English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

tenho observado q nosso jovens estão escrevendo cada vez pior...
não dando atenção a escrita correta, tbm acho q a internet tem colaborado pra isso..
vejo q cada vez são menos jovens q sabem se expressar de maneira correta, não respeitando a ortografia, coisa q aqui mesmo se percebe.
o q vcs acham?
isso ainda têm importância?
as vzs me dói ver pós graduados escrevendo tudo errado.Adolescentes q terminaram o segundo grau e que não conseguem fazer uma redação...

2006-09-09 17:14:57 · 11 respostas · perguntado por ? 4 em Educação e Referência Ensino e Instrução

11 respostas

Eu prefiro ser um ignorante no que diz respeito ao conhecimento geral, prefiro não ser um profundo conhecedor, prefiro não ter vastos conhecimentos em assuntos diversos, mas considero que escrever bem ou cada vez melhor é algo indispensável. Eu não sou um intelectual, mas detestaria ter nascido e crescido sem esse interesse.

2006-09-09 17:44:44 · answer #1 · answered by Sapiens 4 · 0 0

Na verdade, quando conseguimos expressar e ser entendidos naquilo que desejamos demonstrar, o mais importante não são as regras ou fórmulas. A expressão correta do pensamento faz com que o conhecimento e descobertas importantes para a humanidade perdurem através dos tempos,sem que haja modificações apenas por ter sido usado termos diferenciados. Use e abuse do seu dom de traduzir o nosso belo e rico português! rss

2006-09-14 21:28:35 · answer #2 · answered by Lilica27 1 · 0 0

nada justifica escrever errado , ou de maneira incorreta, seja na internet ou mesmo em qualquer tipo de redação!
A não ser que seja um semi analfabeto, ou semi alfabetizado.
Que tal Você também começar a escrever corretamente??

2006-09-13 05:58:05 · answer #3 · answered by geckoman 3 · 0 0

ô, minha cara, e como concordo com você...
Mas, cá pra nós, tenho observado que, com a degeneração da escrita, um fenômeno tem aumentado muito: o hábito de ver TV!

Analisemos:
Nás décadas de 70 e 80, os alunos eram OBRIGADOS a ler um "grande clássico" por bimestre na escola para fazer as provas de português e/ou literatura. Ora, escrever só se aprende...escrevendo! E a melhor maneira de conhecer as palavras...é lendo! querendo ou não, éramos obrigados a ler muito, até aquilo que não queríamos. De uma forma ou de outra, aquilo ampliava nosso vocabulário! Consequentemente, escrevámos melhor!
mas....
a partir do momento que os grandes clássicos foram se transformando em filmes (não estou questionando a qualidade do recurso audiovisual), ficou mais fácil conhecer a história sem precisar lê-la, e a memória do aluno se torna mais trabalhada, com mais material para argumentar...momentaneamente! Os debates em sala de aula se tornaram mais ricos, porém, se você paerguntar a um aluno 2 meses depois sobre o assunto do filme, ou em que contexto histórico se inseria, ele não saberá dizer.
Se ele não precisou ler, não "treinará" a escrita da forma correta. E consequentemente, terá uma "mente preguiçosa" que é extremamente imediatista: "lembro disso neste momento, porque me é necessário. Acabou a avaliação, não preciso mais lembrar disso".
E isso acaba sendo levado por uma vida inteira, infelizmente...

Beijos,
lú.

2006-09-10 11:21:39 · answer #4 · answered by SeRel 4 · 0 0

Concordo.
Sou contra estes barbarismos da língua portuguêsa.
Não se pode confundir eventuais "licenças" fonéticas com deturpar a morfologia das palavras a ponto disto comprometer a grafia normal, mormente em ambiente escolar ou profissional.

2006-09-10 02:16:22 · answer #5 · answered by DISCÍPULO 7 · 0 0

Para falar a verdade, a escrita é o que menos importa, pelo menos para mim. Fico mais preocupado com a educação das pessoas no dia a dia. Não respeitam filas, falam palavrões em qualquer lugar,não cedem lugar para idosos nos coletivos etc...Esse tipo de coisa me tira do sério.

2006-09-10 00:37:46 · answer #6 · answered by japinha (macho) 4 · 0 0

NÃO FICO RESSENTIDO. FICO MESMO É REVOLTADO.

FAZER O QUE? OS TEMPOS MUDARAM E O PIOR É QUE ALGUNS ESCREVEM TUDO ABREVIADO E QUER QUE A GENTE TENHA A OBRIGAÇÃO DE ENTENDÊ-LOS.

2006-09-10 00:36:03 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

É mesmo bem complicado. E o pior que se criou uma linguagem paralela ao português. O pessoal já não sabem escrever (me incluo também), aí vem com essa grafia, complica mais ainda. Não lêem quase nada, até uma resposta mais longa, mesmo interessante, acham chato, não usam nem o corretor ortográfico que está a disposição, é a vez do quanto mais abreviado melhor. Vamos ver onde que vamos parar.
Um abraço.

2006-09-10 00:30:24 · answer #8 · answered by Cesinha ♂ 7 · 0 0

" ... Um pouco ressentida ... ?!?!" Ou vc é muito novinha, ou educada demais !!! Eu tenho 52 anos e já ficava $%#@& da vida (kkkkkkkk, brincadeirinha hein?) com uns13, 14 anos, porque sempre li muito e percebia a enorme defasagem que já existia no ensino daquela época ! Imagine agora !

Terrível ! terrível ... Você acertou em cheio ! Ah ! E o salário do professor, e a mídia - leia-se TV e rede Globo - têm a maior parcela de responsabilidade social nisso !

Grande abraço !

2006-09-10 00:26:33 · answer #9 · answered by WillyBigDog 5 · 0 0

Eu estou me formando em licenciatura e conheço bem o seu drama. Conheci uns projetos interessantes para fazer com que crianças e jovens se interessem em escrever corretamente, um deles é o de mandar recados na sala entre os alunos, ou até mesmo fazer uma espécie de amigo secreto de cartas, onde se premia aqueles que se expressam melhor. O desafio é despertar o interesse dos alunos, pois forçado eles criam uma espécie de barreira contra o aprendizado...

2006-09-10 00:24:31 · answer #10 · answered by Juzinha* 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers