Um elétron não "grudaria" no núcleo de um átomo por o elétron tem carga negativa e o núcleo tem carga positiva.
E cargas opostas se repelem. Agora porque elétron não "cai" em direção ao núcleo?
Um elétron gira em torno do átomo a altíssimas velocidades. Pela mecânica clássica o elétron deveria perder energia gradualmente e chocar-se contra ele. Obviamente isto não acontece. Porquê?
Por causa da quantização da energia. Quando um elétron move-se em uma órbita nada de especial acontece: não absorve nem libera energia.
Quando o elétron absorve energia salta de uma órbita mais interna para um órbita mais externa. Então libera a energia extra e retorna a órbita original. Acontece que o eletrón pode absorver apenas quantidades discretas de energia, ou seja, os quanta de energia.
Assim os saltos que o elétron pode dar são quantizados.
Agora porque a energia no nível atômico é quantizada são outros quinhentos. Quem fizer isso fica famoso e ganha o Nobel de Física.
Deve-se ter em mente que a teoria quântica é apenas umateoria: explica uma vasta gama de fenômenos e é por isso que confiamos nela. Por exemplo, o transistor, o raio laser são frutos da física quantica. Mas sempre pode surgir um fenômeno não explicado pela teoria quântica daí a teoria deve ser revista ou mesmo abandonada.
2006-09-10 11:22:08
·
answer #1
·
answered by polyhedra 4
·
1⤊
2⤋
Classicamente, a força centrífuga fictícia, proposta por Newton, equilibra a atração coulombiana elétrica. Quanticamente, o nível energético mais baixo que o elétron atinge em órbita não é o nuclear, salvo em núcleos pesados, ou radioativos.
Outra resposta mais geral é "por que Deus quis assim" já que a natureza não se comporta dessa maneira e ponto final. Até hoje não foi observado.
2006-09-10 11:33:00
·
answer #2
·
answered by ealseabra 3
·
2⤊
0⤋
De uma maneira simples é o seguinte...
1º os elétros ficam na atmosfera do átomo, eles ficam girando em torno do núcleo, pq são eletromagneticamente negativos.
2º o núcleo é composto de neutros e prótons, que são eletromagneticamente positivos.
3º carga negativa + carga positiva se atraem
BUM.. ai esta a confusao, se eles deveriam se atrair, pq nao o fazem?
pq os neutros são mto maiores do q os outros dois e acabam fazendo uma parede que quando os eletrons estao longe, se tornam positiva pela proximidade do proton, mas se torna negativa com a proximidade do eletron.... ai fica o vai e vem
^^
2006-09-10 10:31:18
·
answer #3
·
answered by Garletti 2
·
3⤊
1⤋
Os eletrons não são bolinhas que ficam girando em torno do nucleo, a teoria atômica atual mostra que o eletron é uma nuvem que envolve o núcleo atômico, por isso não é possivel determinar uma posição onde encontra-lo. Os eletrons ficam em orbitais estaveis, estes são conhecidos como estados estacionários, cada orbital é um espaço para fixar o elétron, onde o elétron precisa ter a energia ocupar o orbital. Não é necessário que tenha um eletron para o orbital existir pois o orbital existe independente do eletron ocupa-lo ou não. Existe um estado de menor energia, onde é o orbital mais próximo do núcleo chamado de estado fundamental. Os núcleos atômicos são muito pequenos se compara-los com a eletrosfera. por isso é muito dificil um eletron se chocar com o núcleo, o conceito de eletrosfera e núcleo foi introduzido por rutherford em seu modelo atômico planetário onde o núcleo e os eletrons são considerados como bolinhas que giram, oque é errado pois ferem várias leis do eletromagnetismo. O modelo de Bohr já propõem a teoria quantica onde ele cria estas configurações já mecionadas acima. Mas o átomo toma uma forma mais consitente com as idéias de Ervin Schröedinger, através de sua equação ele mostra que o átomo é um modelo probabilistico-matemático onde não onsidera os elementos atômicos como partículas e sim como radiações específicas onde a matéria seria formada pela modulação das ondas... Não faz sentido considerar por exemplo o elétron como uma partícula clássica por que teriamos que considerar que ele seria formado por algum tipo de material, e o elétron é um lepton ou seja uma partícula fundamental e por ser fundamental ela não tem necessáriamente estrutura física ordinária como nós conhecemos a matéria..
