O castigo não deve ser muito prolongado, deve durar o tempo dele refletir sobre o que fez, aumentando a medida que cresce, uma boa manobra é ele escrever uma redação sobre as atitudes, refletindo sobre o que fez, lembrando que a tapinha pode ser aplicada, mas não é espancamento e não deve usar nenhum material, tipo chinelo, cinturão, etc, e também não pode bater em qualquer lugar escolha mãos ou gluteos, nunca abusando das tapas, ela deve ser corretiva, não um desestressante.
Nunca o tranque, deixe-o no quarto com a porta aberta e mande-o ficar por um tempo, o ideal é de 5 minutos por ano que a criança possuir. Aumentando em 5 minutos caso desobedeça. ela nunca deve ser "libertada" do castigo se não se mostrar arrependida.
Também outra ferramenta é retirar algum agrado que possua, tipo mesada, sobremesa, computador, televisão, videogame, até finalizar a redação com a reflexão dos atos.
Atualmente a técnica mais utilizada e a das regras:
Para que ele tenha disciplina você deve institui regras dentro de casa, no qual TODOS devam seguir, o que vale para um vale para todos, bem como seu nível de punição/restrição. Quando a criança fizer algo errado se deve perguntar para ela o que ela fez de errado e depois que ela responder se deve perguntar qual o nivel de punição, fraca/ média/ grave/ gravíssima. e esperar que ela acate a punição que ela estava ciente.
O adulto também deve se desculpar formalmente se fizer algo errado senão nunca será respeitado, ele deve dar o exemplo. Nunca deve voltar atrás na palavra ou castigo, principalmente por "manha" ou "pirraça" nem se deve oferecer prêmio para ele se comportar bem, comportar-se bem, não é uma qualidade, é um dever, e ele deve compreender isso, senão, pode acabar sempre querendo prêmio para poder se comportar.
2006-09-10 22:40:26
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Educação infantil é uma coisa muito subjetiva... O que pode ser a forma correta pra mim, pode ser um absurdo pra vc, e vice-versa...
Meu filho tem 10 anos. Eu nunca encostei um dedo nele mas, a mãe, que não tem essa filosofia, "desce o cacete" sempre que ele foge do controle... Fato: Ele me respeita mais do que à ela.
Meu sobrinho tem 3 anos. A mãe nunca impôs limites e, portanto, ele está sempre fora do controle... A não ser quando está comigo !
Quando eles estão sob a minha responsabilidade, eu vejo TUDO que eles estão fazendo, então, qualquer conduta que não se encaixe no que eu tenho por ser correto, é instantaneamente punida. Com isso, eu consigo manter o controle, percebendo as coisas antes de acontecerem, e consigo corrigir, na maioria das vezes... Castigo deve ser a consequência por um ato incorreto, e não ser usado como um meio de impôr respeito. Respeito se ganha, não se pede ou impõe. Não quero que eles tenham medo do castigo, e sim, respeito pela individualidade. Sempre explico o porquê do castigo. Exemplo: Como havia dito, meu filho tem 10 anos, e, de vez em quando, permito que ele tenha um pouco de privacidade com seus amigos e amigas. Numa dessas "baladas", ele saiu sem a chave e, quando retornou, não conseguiu entrar em casa... Como ele resolveu isso ?! Pulou o portão !!... Expliquei que essa atitude não era a correta e, portanto, ele seria punido... Afinal, meu portão deve ter uns 3 metros e, uma queda, traria problemas muito maiores... sugerí que, da próxima vez, ele tentasse ligar pra casa... resultado: Ele nunca mais pulou o portão...
Sei que a vigilância 24 horas é impossível, mas, tentando responder a sua pergunta, atento para o fato de que as crianças devem ser capazes de diferenciar o certo do errado. Tendo isso como objetivo, e educação mostra resultados...
Obs.: Notei que seus castigos são muito puxados e, seu filho, vai acabar por ter medo deles... no meu caso, na maioria das vezes deixo 1 ou 2 horas em pé de cara pra parede... costuma resolver... Digo o porquê da punição e, ele só vai sair de lá quando entender, e eu acreditar que ele está arrependido e, isso aconteçe em, no máximo, 45 minutos...
Outra coisa... eu converso com ele de igual pra igual. Demostro que ele não é inferior a mim nem a ninguém. Isso ajuda na auto estima, e ele entende melhor as coisas...
Mas isso é um trabalho que eu desenvolvo com ele desde bebê e, portanto, agora só tenho que aparar algumas arestas...
Meu maior medo é desvio de conduta. Com isso temos que ter cuidado. Antes, temos que entender os motivos. Só assim podemos corrigir de forma eficiente.
