English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

É deplorável a repetição nauseante do verbo "APRESENTAR" nas suas mais diversas formas e tempos. Em monografias a serem revisadas chega a ser nauseante esta pobreza de vocabulário adequado, ainda mais em nosso idioma tão rico em sinônimos e palavras mais adequadas.. Em certos textos há dezenas de "APRESENTAÇÕES" e que poderiam ser TOTALMENTE ELIMINADAS DO TEXTO, sem nenhum prejuízo na compreensão. Procurem prestar atenção.No rádio e TV , certas estações provocam um misto de perplexidade e até raiva. " O trânsido se APRESENTA (está ?) engarrafado devido a um terrível atropelamento em que a vítima fatal se APRESENTA (ficou?) mutilada (que medo !!!), etc...etc...Aparentemente este cacoete viciante e altamente infectante, originou-se em traduções mal feitas de livros ingleses e em textos de trabalhos de revistas médicas. Talvez por insegurança em Patologia e incerteza no diagnóstico, há estes textos dúbios...
CHEGA DE "APRESENTAÇÕES" !!!
VAMOS LOGO AOS FATOS !!

2006-09-09 18:46:13 · 6 respostas · perguntado por Anonymous em Educação e Referência Nível Superior

6 respostas

Concordo plenamente.
Esses "vícios de linguagem" empobrecem o idioma e não constituem nenhum tipo de facilidade de expressão.
Outra coisa também é o uso do verbo no gerúndio: "estarei tomando providências, ao invés de - vou providenciar".

2006-09-09 18:56:19 · answer #1 · answered by DISCÍPULO 7 · 1 1

você apresentou muito bem a questão.

2006-09-10 01:48:34 · answer #2 · answered by Oncotô? 1 · 1 0

O seu texto é incoerente. Na sua pergunta você usa apresentar na forma de verbo transitivo direto cujo significado é tornar presente,expor,alegrar, ostentar. E, ainda, está faltando o complemento (objeto direto) No corpo do seu texto você discute a utilização do verbo apresentar-SE ( verbo pronominal), cujo significado é figurar-se. Nos seus exemplos , - o trânsiTo (não o trânsido) SE apresenta; a vítima SE apresenta - o significado de apresentar-se é figurar-se, estar etc. A função do verbo, nesse caso,é ligar o sujeito ao núcleo do predicado que é um nome , por isso pode ser eliminado e não acarreta prejuízo algum à compreensão. A gente fala canal de TV, estação só para rádio. Por que você usa etc...etc....? Um etc é suficiente e ponto final, por que usou reticências ? Nunca separe o sujeito do predicado com vírgula !!!

" Aparentemente este cacoete viciante e altamente infectante, originou-se em traduções mal feitas de livros ingleses e em textos de trabalhos de revistas médicas."

Me desculpe, mas o seu texto está muito ruim !

1.Quando não se tem certeza de um fato, não se deve usar o modo indicativo, o subjuntivo é que expressa a possibilidade ou incerteza, por exemplo:
Aparentemente, este cacoete tenha se originado em...


2. Em "Talvez por insegurança em Patologia e incerteza no diagnóstico, há estes textos dúbios..."
Que tal "Talvez esses textos dúbios existam devido à insegurança em Patologia e incerteza no diagnóstico." ?

O seu texto não me convenceu da pobreza de vocabulário adequado, do cacoete viciante e infectante e do uso errado do verbo apresentar e apresentar-se. A tese é interessante , mas não tem embasamento e o texto foi muito mal redigido.

2006-09-10 03:21:54 · answer #3 · answered by O otimista. 2 · 0 0

OI, realmente o viciou de linguagem vem crescendo muito, já não basta ser uma lingua muito complicada , com tantas regras ,e concordâncias, fica difícil ser correta na escrita e na linguagem.

2006-09-10 02:08:18 · answer #4 · answered by katita 2 · 0 0

muito bem, total razão!! Lembra que antigamente no telemarketing a mania era usar o verbo no gerundio? Até a fala eh por fase.

2006-09-10 01:56:38 · answer #5 · answered by Cherry c 6 · 0 0

Muito prazer.
O fato é que você tem um problema sério, e precisa ser apresentado a um psicólogo.

2006-09-10 01:53:44 · answer #6 · answered by wiet_earp 2 · 1 1

fedest.com, questions and answers