English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Neste texto FREIRE aponta que, "ensinar exige risco, aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação".

2006-09-09 17:57:52 · 2 respostas · perguntado por Saríssimah 1 em Educação e Referência Citações

2 respostas

Entendo "pensar certo", como respeitar a realidade de cada aluno, a bagagem com a qual adentra à escola sem que este seja violentado em seus direitos e deveres de cidadão em formação. Usar exemplos do seu cotidiano.

"Neste texto FREIRE aponta que, "ensinar exige risco, aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação".

Entendo esse trecho, como uma alusão aos professores que se acomodam, reproduzindo planos de aula dos anos passados. Há também aquels que cruzam os braços perante aos avanços de todo o tipo, rejeitando inclusive a formação continuada e a tecnologia moderna. Quantos não dizem que "computador não é pra eles". Outros não pesquisam e ficam o tempo todo desatualizados.

Ensinar é modernidade, evolução, respeito, cumplicidade, compreensão, afetividade, solidariedade. Progresso. É vida. E vida é movimento, dinamismo.

2006-09-13 07:58:45 · answer #1 · answered by aeiou 7 · 0 0

Esta é a melhor pergunta que eu encontrei até agora, parabéns! Acredito que o "pensar certo" deve ser analisado na relação dialógica e dialética entre o professor e o seu educando. Do ponto de vista do professor, pensar certo implica propiciar ao educando as condições de superar os seus saberes de experiência feito (saber do senso comum). Superação esta que não significa ruptura, onde "[...] a curiosidade ingênua, sem deixar de ser curiosidade, pelo contrário, continuando a ser ciruiosidade, se criticiza" (FREIRE, 1996, p. 31).

2006-09-10 01:44:05 · answer #2 · answered by henning_7 1 · 0 0

fedest.com, questions and answers