Espero que tenha ajudado.
2006-09-11 03:20:43
·
answer #2
·
answered by aricardo_rj 3
·
0⤊
0⤋
Eu acho que você está errada.
Sabe esse negócio de ficar horas olhando pra parede, escrevendo frases, isso só faz ele ter ódio de você, e quando está na parede está pensando em vingança. Cuidado, isso não é bom, é péssimo.
Acredito que você deveria o colocar para dormir cedo, e tipo quando isso acontecer proibir a televisão, computador, video game, coisas que ele faz e gosta.
E também você nõ deve só recrimina-lo, deve elogiar quando fizer coisas certas, dizer que gostou de coisas que ele fez, conversar e em conversas dizer o que gosta nos filhos das amigas, depois ele vai ficar querendo ouvir elogios seus e vai melhorando.
2006-09-11 01:55:36
·
answer #3
·
answered by Alessandra V M 5
·
0⤊
0⤋
Toda criança precisa de limites e somos nós, os pais, os primeiros educadores que devemos impor regras, mas sem autoritarismo, sem excessos.
Não devemos impor que os filhos nos tenham medo, e sim respeito. Criar e educar filhos é a mais difícil das tarefas.
2006-09-11 00:30:03
·
answer #4
·
answered by Kevin 3
·
0⤊
0⤋
ta certa
2006-09-10 23:52:49
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Não... na minha opinião existem "castigos" morais mais graves do que as famosas "palmadas".
Acho que a traumatizar uma pessoa seja justamente a pressão psicológica de far-lo sentir-se inferior a ti, com medo de te dizer as coisas, e isso não è respeito.
2006-09-10 23:15:27
·
answer #6
·
answered by morena1980 3
·
0⤊
0⤋
Acredito que deva ser uma barra ser mãe de um adolescente nos dias atuais principalmente sendo separada por isso acho que você não está de toda errada porém deveria buscar outras maneiras de se impor!
Boa Sorte!
2006-09-10 22:57:38
·
answer #7
·
answered by Mariana F 2
·
0⤊
0⤋
Sinceramente acho que mandar escrever frases não da muito certo (tenho 14 anos) tipo...isso a partir de um momento vira uma reação mecânica,o q realmente eu acho q da certo é conversa...não deixe ele falar,se ele te desrespeitar eu tenho uma idéia boa...meu irmão usava isso comigo !
procure saber as coisas q seu filho mais gosta (no meu caso computador) e caso ele t desrespeite use esse pretexto,1 dia sem computador,ou 2,3...vc q sabe vc eh mãe heheh
eu sempre procurei fazer as coisas melhor pq eu prefiro ficar tranquilo e poder usar o computador q eh o q eu mais gosto
(opiniao de um filho)
2006-09-10 22:41:43
·
answer #8
·
answered by Bruno Shigueo 2
·
0⤊
0⤋
Esse menino vive num inferno, uma opus dei.
Que absurdo!.Um garoto de doze anos é um rapazinho, já sente tesão, tem esperma, essas coisas.
Você o trata como um idiota, um retardado.
O homem tem necessidade de correr, pular, pegar luta com outros.
Eu dou uns tapas e resolvo na hora. Muito raramente isso acontece, mas é nisso que acredito. Três meses de castigo é um cumprimento de pena. Trancar o menino numa solitária, pelo amor de Deus.
Eu, seu filho, fugiria de casa.
Castigo de olhar para a parede por horas, coitado desse garoto.
Estou estupefato!, me faltam palavras.
Dê uns tabefes nos ombros, é o melhor lugar. É mais psicológico que físico.
Acabe com essa sessão de tortura insana.
Você é muito rigorosa. Imagino como você se reprime.Procure um psicólogo.
Deixa o garoto ser moleque, ter seus folguedos. A melhor fase da vida dele e você quer cercea-lo.
Respeite seu filho como pessoa. Não é porque você lhe dá um pão, que pode fazer dele um fantoche, um animalzinho de estimação.
Ele é um HOMEM, tem testosterona, tem energia.
Esse menino tem tudo para ser um revoltado, viciado em droga ou homossexual, por sua maneira antiquada, anacrônica, desumana e vergonhosa de tratá-lo.
Que Deus ilumine essa família.
2006-09-10 22:30:58
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Não acha que está sendo rígida de mais? Penso que para castigar uma criança devemos retirar aquilo que ela mais gosta como por exemplo, ver tv, vir na net, etc. A meu ver assim elas sentem a falta e sabem que da próxima vez vão voltar a ficar sem as suas coisas preferidas. Deve dar resultado.
2006-09-10 22:06:44
·
answer #10
·
answered by lua_sol120 5
·
0⤊
0⤋