A Maçonaria é, em termos gerais, uma associação de homens livres e de bons costumes cultivando entre si o princípio da fraternidade.
Reconhecem-se entre si por sinais, toques e palavras que mantêm restritos. Todavia são conhecidos e publicados os segredos da interpretação dos símbolos. Os Maçons reunem-se em Loja e cada Loja Maçônica elege de entre os membros o seu Venerável Mestre.
A Maçonaria Simbólica compreende três graus; Aprendiz, Companheiro e Mestre. É uma organização discreta e define-se como filosófica, filantrópica e educativa progressista. Pelos seus rituais se praticarem em segredo, transmitindo-os apenas aos seus membros iniciados, a maçonaria é alvo de alguma curiosidade e controvérsia.
A Maçonaria utiliza o sistema de graus para transmitir os seus ensinamentos , cujo acesso é obtido por meio de uma Iniciação (Ritual de aceitação) a cada grau e os segredos são transmitidos através de gestos e símbolos.
O nome Maçonaria provem do francês maçonnerie ou do inglês masonry que significa construção. Esta construção é feita pelo maçom em suas lodges (Loja).
Defende-se também que a palavra é mais antiga e tem origem na expressão copta Phree Messen, cujo significado é "filhos da luz".
Na Idade Média havia dois tipos de pedreiros; o rough mason (pedreiro bruto) que trabalhava com a pedra sem extrair-lhe forma ou polimento e o free mason (pedreiro livre) que detinha o segredo de polir a pedra bruta.
A maçonaria teve influência decisiva em grandes acontecimentos mundiais, tais como a Revolução Francesa, a Independência dos Estados Unidos e a Independência do Brasil. Tem sido relevante, desde a Revolução Francesa a influência da Maçonaria no plano político e militar na Europa e na América.
Índice [esconder]
1 De Maçonaria Operativa para Especulativa
2 Ritos
3 33 Graus
4 A Maçonaria em Portugal
5 A Maçonaria no Brasil
6 Maçonaria e sociabilidade
7 Simbologia
8 Maçons Ilustres
9 Leituras Adicionais
10 Ver também
11 Ligações externas
[editar]
De Maçonaria Operativa para Especulativa
Possivelmente, a Moderna Maçonaria tenha se originado na Escócia para onde foram, segundo algumas lendas, diversos membros temários, fugindo da Inquisição da Igreja católica. Eles teriam se ssociado a Guildas Maçônicas passando a estas, vários de seus conhecimentos filosófos e esotéricos. O próprio Robt de Bruceo rei que libertou a Escócia da dominação inglesa pertencia à sociedade que não pertenciam ao ofício da construção, que eram chamados de “Maçons Aceitos”, e que podiam participar das suas discussões após serem iniciados.
Secularização caracrística contendo, de acordo com a ideologia das Constituições de Anem qualquer lugar.
Tendência à universalidade que manifesta por uma abertura muito próxima aos pensamentos dos Iluministas, carcterizados pelo respeito à tolerância e à fraternidade. A este espírito, manifestado por muitos maçons, com a defesa dos Direitos humanos e do Cidadão e a luta incansável contra toda forma de escravidão.
[editar]
Ritos
Os ritos são métodos baseados em rituais ou procedimentos ritualísticos que são utilizados para transmitir ensinamentos e organizar as cerimónias maçónicas. Actualmente, a Maçonaria brasileira possui seis principais ritos: o Rito Escocês Antigo e Aceito (R.'.E.'.A.'.A.'.), o Rito de York (ou de Emulação), o de Schröder, o Francês (ou Rito Moderno), o de São João, o Rito Brasileiro e o Adonhiramita. O Rito Escocês Antigo e Aceito é o mais utilizado no Brasil, principalmente pelas GG.'. LL.'.. No mundo existem mais de 200 ritos sendo praticados actualmente, porém os mais utilizados são o de YORK, R.E.A.A., o Adonhiramita e o de Schröder. Ainda há uma outra classe de Ritos maçônicos menos comuns que se destacam por uma abordagem mais esotérica e espiritualista esses são os Ritos de Misraim e Memphis, geralmente reunidos em Ritos denominados de Memphis-Misraim ou Misraim-Memphis.
Sobre os "filhos da viúva"
"Os rituais maçónicos referem Hiram Abif como o 'Filho da Viúva'... na lenda egípcia, o primeiro Horus foi concebido após a morte de seu pai, pelo que a mãe já era viúva mesmo antes da concepção. Parece lógico que, todos os que, daí em diante, se tornaram Horus, i.e., os reis do Egipto, se apelidaram de 'Filho da Viúva'" [ver «Isis, the Black Virgin» para mais informação.]
- Christopher Knight & Robert Lomas, The Hiram Key: Pharaohs, Freemasons and the Discovery of the Secret Scrolls of Jesus.
(http://www.maconaria.net/egipto.shtml)
2006-09-11 03:17:28
·
answer #1
·
answered by Gabi 5
·
0⤊
1⤋
Eu trabalhei em uma empresa que o dono era maçon, mas não participava mais pois tinha se decepcionado...ele sempre comentou por alto sobre o assunto comigo. Descobri pessoas que são e locais de encontro aqui na minha cidade. Quando você se torna maçon nunca mais deixa de ser (você pode morrer que vão se referir a você como maçon).
Eu adorei saber um pouco mais sobre o assunto, mas acho que não entraria para a associação, é muita responsabilidade, muita mesmo.
Um link bom para você saber um pouco mais está aÃ.
http://www.gaiaguys.net/Herodes.htm
QUE Ã A MAÃONARIA?
A Maçonaria é um movimento internacional de homens – atualmente na França e em outros paÃses do continente Europeu, as mulheres são aceitas -, com cerca de seis milhões de membros, dedicados à s atividades caritativas e sociais. Devemos primeiramente entender que a Maçonaria não é uma religião, mas deriva das organizações profissionais dos pedreiros-livres britânicos medievais. Alguns pesquisadores consideram que as origens da Maçonaria estariam associadas à s corporações de construtores da Idade Média, ressaltando o significado da palavra que significa “pedreiro” em francês.
Os sÃmbolos da Maçonaria são: a acácia, o compasso, o esquadro, as colunas, entre outros.
2006-09-11 10:47:52
·
answer #3
·
answered by Gauchinha 2
·
0⤊
0⤋
http://www.maconaria.net/index.shtml
O QUE É A MAÇONARIA?
Não possui a Maçonaria leis gerais nem livro santo que a definam ou obriguem todo o maçon através do Mundo; nao sendo uma religiao, nao tem dogmas:. Em cada país e ao longo dos séculos, estatutos numerosos se promulgaram e fizeram fé para comunidades diferentes no tempo e nos costumes:. Mas isso nao obsta a que a Maçonaria possua certo número de princípios básicos, aceites por todos os irmaos em todas as partes do globo:. É essa aceitaçao, aliás, que torna possível a fraternidade universal dos maçons e a sua condiçao de grande família no seio da Humanidade, sem que, no entanto, exista uma potencia maçónica à escala mundial nem um Grao-Mestre, tipo Papa, que centralize o pensamento e a acçao da Ordem:.
CONSTRUÇÃO
Vejamos o seu nome Maçonaria vem provavelmente do frances "Maçonnerie", que significa uma construçao qualquer, feita por um pedreiro, o "maçon":. A Maçonaria terá assim, como objectivo essencial, a edificaçao de qualquer coisa:. O maçon, o pedreiro-livre em vernáculo portugues, será portanto o construtor, o que trabalha para erguer um edifício:.
JUSTIÇA SOCIAL
A Maçonaria admite, portanto, que o homem e a sociedade sao susceptíveis de melhoria, sao passíveis de aperfeiçoamento:. Por outras palavras, aceita e promove a transformaçao do ser humano e das sociedades em que vive:. Mas, para além da solidariedade e da justiça, nao define os meios rigorosos por que essa transformaçao se há-de fazer nem os modelos exactos em que ela possa desembocar:. Nada há, por exemplo, no seio da Maçonaria, que faça rejeitar uma sociedade de tipo socialista ou de tipo liberal:. O que lhe importa é um homem melhor dentro de uma sociedade melhor:.
ACLASSISMO
Dos ideais de justiça e solidariedade humanas, levados até rs últimas consequencias, resulta naturalmente o ser a Maçonaria uma instituiçao aclassista e anticlassista, englobando representantes de todos os grupos sociais que, como maçons, devem tentar esquecer a sua integraçao de classe e comportar-se como iguais:. "A Maçonaria honra igualmente o trabalho intelectual e o trabalho manual", rezava o artigo 6s da Constituiçao de 1926:. E, nos requisitos para se ser maçon, exige-se apenas, para além de diversas condiçoes morais e intelectuais que mais adiante serao mencionadas, o exercer-se uma profissao honesta que assegure meios de subsistencia:. É verdade que a exigencia de se possuir a instruçao necessária para compreender os fins da Ordem exclui, desde logo, os analfabetos e grande parte das massas populares (em Portugal, entenda-se):. E é verdade também que a maioria dos maçons proveio e continua a provir dos grupos burgueses:. Mas isso deve-se apenas rs condiçoes históricas em que todas as sociedades tem vivido nos últimos 200 anos:. R medida que as classes trabalhadoras vao atingindo mais elevado nível social e cultural, assim o número de maçons delas oriundo tende a aumentar paralelamente:. Em Maçonarias de países como a Gra-Bretanha, a França ou a Holanda, o carácter aclassista da Ordem Maçónica nota-se com muito maior intensidade do que em Portugal ou na Espanha:.
