Em diversos pontos da rede linfática existem gânglios (ou nodos) linfáticos (pequenos órgãos perfurados por canais). A linfa, em seu caminho para o coração, circula pelo interior desses gânglios, onde é filtrada. Partículas como vírus, bactérias e resíduos celulares são fagocitadas pelos linfócitos existentes nos gânglios linfáticos.
Os gânglios linfáticos são órgãos de defesa do organismo humano e produzem anti-corpos. Quando este é invadido por microorganismos, por exemplo, os glóbulos brancos dos gânglios linfáticos, próximos ao local da invasão, começam a se multiplicar ativamente para dar combate aos invasores. Com isso, os gânglios incham, formando as ínguas. É possível, muitas vezes, detectar um processo infeccioso pela existência de gânglios linfáticos inchados.
[editar]
Linfonodo
Linfonodo é um gânglio linfático, órgão responsável pela barreira entre as bactérias e células neoplásicas que migram pelo sistema linfático.
O sangue circula no organismo e vai até as células (que precisam do oxigênio) através de artérias. As artérias vão diminuíndo de calibre a medida que chegam na periferia do organismo vivo, favorecendo um contato muito íntimo com as células. Neste contato as hemácias liberam o oxigênio e recebem o gás carbônico (CO2). Retornam ao coração pelas veias, passando novamente no pulmão, onde jogam fora o CO2 e pegam novo oxigênio (O2). Nos capilares e arteríolas podem vazar algumas proteínas além do oxigênio. Além disso, no intestino há a absorção de várias substâncias, entre elas as gorduras, que não conseguem entrar diretamente nas veias ou artérias. Para serem absorvidas, precisam entrar em um outro encanamento do ser humano: o sistema linfático.
O sistema linfático é formado por dutos linfáticos que ligam os diversos linfonodos. Nos linfonodos ocorre uma defesa contra bactérias e células tumorais que venham dos ductos linfáticos.
[editar]
Linfonodomegalia
Quando um linfonodo recebe células perigosas, como bactérias, ele inicia um mecanismo de defesa bloqueando a passagem adiante. Para melhorar a defesa ocorre uma liberação de substâncias que atraem linfócitos e macrófagos, tornando o gânglio bastante aumentado de tamanho e doloroso, a que se dá o nome de linfonodomegalia.
[editar]
Sistema linfático
Ver artigo principal: Sistema linfático.
O sistema linfático é responsável pela captação de moléculas grandes, que não conseguem passar diretamente para as veias e artérias, e levá-las para se misturar com o sangue próximo ao coração.
2006-09-10 12:36:24
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
São glândulas do tamanho de um grão de feijão que podem ser encontradas em todo o corpo. Acumulam-se em certas áreas como pescoço, axilas, peito, abdome e virilha. transportam um fluido claro chamado linfa, que circula pelo corpo e contém células chamadas linfócitos. Essas células atuam como defesa contra infecções. Os gânglios linfáticos funcionam como filtros, retirando da circulação restos de células que passam por eles. Se, por exemplo, você tem dor de garganta, poderá notar que os gânglios do seu pescoço poderão estar aumentados. Isso é um sinal de que seu organismo está combatendo a infecção.
Por motivos ainda desconhecidos, em algum momento os linfócitos agrupados nos gânglios linfáticos começam a multiplicar-se e crescer de forma desordenada. Como resultado dessa desordem, haverá um excesso de produção desse tecido, dando origem a um tipo de câncer denominado linfoma. O linfoma se inicia a partir de linfócitos anormais. Eles podem se espalhar por meio do sistema linfático por muitas áreas do organismo e circular no sangue.
2006-09-11 03:22:59
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Dilatação no trajeto dos nervos, de onde irradiam fibras nervosas; massa de substância cinzenta no sistema nervoso; nome dado a dilatações no trajeto dos vasos linfáticos; dilatações essas abundantes na região do pescoço, das axilas e das virilhas.
2006-09-10 13:08:21
·
answer #3
·
answered by Graziele 1
·
0⤊
0⤋
olá!!!!!! Eu posso te dizer o que são os gânglios .Sei lá se isso é o que vc quer.saber....
Os gânglios linfáticos são órgãos de defesa do corpo e produzem anti-corpos ,quando é invadido por microorganismos, próximo ao local da invasão.Eles ( os gânglios) começam a se multiplicar, para dar combate aos invasores e quando isso acontecer, os gânglios se incham.
2006-09-10 12:59:03
·
answer #4
·
answered by mailen dessiré 5
·
0⤊
0⤋
Diferença entre gânglio inflamatório e linfoma
Drauzio – O que diferencia o linfoma, ou seja, uma proliferação desordenada dos glóbulos brancos situados nos gânglios, de uma reação infecciosa banal?
Tabacof – Os gânglios linfáticos, ou linfonodos, estão espalhados pelo corpo inteiro em posições estratégicas para defendê-lo dos agentes agressores. Por exemplo, um corte na mão pode provocar o aparecimento de uma íngua na região axilar porque agentes externos, como as bactérias, despertam o sistema imunológico que se arma para combater o inimigo. Ele detecta o invasor indesejável e provoca uma reação inflamatória que aumenta o tamanho do gânglio e deixa a região quente, avermelhada e dolorida. Debelada a infecção, esses sintomas regridem e a pessoa se recupera. Se for uma infecção viral, por exemplo, os gânglios podem aparecer em diversas áreas do corpo, tais como as regiões inguinais, maxilares e cervicais.
Nos linfomas, a perda desse controle na multiplicação das células, dessa interação perfeita entre os vários componentes do sistema linfático faz com que o linfócito, principal elemento do linfonodo, sofra uma mutação nos seus genes e comece a proliferar desordenadamente numa progressão geométrica. Um linfócito gera dois, que geram quatro, oito, dezesseis e assim sucessivamente até formar uma geração de clones, ou seja, de linfócitos anormais que não mais respeitam as sinalizações do organismo para pararem de reproduzir-se, o que pode evoluir para o acometimento patológico de outros órgãos.
Portanto, a diferença entre um gânglio inflamatório e um linfoma, ou câncer linfático, está na proliferação anormal e descontrolada de glóbulos brancos que ocorre neste último caso.
Drauzio – Quer dizer que, no caso de uma inflamação, as células se multiplicam até um certo ponto e param de crescer, enquanto nos linfomas perdem o controle sobre sua multiplicação. Todo gânglio que cresce é perigoso? Quais as características principais de um gânglio inflamatório e de um linfoma?
Tabacof – Os gânglios das infecções bacterianas, por exemplo, das amidalites ou das infecções dentárias, aparecem na região do pescoço, próximos ao local em que está instalada a infecção. É fácil localizá-los. São dolorosos e a área ao redor fica quente e avermelhada. Gânglios com linfomas, isto é, com câncer, em geral não doem, não deixam quente a área em volta e não se identifica nenhum foco infeccioso nas proximidades. Eles não desaparecem com o tempo, ao contrário, crescem com o passar das semanas.
Felizmente, na maior parte das vezes em que se detecta um gânglio aumentado, trata-se de um quadro infeccioso e não de câncer.
É comum examinar o pescoço ou a axila de uma pessoa e perguntar se o gânglio encontrado é residual de uma infecção que já passou ou se é um linfoma. É só avaliando todo o conjunto de sintomas que se pode definir a necessidade de prosseguir o procedimento diagnóstico para determinar exatamente o tipo de doença em questão.
Drauzio – O gânglio do linfoma é normalmente mais endurecido, não dói e não tem relação nenhuma com infecções. Às vezes, cresce rápido e, às vezes, lentamente. O que explica essa diferença?
Tabacof – Na verdade, quando se fala em linfoma, estamos nos referindo a um grupo de doenças bastante complexo. Ao longo de décadas, apareceram vários sistemas de classificação dessa doença. Para dar uma idéia, o último estudo realizado pela OMS permitiu identificar e numerar mais de trinta tipos diferentes de linfomas. Dependendo do tipo de lesão genética ou da alteração que o linfócito sofreu, haverá uma doença com características bastante diferentes.
Para simplificar, clinicamente podemos definir três tipos de linfomas:
1. os que crescem extremamente devagar, ou seja, dobram de tamanho em seis meses, um ano. São os linfomas de Não-Hodgins de baixo grau;
2. os linfomas de alto grau, de crescimento rápido que dobram de tamanho em dois ou três dias;
3. os de grau intermediário que dobram de tamanho em um mês, um mês e pouquinho.
Quando se examina um paciente e se levanta sua história, detalhar a velocidade de crescimento dos gânglios ajuda a classificar o tipo de linfoma.
2006-09-10 12:48:22
·
answer #5
·
answered by Paulo 7
·
0⤊
0⤋
A resposta correta é: Em patologia, gânglios são nodulações. Existem 2 grandes tipos: Linfonodos (gânglios linfáticos) , que fazem parte do sistema linfático, que serve para defesa e equilíbrio líquido do organismo, e gãnglios nervosos, que são nodulações que concentram corpos neuronais. Mas o termo pode ser usado para designar qualquer nodulação não tumoral.
2006-09-10 12:47:07
·
answer #6
·
answered by s031965 4
·
0⤊
0⤋
gânglio:
- corpo arredondado de tamanho e estrutura variável; nodo, nódulo
- pequeno tumor cístico localizado em uma bainha tendinosa ou em uma cápsula articular, esp. nas mãos, punhos e pés
---------------------------------
Essa é a definição, segundo o dicionário Houaiss
2006-09-10 12:43:10
·
answer #7
·
answered by gharios 2
·
0⤊
0⤋
Os gânglios são formados basicamente por glóbulos brancos que procuram defender a área na qual se localizam da ação deletéria de certos agentes externos. Os mais conhecidos, aqueles que podemos sentir pela apalpação quando aumentam de volume, estão situados no pescoço, nas axilas e nas regiões inguinais, mas não são os únicos que existem. Há gânglios distribuídos estrategicamente em órgãos pelo organismo inteiro.
2006-09-10 12:40:16
·
answer #8
·
answered by MR 2
·
0⤊
0⤋