English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-09-10 13:14:27 · 5 respostas · perguntado por Gustavo S. Araujo 1 em Educação e Referência Nível Superior

5 respostas

Atopia
Significa 'doença estranha' e é um termo da década de 1920, referente a pessoas com tendência a sofrer de dermatite (alergia), rinite alérgica e asma. De certa forma, não é verdade que a dermatite não pode ser curada - é a atopia que é incurável. Atopia é algo com que você nasce, que você não pode mudar.

2006-09-10 13:20:54 · answer #1 · answered by Alice S 2 · 0 0

Significa 'doença estranha' e é um termo da década de 1920, referente a pessoas com tendência a sofrer de dermatite (alergia), rinite alérgica e asma. De certa forma, não é verdade que a dermatite não pode ser curada - é a atopia que é incurável. Atopia é algo com que você nasce, que você não pode mudar.Pele seca, coceiras e eczemas são os principais sintomas desta doença de causas ainda incertas

Segundo a definição do dicionário Aurélio, atopia é “um conjunto de afecções alérgicas caracterizadas por influência hereditária, e que inclui asma, eczema e febre-de-feno (rinite alérgica)”. O médico dermatologista Mitsugi Masuda, de Nagano, explica que a palavra atopia vem do latim e significa “algo que não é normal”, embora não se saiba ao certo o que está anormal. “Pode ser causada por uma predisposição da constituição física, geralmente hereditária”, diz.

A atopia, segundo Masuda, geralmente se manifesta em crianças e o surgimento ocorre desde o nascimento até os seis meses, na maioria das vezes. Conforme a criança vai crescendo a alergia vai melhorando naturalmente, sarando por volta dos 4 ou 5 anos, idade em que a pele da criança está mais fortalecida.

A característica principal da atopia é a pele seca, que causa coceira e eczema. Uma medida preventiva é hidratar bem a pele. Como não se sabe exatamente a causa da atopia, o tratamento é baseado no alívio dos sintomas. Geralmente utiliza-se pomadas à base de esteróides, cuja ação é rápida.


Atopia canina é uma doença dermatológica causada por uma hipersensibilidade hereditária a alergenos inaláveis (poluição, pólen, mofo, ácaros, etc).

Os animais do sexo feminino apresentam maior incidência de atopia.

As raças mais afetadas são: Pastores alemães, Boxers, Labradores Retrievers, Golden Retrievers, Cairn Terriers, Fox Terriers, Irish Setters, Dálmatas, Poodles e Schnauzers miniaturas.

Geralmente a atopia se manifesta entre um e três anos de idade, sendo difícil sua manifestação em cães com idade inferior a seis meses.

Os cachorros acometidos pela atopia apresentam lesões auto produzidas (auto-traumatismo). Essas feridas aparecem na face, patas, axilas e virilhas. O primeiro sintoma da atopia é o eritema. Conforme a patologia vai progredindo surge alopecia, piodermatite secundária, hiperpigmentação e liquenificação.

Outros aspectos clínicos são: crises de espirros, conjuntivite, rinite, otite externa e alteração da cor da pelagem causada pela saliva. Pode ocorrer hiperidrose (10 a 20% dos casos) e raramente asma.

Para diagnosticar a atopia, é necessário que o cachorro apresente no mínimo três dos seguintes sintomas principais: prurido, envolvimento facial e/ou digital, liquenificação, dermatite crônica, histórico familiar de atopia e predisposição racial. E três sintomas secundários: eritema facial, conjuntivite, piodermatite, xerose, hiperidrose, reatividade imediata ao teste cutâneo, IgG alergeno-específico elevado e IgE alergeno-específico também elevado.

Para se definir o alergeno responsável é necessário que se aplique testes alérgicos intradérmicos ou que o teste seja feito através de análise específica de amostra sanguínea.

O tratamento da patologia envolve o uso de glicocorticóides e hipossensibilização. Para cães que não podem ser mantidos sob controle com a hipossensibilização e cães idosos é indicada a prednisona, que deve ser administrada por via oral em quantidade de 1mg/Kg por dia durante o período de sete a dez dias. Em seguida a terapia é ministrada em dias alternados até a dose ser reduzida para a mais baixa de manutenção efetiva.

2006-09-11 00:55:10 · answer #2 · answered by 2 · 0 0

falta de graça, sem graça

2006-09-10 20:28:57 · answer #3 · answered by sabes190023 2 · 0 0

atopia
Substantivo feminino.
1.Imun. Tendência hereditária a apresentar reações de hipersensibilidade imediata a antígenos ambientais comuns, sendo as mais freqüentes destas reações a rinite alérgica, a asma brônquica e a dermatite atópica.

2006-09-10 20:26:05 · answer #4 · answered by Marcio 3 · 0 0

É utopia. É um ideal a ser alcançado, geralmente nos referimos assim quando é práticamente impossível de alcançar.

2006-09-10 20:18:47 · answer #5 · answered by Lua Cheia 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers