já lí e em nada me ajudou a melhor entender o tido "tempo": http://br.answers.yahoo.com/question/;_ylt=AjmNC2DRFUfYLipglQIV7H4M6wt.?qid=20060801042022AAfb07f

2006-09-11 05:37:56 · 18 respostas · perguntado por elder_itabajar 1 em Artes e Humanidades Filosofia

18 respostas

Não é palpável, mas existe, é bem presente e não perdoa, nesse momento estamos todos ficando mais "experientes"

2006-09-17 15:24:35 · answer #1 · answered by Veterana. 7 · 0 0

Parece que a pergunta já traz a sua resposta contida, se vc coloca que existe o movimento entre dois pontos, a passagem do ponto a para o ponto b chamamos por pura convenção de TEMPO, foi vc mesmo que deu a resposta usando o termo movimento .A percepção do movimento está necessáriamente vinculada a uma quarta dimensão =Tempo

2006-09-17 21:39:52 · answer #2 · answered by flor do dia 3 · 0 0

Responder uma pergunta como essa realmente é bem difícil, até mesmo porque existem as mais variadas tipos de pessoas para entender a resposta e para quem quer realmente entender é preciso que entenda a noção de tempo, espaço e matéria, e para nós seres humanos ao que nosso sentido indica a matéria existe, e a partir dai é que espaço e tempo vem a existir. É como se o tempo e o espaço fossem apenas uma das características da matéria, se uma matéria se desloca em relação a qualquer uma outra matéria, dá-se o entendimento de tempo, e a distância de uma matéria a qualquer uma outra matéria dá-se o entendimento de espaço, se isso para qualquer nível de entendimento de raciocínio humano é existir, então o tempo existe.

2006-09-17 10:10:41 · answer #3 · answered by pvjailson 1 · 0 0

sim

2006-09-17 07:01:29 · answer #4 · answered by joao23 2 · 0 0

Meus primeiros fios brancos me dizem que ele existe ,mas também isso é relativo, oque é tempo?SE não é a duração da rotação da terra ,do sol ,sei la.Acho que ele passa se passa existe.

2006-09-15 13:58:22 · answer #5 · answered by susi_gaucha 7 · 0 1

Embora v dispense resposta neste site, teimo e respondo: Afora a concepção física de tempo, há duas filosóficas fundamentais: a de Henri Bergson e a de Gaston Bachedard. A primeira concebe o tempo como "duração", seja, grosseiramente: um contínuo que vivemos e rememoramos como tal. A de Bachelard, polemizando com esta, diz que o tempo implica rupturas: uma nova descoberta acarreta uma ruptura e, consequentemente, uma reorganização, digamos, inaugural, do tempo. Além dessas, temos a do psicólogo Henri Wallon, que em muito coincide com a de Bachelard, mas aplicando-se ao desenvolvimento infantil: cada nova aquisição de conhecimento provoca uma "ruptura" e exige, potanto, que a criança se reestruture como ser em desenvolvimento. Com os métodos instrucionais de hoje, vemos que o problema que Wallon levanta é muitíssimo grave.
A concepção de tempo de Bergson é ontológica, ou, mais especificamente, metafísica. Não nos é dado saber o que é metafísico.
Atravessando o tempo, espero sinceramente que você abandone
a arrogância, se não você jamais será um sábio, mas apenas um técnico; pior, como diz o biólogo Henri Laborit: um "unitécnico". Nada é maior que a ignorância, inclusive a tua e a minha. Seja como for, não busco, ao menos, resposta pronta na inter e, caso queira, posso te oferendar já, de brindar de memória (< tempo) com resposta respeitante à física teórica, não à física-matemática, que sou modesto professor de filosofia e psicologia analítica.

2006-09-14 23:36:38 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 1

Resolvi responder a esta resposta por ser um assunto muito interessante para mim. já vi que há outras boas conjecturas aqui, então fica mais esta:

Em primeiro lugar, vamos diferenciar "tempo" de "noção de tempo". Jacques Le Goff, historiador e escritor, observou bem que a noção moderna de tempo, foi criada na Idade Média. À medida que as pessoas passavam lentamente de uma vida rural e religiosa para uma sociedade mais urbana e laica, o tempo passou a ser medido de forma mais exata: Primeiro os sinos da igreja da cidade badalavam ao amanhecer e no final do dia, chamando de volta os trabalhadores do campo. Então as fábricas mudaram esta marcação de tempo para sirenes que marcavam também os horários dos turnos de trabalho e almoço. Aos poucos, nossa sociedade teve que criar um sistema de medição temporal mais exato, com relógios, pois a produtividade econômica é o que rege nossa sociedade atual, onde cada segundo vale dinheiro. Está aí a origem da noção de tempo moderna e atual.
Mas o tempo, dimensão física, existe sim. Concordo com a cara colega acima e discordo de quem fala da inexistência do tempo. Eis meus argumentos:
Concordo que provar é uma coisa diferente de supor, mas há evidências de existência do tempo como linha dimensional, ou seja de uma relação com as demais dimensões. Assim, o tempo é como uma amizade, por exemplo, que não existe sem a participação de dois ou mais indivíduos (seres), mas que não se vê .
E se o tempo nada mais é que uma relação abstrata, negar o tempo é possível sim, mas então teríamos que negar a existência em si. E esta é uma visão que também não pode ser provada. Em ciência aquilo que não se prova não é inexistente, apenas não se prova. Tanto que o filósofo chinês Tao, fundador do Taoísmo, nos mostrou que existem coisas que não podem ser explicadas através da linguagem, mas que nem por isso deixam de existir. Pelo mesmo argumento, existe a noção de Deus em nossa sociedade. Há lacunas do entendimento humano que nos permitem fazer indagações sem respostas científicas.
Mas há uma evidência, para mim que serve como prova da existência da realidade e do Tempo: O conhecimento humano. Como ele haveria de existir sem o Tempo ? Seja a noção dele ou ele em si ? O ser humano não criou o universo, porque ele (cientificamente provado) não tem poder para isso.

Por fim faço uma nova indagação, decorrente desta interessante e infindável discussão:
Tudo bem, o tempo existiria e não podemos ver isto porque estamos inseridos nele e nas suas relações - ou seja - não temos uma visão exterior do tempo, no entanto, se existe, qual a sua relação com o restante do Universo não sensível? Pode ser que o espaço seja uma gota ou então seja uma folha de papel ou um tubo. Para cada hipótese o tempo teria uma forma (forma do tempo ?) e correria e num ritmo diferente. Nós nunca perceberíamos esta mudança, pois estamos sempre "dentro" do espaço-tempo. Desta forma, se ele se curvasse, curvaríamos junto e não veríamos a mudança, como uma borboleta branca no Ártico que de repente virasse um lagarto amarelo no Saara...
A única forma de provar isto (e veja que há cientistas que estão tentando) seria descobrir outras dimensões de nossa realidade.
Não acho que negar a existência seja enfim, científico, pois não gera nehuma explicação para a existência do conhecimento humano, além de também não ser uma hipótese provável. Sem o tempo, não seria possível ter a noção de tempo e eu nem poderia escrever isto aqui...

Desculpe o tamanho da resposta.

2006-09-12 13:33:14 · answer #7 · answered by HAL9000 2 · 0 1

Fomos nós, os seres humanos que definimos o tempo... Logo, na nossa concepção, o tempo existe.

2006-09-11 17:16:07 · answer #8 · answered by Lucas R 1 · 0 1

O tempo existe sim, assim como tudo que o ser humano inventa!! se vc fosse uma pedra talves não!!!

2006-09-11 13:30:06 · answer #9 · answered by Psycoativo 3 · 0 1

ELDER, esta é uma das raras perguntas que realmente tem algum fundamento e se houvesse a classificação de "ÓTIMA" eu assim à classificaria! Mas mereceu o meu voto de BOA pergunta:

NÃO, definitivamente o tempo não existe, e por isto não se consegue provar. Oque se consegue provar é um INSTANTÂNEO de um MOVIMENTO, através de uma foto cujo disparador tem uma frequência de milhares por segundo. E se a tecnologia permitir, o homem poderia subdividir o segundo em milhões de partes e tirar um instantâneo de apenas 01 milionésimo de segundo. E por ai vai a subdivisão do "tempo".
Porém este "tempo" nada mais é que uma convênção humana que, para não se confundir com TEMPO poderia ser denominada "MOVIMENTO" ou "INTERVALO" ou "INSTANTE".

Resumindo, concordo contigo ELDER, o "tempo" não existe, caso contrário já o teriam provado, com toda a atual tecnologia!!!! Pelo contrário tudo o que se tem, vem somente provar que o que se mede é um INSTANTE, um INTERVALO de algo que existiu. Veja bem, eu disse "EXISTIU" pois até na convênção humana há contradições, senão vejamos: tempo passado, presente e futuro. Ora como considerar um tempo presente, se mesmo enquanto o fato está acontecendo ele também já faz parte do tempo passado, pois não volta mais a acontecer, mesmo a 1 segundo atras, a milionésimo ou bilionésimo de segundo, já está para tras, já passou, então não é tempo presente. Chega-se a conclusão que mesmo o tempo presente não existe, que dirá o tempo futuro que nem aconteceu ainda!!!!Logo, mesmo considerando a CONVENÇÃO atual de TEMPO, chega-se a conclusão de que só existe o tempo passado.!!!!!

ELDER, gostei do assunto, é tema pra mais de metro de papel!! Continue fazendo SUCESSO!!!!

2006-09-11 13:05:08 · answer #10 · answered by James 3 · 0 1

fedest.com, questions and answers