English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

6 respostas

Individualismo, incerteza e sentimento de impotência. E isso não é exclusividade dos jovens. Coisas que não afetam diretamente as pessoas ou que elas acham que não as afetam diretamente, não provocam nelas indignação e vontade de reação.

Por exemplo, você está numa fila com trinta pessoas à sua frente e percebe que alguém furou a fila lá na ponta, mais ou menos próxima à 10ª. Ninguém falou nada. E provavelmente vc não vai reagir também. A problema foi diluido entre você e as outras 20 pessoas à sua frente. Quem foi mais prejudicado foi a 11ª e ela não disse nada (individualismo). E outra, vc também não tem certeza se quem furou, realmente estava furando a fila (incerteza).... e além disse vem aquele sentimento de: "só eu falando, não adianta de nada..." (impotência) ... e fim de papo... a fila permanecesse na mesma.
E a reação (ou falta dela) é pior se a pessoa furou a fila atrás de você!... Aí é que entra o individualismo do tipo "o prolema não é meu mesmo".. e acabou.

Este micro cosmos (pequeno mundo) pode ser ampliado para o tamanho do nosso país...
Sanguessugas superfaturam ambulancias... "mas eu tenho plano médico... e sequer moro no Mato Grosso... então e lá eles não falam nada... porque eu vou falar?"

Assessor do irmão do Genoino é pego com dólares na cueca... "se o Lula, a Ideli Salvati, o Mercadante e o Suplicy não falaram nada... o que eu vou dizer?"...

"Quem sou eu para fazer algo?"

Alia-se a tudo isso, todos os problemas aos quais às pessoas normais passam todos os dias (amorosos, familiares, profissionais, de saúde...) que fazem com que cada um foque suas forças para tentar sair do seu próprio poço de problemas... que também têm parte de suas causas na corrupção.. (ambulancias e médicos que não vêm, por "falta" de dinheiro.... Emprego que não se encontra, por "falta" de financiamento do governo e demora burocrática que atrapalham as empresas...

E aí por diante...

Entramos num ciclo descendente rumo ao fundo do poço... pois "eu tenho problemas e não tenho tempo de me preocupar com ladrões... já chegam os que querem entrar em casa..." e aí, tapam-se os olhos para os ladrões que nos roubam de fora de nossas casas, diretamente em nossos Holerites... ou mesmos que nos roubam a possibilidade de ter um...

2006-09-10 17:37:24 · answer #1 · answered by FIS 2 · 0 0

Dizem que a UNE- União Nac. dos Estudantes tá comprada, precisa de mais alguma justificativa?

2006-09-11 12:20:01 · answer #2 · answered by Silvia 3 · 0 0

Alienação, cultura do "se dar bem", consumismo, individualismo, como disseram. As escolas são fábricas de mão-de-obra...não ensinam a pensar criticamente.

2006-09-11 01:06:41 · answer #3 · answered by frankestein 6 · 0 0

Acho que ´povo brasileiro inclusive o jovem, vem sendo bombardeado desde de pequeno por informações onde tende a valroizar demais o governo. Não existir por parte da escola e principalmente das faculdades a intenção de promover o debate ntre seus alunos (JOVENS), com isso o interesse pela politica e diminuido. Ainda a propria sociedade tem no pensamento ideias em que dizem quer quando um politoc faz obras ele pode até rouba desde que mostre serviço.

2006-09-11 00:16:44 · answer #4 · answered by Joao B 2 · 0 0

O individualismo e o consumismo

2006-09-11 00:13:02 · answer #5 · answered by Antonio G 4 · 0 0

Acomodação, simplesmente isso< os jovens fizeram de tudo e tiraram o Fernando Collor, porque não fazem o mesmo agora?

2006-09-11 00:10:36 · answer #6 · answered by Valdir 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers