Pergunta:
Como podemos falar de reencarnação, para nós racionalistas, que entendemos que uma pessoa perde, além dos cinco sentidos, ainda a consciência? Ela apenas vegeta. E quando morre, todas as informações contidas no cérebro são destruídas.
Sendo assim, qual seria o ilusionismo humano que nos faria acreditar em espíritos, almas, santos ou outros abstratos que não sejam apenas a genética do DNA e RNA (formadas por bilhões de bases químicas) nos pais, repassada para os filhos?
2006-09-10
07:59:54
·
7 respostas
·
perguntado por
britotarcisio
6
em
Ciências Sociais
➔ Outras - Ciências Humanas
penso que na natureza nada se perde, nada se ganha, tudo se transforma!
o nosso corpo possui uma energia que é liberteda aquando da nossa morte para a natureza!
nao acredito em almas.....
simplesmente essa energia que deixamos pode ajudar a que nasçam novas plantas, que as que estao debeis se fortalecam...
beijinhoooos
2006-09-10 08:15:44
·
answer #1
·
answered by Diva B 3
·
0⤊
0⤋
Depende do enfoque que você dá à questão.
Se você entende que o corpo humano é a base de tudo, que as reações químicas do cerebro é que te fazem amar, pensar, reagir, então sim, de fato essa história de almas e reencarnação é "um truque".
Mas, por outro lado: e se o corpo humano for assim uma espécie de "escafandro"? Algo utilizado para mergulharmos e interagirmos neste mundo? Com este ponto de vista, você tem que concluir que há alguma coisa dentro deste escafandro. Alguma coisa que dele necessita, mas que dele não faz parte.
É claro que não posso provar nada, mas posso colocar o seguinte para reflexão: já está comprovado que em muitos casos de câncer, o estado emocional do paciente foi decisivo para uma reversão intensa de um quadro gravíssimo. Como pode um sentimento agir sobre uma doença?
Qual a função daquela pequena "taquicardia" que temos quando nos apaixonamos muito rapidamente por alguém? E por que cada vez mais e mais casos de problemas cardíacos reais têm causas puramente emocionais?
Pensando em tudo isso: faz sentido que nosso cérebro esteja lançando químicas em nosso corpo que nos levam a sentimentos que provocam reações causadoras de doenças?
Ou faz mais sentido pensar que nosso cérebro reage de acordo com um princípio inteligente que o comanda? Há algum tempo houveram pesquisas sobre a química cerebral do amor, mas, seria correto dizer que amamos em função da química? Ou seria essa química a conseqüência do sentimento de amor?
2006-09-10 08:51:38
·
answer #2
·
answered by Patty Valiño 2
·
0⤊
0⤋
Simplesmente não falando.Porque esse assunto é simplesmente uma espécie de conforto humano não existe reencarnação não existe alma e nem uma fonte de luz eterna que possamos nos dirigir a perpetuação da alma está no que você aprende e perpetua aqui neste exato momento.
2006-09-10 08:40:00
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Bem difícil... se olharmos dessa maneira, se tornará um
pouco difícil de analisarmos....
Já esteve em algum lugar, que derrepente lembras de já
ter estado lá...? Pessoas que nunca viu, mas tem quase
certeza que a conheceu 1 dia ? Facilidade em aprender
algo, ou alguma coisa como se fôsse muito banal prá ti?
Sempre trazemos algo em nosso sub-conciente...
Há alguns livros de Allan Kardec que fala sobre a reencarnação
de um modo simples, claro, lendo-o vc entenderá muitas
coisas na qual não encontramos respostas...
;-) Mel
2006-09-10 08:19:27
·
answer #4
·
answered by MEL 5
·
0⤊
0⤋
Voce acha no livro " Voce ja viveu em outras vidas?" de Ron L.Hubbard./ Scientology /.
2006-09-10 08:16:10
·
answer #5
·
answered by pangea t 5
·
0⤊
0⤋
A verdade é que o homem gostaria muito de que sua vida permanecesse indefinidamente. Mas isso é insensato. Nao ha como provar que alguem tenha permanecido com algum tipo de existencia após sua morte. Todas as manifestações aludidas aos "espiritos", são provocadas pelos próprios cérebros de pessoas vivas, que guardam suas lembranças e tem contato com outras pessoas vivas.
2006-09-10 08:10:25
·
answer #6
·
answered by anjo33190 5
·
0⤊
0⤋
O Espírito não faz parte do corpo material, portanto, ninguém vegeta. Fisicamente ele pode estar inativo, mas enquanto respirar, estará vivo, e seu Espírito totalmente consciente. E quando o corpo morre, sendo o Espírito imaterial, ele não morre com o corpo, ele se desprende, e volta ao mundo invisível.
Poderia ficar horas escrevendo sobre isso, mas te indico um livro: Livro dos Espíritos (Allan Kardec), lá você encontrará respostas para essas perguntas.
2006-09-10 08:09:10
·
answer #7
·
answered by L 5
·
0⤊
0⤋