English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

As pessoas têm ignorado que a maioria dos tipos de violência advém da falta de respeito instalada nos seres humanos, cada um quer para si o que pertence ao coletivo, sendo assim se alguém mora na cabeceira de um rio, acha que pode poluílo dali para frente, caso raro? Não, cada vez que lavamos as calçadas com agua potável tratada por exemplo, estamos retirando o direito de alguém utilizá-la mais a frente , cada vez que construímos nas beiras de calçada, ou ainda que enchemos demais o prato e desperdiçamos, estamos desvalorizando a terra que foi plantada, a semente e o nosso dinheiro. Não é questão de avareza é questão de respeito à vida, se aprendermos que a gente pode tudo através de nossas famílias e experiências o mundo se torna um caos, então por que as famílias estão deixando de ensinar isso aos seus e deixando tudo isso para a escola, a escola é a instituição que cabe INSTRUIR e não construir um caráter, se o que chamamos de família não ensinar o respeito, estamos perdidos!

2006-09-09 16:05:55 · 10 respostas · perguntado por ursinha2analice 2 em Ciências Sociais Sociologia

10 respostas

Concordo plenamente com as suas colocações com respeito à desperdício e uma outra coisa que acho importante é reciclar tudo, pois a economia para o País é enorme e além disso recicla vidas, pois há famílias que estão vivendo disso.
Com relação ao respeito ao semelhante, parte da família, pois as crianças não são respeitadas, são tratadas como um estôrvo, os adultos não se dão conta de que marginalizam os filhos, "saí daqui que estou varrendo, não se suja que não vou lavar essa roupa hoje, come, toma banho, vai dormir que esse filme não é para criança" e assim vai, a criança parece que só atrapalha, não pode participar, não pode opinar, não pode nada além de ser um 'robozinho'. Quando começa a reagir a tanta opressão é rebelde, às vezes o faz na escola, que é onde a sua liberdade de expressão é incentivada e descarrega toda agressividade há muito contida.
Desculpe mas essa visão de que à escola cabe instruir é a da Escola Nova, de que o aluno é "tábula rasa" ( recebe o que for dito, não pensa, não questiona, simplesmente tem que aceitar o que lhe for dito pelo professor, nada pior ou mais tenebroso), é o conceito do tempo da ditadura e já saímos dessa, graças a Deus, não vivemos uma democracia plena por falta de formação, mas estamos a caminho de uma consolidação democrática e se quer saber muita informação só dificulta, pois não temos pessoas cultas, apenas atualizadas, 'culturizadas', 'envernizando a casca da cebola', com um conhecimento superficial, sem proveito e sem aplicação prática. Houveram até alguns quadros humorísticos e o próprio Jô Soares brinca até hoje com a "cultura inútil".
Se a escola fosse uma Instituição únicamente para instruir, as teleaulas seriam satisfatórias e o autodidatismo através dos livros é que deveria ser incentivado. O trabalho família e escola deve ser conjunto, tanto é que há os programas federais, estaduais e municipais como "Dia da Família na Escola","Amigos da Escola" e "Família na Escola".
Sabemos que há três tipos de professores: 1) o que comanda a classe como um militar, deveria dar aulas no exército, pois seu objetivo é manter a disciplina;
2) o que quer 'produção', o aluno tem que fazer lição, trabalhos, provas, não tem tempo nem para pensar, deveria trabalhar em uma fábrica, já que quer produção;
3) o professor democrático que ajuda a construir um caráter, ensina e aprende, pois é consciente de sua limitações e cumpre o seu papel de orientar, conduzir, motivar e além de ensinar está sempre aprendendo, pois é o que ocorre com todas as pessoas.Quanto mais sábia é a pessoa, mais consciente é de sua própria ignorância (por mais que aprenda sempre haverá muito mais a aprender).
Em um País como o nosso não se pode ignorar as questões de desigualdade social, que estamos tentando vencer, mas temos que trilhar essa caminhada juntos, considerando que o coletivo é uma grande família e não trancarmos a porta e dizer aqui dentro de casa está a minha família, pois muitos nem tem isso e fora é o coletivo, que não é o anônimo, não é a massa, não é a multidão de estranhos. Somos todos nós. Temos que estar inseridos em um todo social e trabalhar para que isso ocorra com todas as pessoas.
É certo comer na escola? É, pois é consequência do que é errado, não ter comida em casa, não ter um salário digno, não ter emprêgo, não ter oportunidades iguais, não ter estrutura social e o círculo vicioso vem há muito tempo e muitas pessoas se mobilizam para reverte-lo, como é o caso dos professores.
Não adianta ter escola, se a criança não tiver comida, pois não aprende de 'barriga vazia'. Se as necessidades primárias não são satisfeitas não há lugar para a aprendizagem que vem depois delas. Uma criança sem roupa e sem material para estudar como vai para a escola? Lamentavelmente o Estado responde pelo que é responsável e todos nós temos nossa parcela de responsabilidade, pois somos munícipes, cidadãos, enfim somos brasileiros e temos que assumir isso. O problema não é dos outros é sim de todos nós, portanto se tivemos algum privilégio a mais que o outro porque guardá-lo para nós? Vamos arregaçar as mangas e mãos e à obra.

2006-09-09 18:24:43 · answer #1 · answered by santista 6 · 0 0

É a batalha da sobrevivencia- Sair cedo para trabalhar e voltar só a noite.
Barreiras psicologicas entre filhos e pais.
Crianças que querem virar "adultas" em seus comportamentos, e acabam se espelhando nos pais.
O avanço tecnologico- Internet, Pc, jogos, etc...

A falta de dialogo esta corroendo nossa sociedade, pois cada vez mais temos menos paciencia para ouvir o outro comentar algo, mesmo antes da pessoa cocluir ja damos nosso ponto de vista, nao sabemos mais escutar, só sabemos agir no impulso do momento.

Tambem é o capitalismo, onde as pessoas sao submetidas a condiçoes extressantes de trabalho.

Sem ser pessimista: Vejo tudo isso com tristeza, pois a tendencia é só piorar...

2006-09-10 11:44:11 · answer #2 · answered by adm_alberto 2 · 0 0

A maioria das familias ensina. Nas familias que não ensinam, as crianças, quando crescem, viram bandidos.

2006-09-10 02:31:45 · answer #3 · answered by fran 7 · 0 0

Você abordou vários valores em sua pergunta, o principal ou o que engloba vários outros valores é a cidadania. Quando nós tivermos noção do que é isso, começaremos a formar uma nova sociedade. Quando tivermos consciência da importância da boa educação começaremos a construir um mundo novo. Os tempos modernos têm nos trazido muitos dissabores, um reflexo do dinamismo da atualidade. Tudo acontece muito rápido porque consumimos em excesso o desnecessário. o tempo fez com que os valores fossem gradativamente invertendo-se ao ponto absurdo de aceitarmos, até com certa passividade. Culpamos a escola, mas preferimos ir ao shopping a nos reunir em torno dessa questão, em busca de soluções. Não cobramos, elegemos de quatro em quatro anos. E por aí vai! É impossível falar de coisas tão complexas em meia dúzia de linhas!

2006-09-09 18:47:35 · answer #4 · answered by Sapiens 4 · 0 0

Só estou respondendo pra dizer que concordo com você e que se algum candidato a qualquer coisa importante no governo penssase assim eu votaria nele. Até porque você fala difícil. Mas concordo com você querida.

2006-09-09 17:09:28 · answer #5 · answered by pedromollica 2 · 0 0

você tem razão, a falta de tempo tem feito com que os pais deixem seus filhos aprenderem tudo ou na sala de aula ou na escola da vida.

2006-09-09 16:14:30 · answer #6 · answered by marceloenterprise2003 6 · 0 0

Perdoe-me por discordar. Não se pode generalizar o fato da não informação, porque não é verdade. Uma minoria não tem essa preocupação. Quanto a formação de carater, a escola é fundamental nesse sentido, paralelo ao trabalho informativo familiar. Ou seja, não há um sem o outro nem o outro sem o um.
Com respeito ao desrespeito com o coletivo, é rigorosamente correto o que você expõe. Mas há luta contra isso faz tempo. Cada dia uma batalha que vamos vencendo. Como por exemplo, expor tudo isso através desse serviço do Yahoo!

2006-09-09 16:14:26 · answer #7 · answered by bertolivier2004 6 · 0 0

a maioria das famílias ensinam...mas um pobre que é exluído dos benefícios que os ricos tem não acham que devem preservar algo para alguém tirar vantajem sobre ele...tem que viver com meséria, violência e ainda pensar nos outros e no meio ambiente? é errado, mas compreensível...

o resto...bem, tudo hoje existe em excesso...por isso não se dá valor...se você pode pagar por algo,, você se dá o direito de usar, pq é seu, você comprou...é uma mentalidade errada...deveriam ensinar a doutrina do anarquismo nas escolas...o pensamento individual pensando no coletivo!

um abraço!

2006-09-09 16:12:10 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

Bem é verdade
está sobrando tudo para a escola.
A sociedade mudou, a maioria trabalha,mas têm que conseguir um tempo para educar os proprios filhos

2006-09-09 16:08:48 · answer #9 · answered by MariaCrissssss 7 · 0 0

num sei

2006-09-09 16:07:09 · answer #10 · answered by Alex Camarão 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers