English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Será que é uma falha no método de ensino?
Falta atenção ou boa vontade para aprender?
Falta alguém que cobre o uso correto da língua?
É a língua que está ultrapassada e deveria ser modificada?

O que vocês acham que leva tantas pessoas a escreverem tão errado: trocam, acrescentam e "engolem" letras; ignoram concordância; não conseguem manter um texto lógico; entre vários outros problemas.

Não quero preconceitos, nem falta de compreensão. Quero saber verdadeiramente o que acontece pra Língua Portuguesa ser tão ignorada como vemos aqui nesse site e em vários outros lugares.

PS: não estou querendo bancar a sabe-tudo. Claro que todos somos passíveis de erros. Mas os erros a que me refiro são freqüentes e muitas vezes "absurdos", que deveriam ter sido corrigidos no primário.

2006-09-11 04:54:11 · 21 respostas · perguntado por Tatiana 3 em Educação e Referência Ensino e Instrução

21 respostas

A lingua portuguesa eh uma das mais dificeis do mundo. Inclusive eh mais dificil que o espanhol. Portanto, poucos conseguem saber muito. No dia a dia, o que vale eh se comunicar, portanto, nao se preocupam em dizer corretamente. Mas, quem escreve, tem que escrever direito para nao haver multiplas interpretacoes. Logo, poucos sabem fazer isso. Tem que saber as regras.

Boa sorte.

2006-09-11 04:57:54 · answer #1 · answered by Anonymous · 1 0

Trabalho na área de educação e atualmente atuo como instrutor de português em salas de ensino fundamental e ensino médio. Posso dar meu testemunho: o problema maior que identifiquei foi de base, no fundamental menor as crianças não são preparadas devidamente para ler e entender a língua, falta competência e meios no que toca os docentes e daqueles que ocupam cargos de gerência, sensibilidade para perceber o quanto é humanamente ímpossivel alfabetizar 30,40 e até 50 alunos numa única sala de aula sem meios para isso.

2006-09-18 11:07:43 · answer #2 · answered by Joe 1 · 0 0

Porque realmente é uma língua bem complicada...mas basta se esforçar um pouquinho, que todo mundo consegue!

Acho que tem muita falta de interesse em falar e escrever certo!

2006-09-18 10:32:15 · answer #3 · answered by regina o 7 · 0 0

Não sou profundo conhecedor da lingua e suas regras. Mas tenho certeza de que a escrita pobre é consequência da leitura pobre.
A escola está criando uma geração de alfabetizados funcional, pessoas que entendem "mais ou menos" um texto e sabem assinar o nome.
Se não lê não adquire novas palavras e fica com dificuldade para expressar na escrita a plenitude de seu pensamento.
E erram porque ouvem uma palavra bonita e se arriscam a repetir, sem nem mesmo saber do que se trata, ou ainda a escrever na forma errada.
E não é o caso do internetês. Essa grafia, que já invade os textos nos cadernos, até se compreende, quando se entende a lingua como viva e passível de novas formas.

2006-09-18 01:26:43 · answer #4 · answered by Geninho 4 · 0 0

Muito oportuna esta pergunta!!! As perguntas, às vezes, são ininteligíveis, tamanha a quantidade de erros que cometem - ortografia, gramática, sintaxe, tudo. Eu acho que o problema começa na alfabetização. O nível do ensino, em todos os graus, está muito baixo. Cada um precisa tratar do seu próprio aprimoramento, pois a Escola não pode tudo. Quando, nos velhos tempos, se estudava Latim, tudo era mais fácil de entender - o significado das palavras, sua ortografia, palavras derivadas, etc. Devemos levar em conta, ainda, que a língua portuguesa é um idioma dificílimo, com um vocabulário vastíssimo e uma gramática muito extensa. Para os estrangeiros, então, é um terror, pois alguns sinais, como o til, só existem na nossa língua. Por tudo isso, eu adoro o Português!!!

2006-09-17 15:57:38 · answer #5 · answered by m_m_s 6 · 0 0

Eu fico com a sua segunda citação:

Falta atenção ou boa vontade para aprender?

O Brasil está cheio de bons professores de português, mas nem alunos, nem o Estado e nem a sociedade valoriza a sua própria língua!!!
Observe o que estou citando, vendo quem são os atuais membros da Acadêmia Brasileira de Letras!!!
Abraços...