2006-09-11 06:00:13
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Cara já ouvi besteira, mais o que os caras disseram aqui é inacreditável, nêutron nunca vai fazer uma barreira para impedido o elétron de se encontrar com o próton(pois os neutros e os prótons ficam alternado de lugar dentro do núcleo),movimento giratório não contrabalança a atração eletromagnética, muito pelo contrário movimento circular faz com que o elétron libere energia e facilita a atração pelos prótons,a força fraca é uma força que é exercida entre as partículas nucleares(próton e nêutron)jamais os entre elétron e próton,substancias radioativas não emitem elétrons e sim partículas alfa(núcleos do elemento hélio)
A mecânica quântica diz que o que nos parece contínuo a certo nível é discreto, inclusive a energia, o elétron se distribue em sua órbita(ele não gira, ele não tem posição bem definida) de acordo com a energia que ele tem, ele só passa de uma órbita para outra se ganhar ou perder energia, até aí tudo concorda com a física clássica, a única diferença é que segundo a física clássica ele pode assumir qualquer valor de energia e conseqüentemente pode estar em qualquer órbita ao redor do núcleo e inclusive no própria núcleo, mas segundo a quântica isso não é possível o elétron só pode assumir quantidades bem determinadas de energia que são múltiplos inteiros de uma quantidade elementar dessa forma ele também não pode passear por qualquer órbita, mas apenas as que admitem as energias possíveis para o elétron,assim ele não pode assumir uma energia menor que a energia mínima que é a que está na primeira órbita antes do núcleo.
2006-09-10 16:49:57
·
answer #5
·
answered by JN 2
·
1⤊
0⤋
Bom, elétrons não são adesivos para grudar em nada, muito menos no núcleo. As leis e teorias que temos saõ baseadas nos fatos que observamos, por isto citar teorias (algumas muito bobas por sinal, como forças fraca e forte para explicar isto) não responde a pergunta. Citar Deus de nada serve, pois tb não responde a pergunta. Elétrons não "grudam" nos núcleos pelo mesmo motivo que os núcleos não "atropelam" os elétrons. Eles simplesmente não podem fazer isto se não forem energizados suficientemente, elétrons em volta do núcleo é a configuração mais estável (ainda bem, senão isto aqui seria um caos como nos tempos do big bang) para o átomo.
2006-09-14 08:38:25
·
answer #6
·
answered by Renato Gaucho 2
·
0⤊
0⤋
eu é que sei???
2006-09-14 02:45:27
·
answer #7
·
answered by sOOn 2
·
0⤊
0⤋
Os elétrons não grudam no núcleo pela ação da força fraca. É uma força com um alcance muito pequeno, de dimensões nucleares. É também responsável pelo proceso de emissão de elétrons, pelos núcleos de certas substâncias radioativas.
2006-09-10 12:35:08
·
answer #8
·
answered by Withiel 1
·
0⤊
0⤋
pq causa da parede e da distancia a q a camada K estah do nucleo, isso ocorre nos atomos apartir uranio q tem nucleo nucleo estavel e decai naturalmente
2006-09-10 10:26:23
·
answer #9
·
answered by Thyago 4
·
1⤊
1⤋
os eletrons ñ grudam no nucleo doatomo porcausa dos neutons,q agem como uma barreira,alem disso os spin reversos q os eletrons fazem acabam criando uma força quantica que empedem eles de deslocar se para dentro da orbita e acabem se chocando com o nucleo,se isso acontecesse a materia se desentegraria,e ñ eh o que acontece na realidade
2006-09-10 10:24:14
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋
a mecânica quântica diz que a probabilidade do eletron se encontrar no núcleo é muito pequena
2006-09-10 10:24:13
·
answer #11
·
answered by Pilantrão 4
·
1⤊
1⤋