Ancilostomíase é uma infecção intestinal causada por nematódeos (vermes cilíndricos) que, em caso de infecções leves, pode não apresentar sintomas. Em crianças com muitos parasitos pode ocorrer anemia e atraso no desenvolvimento físico e mental. Além disso, casos mais graves podem apresentar insuficiência cardíaca e anasarca (inchaço generalizado). A migração da larva através dos pulmões pode causar hemorragia e pneumonite (infecção pulmonar).
A doença predomina nas áreas rurais, estando muito associada a áreas sem saneamento e a areas onde as pessoas têm hábito de andarem descalças.
Sinônimos
Amarelão, opilação, doença do Jeca Tatu.
O que causa?
Nematóides da família Ancylostomidae: A . duodenale e Necator Americanus.
Como se adquire a doença?
As pessoas adquirem a doença da seguinte maneira: ovos que estão nas fezes de pessoas infectadas são depositados no solo. A partir daí, em condições favoráveis de umidade e temperatura, novas larvas se desenvolvem, tornando-se infectantes em alguns dias.
A infecção nos homens se dá quando essas larvas infectantes penetram na pele, geralmente pelos pés, causando irritação e coceira característica, conhecida usualmente como “miqüim”. Após penetrarem na pele, as larvas passam pelos vasos linfáticos, ganham a corrente sangüínea, chegam nos pulmões, penetrando nos alvéolos. Daí, migram para a traquéia e laringe, são deglutidas e chegam ao intestino delgado, onde se fixam, atingindo a maturidade em semanas, passando a produzir milhares de ovos por dia.
A transmissão não acontece de pessoa a pessoa, porém os indivíduos infectados, quando não são adequadamente tratados, contaminam o solo ao longo de anos, através de fezes que contêm ovos dos vermes. Em condições favoráveis, as larvas que provêm desses ovos permanecem infectantes no solo durante várias semanas.
Após a infecção inicial, o período para a manifestação dos primeiros sintomas pode ser de semanas ou meses, também podendo não haver sintoma algum.
Como evitar?
A prevenção exige o desenvolvimento de hábitos pessoais de higiene, particularmente o de lavar as mãos antes das refeições, e o uso de calçados. Além disso, deve-se evitar a contaminação do solo mediante a instalação de sistemas sanitários para eliminação das fezes humanas, especialmente nas zonas rurais (saneamento básico).
Diagnóstico
Em geral, o diagnóstico é determinado pelas informações prestadas pelas pessoas contaminadas, principalmente citando a coceira característica. Pode ser confirmado com exame laboratorial de fezes.
Tratamento
O tratamento é escolhido entre as diversas opções de medicamentos para vermes. É importante que um médico determine e oriente sobre a medicação, já que algumas drogas podem ser contra-indicadas (para gestantes, por exemplo), necessitando de substituição por similar.
2006-09-11 03:18:22
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
A Ancilostomíase e a Necatoríase são duas doenças semelhantes causadas pelos parasitas nemátodes relacionados Ancylostoma duodenale (Velho Mundo) e Necator americanus (Novo Mundo).
O Ancylostoma duodenale e o Necator americanus são espécies aparentadas de vermes parasitas nemátodes, com corpos filiformes e fêmeas (com até um centímetro) maiores que machos. As suas extremidades anteriores têm a forma de um gancho, especialmente nos Necator, e possuem boca armada com placas ou espinhos duros. A Ancilostomíase e a Necatoríase são duas doenças semelhantes causadas pelos parasitas nemátodes relacionados Ancylostoma duodenale (Velho Mundo) e Necator americanus (Novo Mundo).
2006-09-11 03:27:29
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Sei q ancilostomose são vermes, mais ancilostomiase não sei!
2006-09-11 03:15:53
·
answer #4
·
answered by Patricinha 1
·
0⤊
0⤋