[topo]
APERFEIÇOAMENTO INTELECTUAL
O aperfeiçoamento do homem e da sociedade nao se poe apenas, para o maçon, em termos de melhoria económico-social:. Poe-se também, e sobretudo, em termos de melhoria intelectual, da afinamento das faculdades de pensar e de enriquecimento adquiridos:. Livre pensamento, para começar:. "A Maçonaria é livre-pensadora", dizia o artigo 3s da Constituiçao de 1926:. Mas livre pensamento nao coincide necessariamente com ateísmo:. Já um texto famoso e respeitado dos primórdios da instituiçao, as Constituiçoes de Anderson, de 1723, dizia que o maçon que entendesse bem de "Arte", "nunca será um ateu estúpido ou um libertino irreligioso:. Mas embora - continuava o texto - nos tempos antigos os maçons fossem obrigados, em cada país, a ser da religiao, fosse ela qual fosse, desse país ou dessa naçao, considera-se agora como mais a propósito obrigá-los apenas rquela religiao na qual todos os homens estao de acordo, deixando a cada um as suas convicçoes próprias(...)":. Hoje, talvez a maioria dos maçons professe um deísmo ou teísmo de conceitos vagos e alegóricos, embora nao faltem ateus nem crentes de variadas religioes, desde o cristao ao muçulmano:. O que todos rejeitam sao dogmatismos e exclusivismos confessionais:.
FRATERNIDADE
Levados às últimas consequências, os princípios atrás mencionados teriam de implicar uma fraternidade de tipo universal. Este é nao só um principio teórico, mas uma norma de prática quotidiana:. "A Maçonaria é uma instituiçao universal (...):. Todos os maçons constituem uma e a mesma família e dao-se o tratamento de irmaos, sendo iguais perante a lei", dizia o artigo 7º da Constituiçao de 1926:. " A Maçonaria estende a todos os homens os laços fraternais que unem os maçons sobre a superfície do globo" (artigo 5º do mesmo texto):. Através do ritual, que inclui vocabulário próprio e sinais de reconhecimento específicos, um maçon portugues pode contactar com um maçon japones e receber dele ou transmitir-lhe ajuda e apoio de qualquer género:. De facto, um dos deveres importantes do maçon, inserto nas Constituiçoes do mundo inteiro, consiste em reconhecer como irmaos todos os maçons, tratá-los como tais e prestar-lhes auxílio e protecçao, a suas viúvas e filhos menores:. A história da Maçonaria está cheia de casos que provam o geral cumprimento deste dever:.
[topo]
DEMOCRACIA, IGUALDADE
Democracia e igualdade encontram-se também entre os princípios básicos da instituiçao maçónica. Todo o poder reside no povo, como o atestava o artigo 18s da Constituiçao de 1926, ao dizer que "A Ordem Maçónica em Portugal só reconhece a soberania do povo maçónico":. Todos os maçons sao iguais, independentemente do grau a que pertençam:. "Durante as sessoes maçónicas - rezava o artigo 17º, § único - todos os obreiros, qualquer que seja o seu grau ou o seu rito, estao sujeitos r mais perfeita igualdade, prevalecendo a opiniao da maioria, quando nao seja contrária rs leis e regulamentos":. Por sua vez, as células de organizaçao e de trabalho da Ordem, as chamadas Oficinas, "sao todas iguais em direitos e honras, e independentes entre si" (artigo 12s da Constituiçao) :. Nas Maçonarias de todo o mundo, o Grao-Mestre e os Grao-Mestres adjuntos sao eleitos pela totalidade do povo maçónico, variando apenas a forma dessa eleiçao:. Em muitos países, qualquer maçon, aliás, desde que tenha atingido a condiçao de Mestre (ou seja, maçon perfeito) pode, em teoria, ser eleito Grao-Mestre:. Outro tanto se verifica nas eleiçoes para os múltiplos cargos de cada oficina:.
OFICINAS [Lojas]
Cada Maçonaria nacional está estruturada em células autónomas, "todas iguais em direitos e honras, e independentes entre si", designadas por oficinas:. Existem dois tipos de oficinas, chamados lojas e triângulos:. A loja é composta por um mínimo de sete maçons perfeitos, nao conhecendo limite máximo de membros:. O triângulo é composto por tres maçons perfeitos, pelo menos, e por seis, no máximo, passando a loja quando um sétimo membro se lhe vem agregar:.
Uma loja completa possui dez funcionários, que sao:
> Venerável ou Presidente, que preside aos trabalhos e os orienta:.
> Primeiro Vigilante, que dirige os trabalhos dos companheiros e vela pela disciplina geral:.
> Segundo Vigilante, que tem por funçao a instruçao dos aprendizes:.
> Orador, encarregado de fazer a síntese dos trabalhos e deles extrair as conclusoes; é ainda o representante da Lei maçónica:.
> Secretário, que redige as actas das sessoes e se ocupa das relaçoes administrativas entre a loja e a Obediencia:.
> Mestre de Cerimónias, que introduz na loja e conduz aos seus lugares os visitantes, e ajuda o Experto nas cerimónias de iniciaçao:.
> Tesoureiro, que recebe as quotizaçoes e outros fundos da loja e vela pela sua organizaçao financeira:.
Os cargos, do Venerável ao Secretário, sao chamados as luzes da oficina:.
* Fonte: Grémio Fénix
2006-09-11 10:19:58
·
answer #7
·
answered by regina o 7
·
0⤊
0⤋