2006-09-17 04:23:52 · answer #6 · answered by José Erinaldo 3 · 0 0

É uma língua muito difícil!

Segundo um levantamento feito pela Academia Brasileira de Letras, a língua portuguesa tem, atualmente, cerca de 356 mil unidades lexicais. Essas unidades estão dicionarizadas no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa.

Para mim o que ocorre é um erro de base no ensino fundamental.
Quando a criança é alfabetizada ao voltar para casa, os pais, na maioria das vezes são analfabetos ou semi-analfabetos.

Estas crianças não têm em casa o mínimo de apoio de conhecimentos lingüísticos necessários, dos pais para consolidar o aprendizado escolar.
Acredito que uma forma de melhorar o ensino como um todo seria estimular os pais que não tiveram oportunidade ou não quiseram estudar a voltarem ou começarem uma nova escola junto com os filhos, o que tornaria o ensino dinâmico e muito mais agradável para ambos.

Quanto aos adolescente e adultos que falam e escrevem errado, para mim o fazem para pertencer a um grupo ascendente no Brasil que são os que não tiveram oportunidade ou não quiseram estudar.
Os jovens querem criar uma linguagem diferente para uma comunicação personalizada ( internautas) e mais simplificada, por sinal muito inteligente ( foneticamente falando).

Para piorar estes adultos e adolescentes quase não lêem boas leituras o que inviabiliza uma boa escrita.

Meus parabéns por sua iniciativa ao tentar descobrir através das opiniões dos internautas uma fórmula de melhorar a nossa maravilhosa e rica língua!

2006-09-16 21:52:19 · answer #7 · answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7 · 0 0

EDIANE, concordo plenamente com você e acrescento experiências como professora do Ensino médio RJ, no regular noturno e normal.
Considerando que serão futuras professoras, muitas vezes no último ano (4), fica difícil acreditar no que se vê e ouve.
O médio regular noturno, com muitas explicações das dificuldades de cada um, é desespero tudo que acontece.
A educação de adultos(EJA) que por si só se explica, apesar de tudo , poderia ser encarada como a melhor , pois mesmo com sérias dificuldades estão conscientes e procurando melhorar na vida, são apenas vitímas do sistema .
O regular noturno abraça jovens e adultos que trabalham, tem sérias dificuldades de combinar horários com a escola,os outros só querem bagunça ,não tem ideais e as normalistas estas sim precisariam ter mais conscientização do que representa sua futura profissão, SER EXEMPLO de comportamento , estudar, , lutar, ..................mas, nada querem, inclusive são mal educadas, soberbas, (problemas adolescentes), e assim se formam sem ligar para nada.
Na minha visão o problema começa em casa, hoje nossas crianças é que se criam, ninguem a cobrar, ajudar, ..........
Já adolescentes, continua o problema ou até piora pois o modo de tratar o filho que se criou torna-se violento, sempre com o SIM ou NÃO na hora errada.
E ai, temos os adultos que temos.
Tudo isso somado a um país(que amo demais)onde a educação é POLITICAGEM, pois brasileiro culto, povo educado, é sinônimo de falta de votos.
Mas, acredito que tenha conserto, depende de alguem para consertar.
Eu, tenho certeza que faço minha parte e procuro até ir além, mas não sou dona da verdade, não sou a salvadora.

MAS TODOS JUNTOS QUEM SABE...............................

2006-09-16 18:20:40 · answer #8 · answered by F@d@Virtu@l 5 · 0 0

Porque a nossa língua é uma das mais difíceis do mundo, porém mesmo assim, o mais importante é a lêitura. Quem le muito, sabe como as palavras são escritas e também tem capacidade de formular frases corretamente usando as palavras certas.
O idioma é difícil mas falamos! Leitura é o está faltando ao nosso povo!

2006-09-16 14:20:59 · answer #9 · answered by diverman 4 · 0 0

EU acho que é erro de base, a base do ensino mesmo, e cabe aos professores entenderem a dificuldade do aluno, mas nem sempre tem condicoes a isso. Chama-se lei do menor esforço falar como se entende ao ouvir, e dai trocam o som do Z pelo X por exemplo. Daí seguem-se inúmeros erros, e muitas vezes erros crassos. Ficam escrevendo errado por anos sem que alguém os corrija, e qdo for necessário aí já é tarde....uma pena mesmo.

2006-09-16 13:30:45 · answer #10 · answered by ☼ Lua Prateada® ☼ 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers