Todos sabemos que nossos pensamentos e sonhos são imprecissos e difusos. As vezes temos pensamentos que não representam aquilo que realmente acreditamos, sentimos ou queremos. Sabemos que a realidade de um pensamento não é a realidade de uma vida inteira. E que nem sempre eles estão de acordo com os nossos valores e juizos.
Por ourto lado os pensamentos são organicamente gestados em nossas mentes. Portanto são nossas criações e representam um ponto de vista possivel da realidade. Se nós tivemos um pensamento, isso representa uma possibilidade de enxergar, analisar ou entender o real. É um aspecto concebível, (possivel ou imaginado), do Realidade. Afinal, a realidade também não se faz de sonhos, esperanças, amores e paixões?
Assim fica a questão: Os nossos pensamentos representam a realidade?
2006-09-10
17:13:47
·
10 respostas
·
perguntado por
eusoucarlos
2
em
Artes e Humanidades
➔ Filosofia
Filosofo: Já li duas vezes a sua teoria mas ainda não entendi. Estou achando ela bem complexa, mas bastante interessante : ). Mas não desisti, amanha eu vou tentar entender de novo
Só que, da próxima vez, sugiro que você escreve períodos mais curtos. Pois isso facilita a compreensão.
Abraços
Carlos
2006-09-10
20:15:18 ·
update #1
Douglas. Concordo com você. Inclusive isso parece muito com a filosofia de Nietzsche. Mas achei a sua resposta simplista e insuficiente. Pois o pensamento é bem mas complexo do que, simplesmente, um ponto de vista do real. Afinal, ele faz parte da realidade, mas ao mesmo tempo, não reflete necessariamente aquilo que acreditamos. Daí a minha pergunta, seria ele verdadeiro?
2006-09-10
20:19:21 ·
update #2
Nandinha: A sua resposta é valida, mas acredito que seja insuficiente. É inegavel que o pensamento é real. Também é inegavel que ele carrega junto de si aquilo que temos como experiencia de vida. Mas ele, sendo tão difuso, seria real?
2006-09-10
20:21:52 ·
update #3
Quase sempre não ! Pois geralmente sonhamos acordados,ou seja ,idealizamos muita coisa que embora não seja verdade
2006-09-10 17:17:55
·
answer #1
·
answered by Anita 3
·
0⤊
0⤋
As vezes sim e as vezes nao, as vezes estamos imbuídos por algum sentimento estranho , e ai nossos pensamentos embarcam nessa. mas a maioria representam sim, senao como faria pra vc acessar o YAHOO se ele nao fosse verdadeiro heim
2006-09-14 10:21:08
·
answer #2
·
answered by ☼ Lua Prateada® ☼ 7
·
0⤊
0⤋
Nossos pensamentos não expressão a realidade, mas eles são verdadeira expressão do nosso SER !
2006-09-11 08:45:39
·
answer #3
·
answered by Tarcisio 2
·
0⤊
0⤋
Quero responder essa questão sem me aprofundar em explicações científicas a respeito do funcionamento mental humano, vou me ater a superfície da pergunta, considerando todo o aspecto científico e estrutural da mente humana.
Sim, os pensamentos representam a realidade considerando:
1) A individualidade ou seja cada individuo tem sua própria realidade, considerando toda a carga de informações e formação recebida ao longo de sua existência.
2) Não existe verdade absoluta, assim como certeza de uma realidade, porque é provado que cada individuo tem sua própira realidade por mais que seja absurda dentro daquele universo ela passa a ser real, logo considero como verdadeiros os pensamentos por se tratarem de um processo mental expontâneo e expressa a verdade individual de cada elemento.
Ainda que para mim ou pra vc possam parecer irreais eles são reais para quem assim os faz.
2006-09-11 03:34:45
·
answer #4
·
answered by Heliton C 1
·
0⤊
0⤋
Primeiro temos que definir o que entendemos por verdade e por realidade
VERDADE: Um fato, ou ação que não se contradiz(nem pela razão nem pelos sentidos)
REALIDADE: um conjunto de verdades que tomadas duas a duas não se contradizem.
E vou por um axioma
nossos pensamentos tendem a ser o mais coerente possível.
Dessa forma os pensamentos representam a realidade sim, mas essa realidade não é absoluta e vai depender de individuo para individuo, agora saber se nossos pensamentos condizem com uma realidade universal que seria validada para qualquer individuo já é um pouco complexo, por que caberia antes da resposta outra pergunta, existe uma realidade fora de nós?
2006-09-11 03:23:17
·
answer #5
·
answered by JN 2
·
0⤊
0⤋
O pensamento em si não é palpável, mas nem por isso deixa de existir, isto é uma verdade incontestável. Realmente é intrigante tentar entender como reações fisiológicas, que são concretas, dão origem a algo que não somos capazes de dimensionar. Agora, a forma de pensar sobre a vida, o amor, etc. vai depender das experiências que acumulamos, levando sempre em consideração a nossa própria "realidade". Sendo assim, para mim, os pensamentos são uma projeção dela somados aos desejos, esperanças e outros tantos sentimentos que também não têm uma explicação racional!
2006-09-11 02:23:03
·
answer #6
·
answered by Nandinha 2
·
0⤊
0⤋
Carlos a consciência é composta de três períodos que são pensamento (físico), emoções (mental) e sentir (espiritual), mas deves compreender que cada palavra é justificada por outros três períodos por isso que em minha teoria, qualquer palavra é uma justificativa dela mesma em três dimensões e mesmo que você não conheça os nomes dos períodos que constituem esta palavra, não significa que ela não o tenha e sim em lugar dos nomes estão se expressando energias equivalentes aos futuros nomes dos períodos, então lhe expliquei como se divide a consciência e você pode perceber que o pensamento é o primeiro período físico da consciência, mas como eu descrevi acima que cada argumento ou palavra se expressa em três dimensões, o pensamento também tem três períodos que o compõem que são fantasia (física), ilusão (mental) e criar (espiritual), então você percebe que o pensamento em si se expressa nestes três argumentos, mas percebas bem que o pensamento na consciência só representa o que representa a informação para a sabedoria quer dizer que a informação também é o primeiro período da sabedoria, mas com uma diferença entre estes dois períodos que é a informação representa todos os argumentos físicos de sabedoria da dimensão física e o pensamento representa os argumentos físicos de energia da consciência da dimensão mental, então você percebeu que um é informação física e o outro é pensamento físico de energia. Mas o pensamento ele é apenas energias de informações mentais que não possui emoção e nem sentidos se movendo dentro de uma consciência, isso quer dizer para que ele passe a ser consciente ele deve na própria consciência receber emoções e sentidos para se tornar uma percepção do sentir. Então tudo que descrevi acima é só para que percebas que os pensamentos são realidades de informações de energias se expressando dentro de uma consciência, mas não confunda com percepção que é um pensamento ou uma energia que adquiriu emoções e sentidos de expressão, para que fique claro é como se uma energia tivesse que passar por três estágios dentro da consciência para adquirir luz própria, claro que para não ficar muito extenso eu abreviei, porque ainda falta juntar nestes argumentos as consciências que são inconsciente, subconsciente, e consciente, mas quem sabe numa próxima eu possa juntar tudo para que fique bem mais claro, mas também sei que tens mente flexível para perceber os argumentos que me expressei.
Um abraço
2006-09-11 02:22:16
·
answer #7
·
answered by filosofo 6
·
0⤊
0⤋
Colega!
Quem sabe da verdade absoluta? Eu acredito que nem sempre os pensamentos representam a realidade.
Isto vai envolver o meio cultural e conceitual que você foi criado, então se há esta distinção, haverá dois ou mais enfoques sobre o mesmo tema, portanto o que pensamos pode não ser a verdade total, pode ter sido conduzida ou induzida.
Até mais.
2006-09-11 00:36:23
·
answer #8
·
answered by Douglas 6
·
0⤊
0⤋
Claro (2 pontos).
2006-09-11 00:19:07
·
answer #9
·
answered by Braulio 2
·
0⤊
0⤋
nem sempre. pois muitas pessoas nao tem os pes no chao.o que devemos fazer e ter esperanca e forca de votade para tornar nossos sonhos em realidade.
2006-09-11 00:18:36
·
answer #10
·
answered by lily 4
·
0⤊
0⤋