Parece que a coisa vai além da saula de aula.
Recebi um artigo que me enviaram. Não sei quem escreveu, mas acho que diz muito.
FAZ-DE-CONTA
Recentemente uma professora, proferia uma palestra e, com muita lucidez, trazia pontos importantes para a reflexão dos ouvintes. Veja o que ela disse: Já vivi o bastante para presenciar três períodos distintos no comportamento das pessoas. O primeiro momento eu vivi na infância, quando aprendi de meus pais que era preciso ser. Ser honesta, ser educada, ser digna, ser respeitosa, ser amiga, ser leal.
Algumas décadas mais tarde, fui testemunha da fase do ter. Era preciso ter. Ter boa aparência, ter dinheiro, ter status, ter coisas, ter e ter...
Na atualidade, estou presenciando a fase do faz-de-conta.
Analisando sob esse ponto de vista, chegaremos à conclusão que a professora tem razão. Hoje, as pessoas fazem de conta que está tudo bem.
Pais fazem de conta que educam, professores fazem de conta que ensinam, alunos fazem de conta que aprendem. Profissionais fazem de conta que são competentes, governantes fazem de conta que se preocupam com o povo e o povo faz de conta que acredita. Pessoas fazem de conta que são honestas, Doentes fazem de conta que têm saúde, criminosos fazem de conta que são dignos e a justiça faz de conta que é imparcial. Traficantes se passam por cidadãos de bem e consumidores de drogas fazem de conta que não contribuem com esse mercado do crime. Pais fazem de conta que não sabem que seus filhos usam drogas, que se prostituem, que estão se matando aos poucos, e os filhos fazem de conta que não sabem que os pais sabem. Corruptos se fazem passar por idealistas e terroristas fazem de conta que são justiceiros.
E a maioria da população faz de conta que está tudo bem.
Mas, uma coisa é certa: não podemos fazer de conta quando nos olhamos no espelho da própria consciência. Podemos até arranjar desculpas para explicar nosso faz-de-conta, mas não justificamos. Importante salientar, todavia, que essa representação no dia-a-dia, esse faz-de-conta, causa prejuízos para aqueles que lançam mão desse tipo de comportamento. A pessoa que age assim termina confundindo a si mesma e caindo num vazio, pois nem ela mesma sabe quem é de fato, e acaba se traindo em algum momento. E isso é extremamente cansativo e desgastante. É necessário atitude! Raras pessoas são realmente autênticas. Por isso elas se destacam nos ambientes em que se movimentam. São aquelas que não representam, apenas são o que são, sem fazer de conta. São profissionais éticos e competentes, pessoas de atitudes, amigos leais, pais zelosos na educação dos filhos, políticos honestos, cristãos fiéis aos ensinos que ministram. São, enfim, pessoas especiais, descomplicadas, de atitudes simples, mas coerentes e, acima de tudo, fiéis consigo mesmas. - - - - -
A pessoa que vive de aparências ou finge ser quem não é corre sérios riscos de entrar em depressão. Isso é perfeitamente compreensível, graças à batalha que trava consigo mesma e o desgaste para manter uma realidade falsa. Se é fácil enganar os outros, é impossível enganar a própria consciência. Por todas essas razões, vale a pena ser quem se é, ainda que isso não agrade os outros. Afinal, não é aos outros que prestaremos contas das nossas ações, e sim à nossa consciência e a Deus.
"O Brasil é um país geométrico. Tem problemas angulares, discutidos em mesas redondas, por um monte de bestas quadradas."
2006-09-10 02:25:43
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
terrível pensar assim...mais é uma super verdade...
Ninguém quer mais nada com a vida...passamos pela escola como se passasse em qualquer esquina ai!!!
Bom...tem culpa dos dois lados, o professor tá na escola pra ensinar, o aluno tá pra aprender,difícil ver mais temos que mudar isso!!!
Talvez a situação do Brasil está nesse estado, porque existe gente assim...INFELIZMENTE =[
Crescendo...não aprendendo...e não conseguindo resolver problemas de uma sociedade justa, limpa e democrática.
AINDA QUEREM QUE O BRASIL VAI PRA FRENTE...
DIFÍCIL HEM?!?!
BEIJÃO
2006-09-10 09:22:24
·
answer #2
·
answered by li__ 2
·
0⤊
0⤋
Porque os professores nessa situação não sabem oque tem que ser ensinados, e piora porque nossos jovens não sabem que não sabem nada até se ligar que faltou instrução, só aí os jovens vão correr atrás dos prejuízos. Esse comportamento dos jovens advém de falta de cuidado dos Pais deles que também não possuem didática para orientá-los para uma boa instrução.
Crianças muito curiosas aprendem com ou sem professores e certamente seu ambiente estava repleto de coisas que despertavam essas curiosidades.
2006-09-10 09:17:57
·
answer #3
·
answered by Ti 4
·
0⤊
0⤋
É um acordo internacional do governo brasileiro. Investir pouco na educação para manter o povo inculto e continuar votando em presidentes como o atual. Assim o país é mantido na "escravidão branca"
2006-09-10 09:16:59
·
answer #4
·
answered by fox18cm 6
·
0⤊
0⤋
Olha não dá p/ generalizar, mas é uma realidade...
2006-09-10 09:15:15
·
answer #5
·
answered by W W 4
·
0⤊
0⤋
Os professores fingem que dão aula E GANHAM DINHEIRO, e os alunos fingem q aprendem e PERDEM A CHANCE DE APRENDER UMA COISA NOVA
Por isso nossa educação esta assim
Abraços
2006-09-10 09:15:00
·
answer #6
·
answered by Douglas 6
·
0⤊
0⤋
Falta de incentivo! No Brasil é tudo invertido, quem quer estudar n tem dinheiro e quem tem n quer estudar, agora no caso dos professores n tenho idéia, de repente seja o descaso com eles e seus salários. A Educação está precisando urgentemente de uma reforma, com isso de repente essa situação mude.
2006-09-10 09:14:27
·
answer #7
·
answered by Jéssica Fernanda 1
·
0⤊
0⤋
porque todos fingem viver
2006-09-10 09:12:32
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Porque a educação é uma *****
2006-09-10 09:12:07
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Igual Patrão e empregado.L
2006-09-10 09:11:46
·
answer #10
·
answered by Paulo 7
·
0⤊
0⤋