O colesterol é um esteróide que está presente em todos os tecidos animais (em sua forma completa, apenas nesses, pois existem formas clivadas de colesterol em células vegetais), além de fazer parte da estrutura das membranas celulares e ser um reagente necessário à biossíntese de vários hormônios, da vitamina D e do ácido biliar.
Esse esteróide é sintetizado pelo fígado em um estranho processo, quanto maior for a ingestão de colesterol, menor será a quantidade sintetizada pelo fígado. Mas o colesterol ingerido só representa ¼ de todo o colesterol do corpo, e se a quantidade ingerida for aumentada, a quantidade de colesterol produzido pelo corpo diminuirá, e vice-versa.
O colesterol é insolúvel em água e, consequentemente, insolúvel no sangue, e para ser transportado pelo sangue ele se liga a proteínas e lipídios e forma um complexo chamado lipoproteína. Existem vários tipos de lipoproteína, e elas são classificadas de acordo com sua densidade.
São elas as Low Density Lipoproteins, ou LDL, que é a classe maléfica ao ser humano, são capazes de transportar o colesterol do fígado até as células de vários outros tecidos; e as High Density Lipoproteins, ou HDL, podem transportar o excesso de colesterol dos tecidos de volta para o fígado, onde é utilizado para a síntese do ácido biliar.
As LDL podem ser responsáveis pela formação de depósitos arteriosclerósicos nos vasos sanguíneos e as HDL podem retardar esse processo.
Esta molécula está presente nas membranas biológicas e provoca o aumento da fluidez da camada.
2006-09-09 15:21:11
·
answer #1
·
answered by Luiz 4
·
2⤊
0⤋
o colesterol foi feito para colesterar.
Se estiver insatisfeito com os seus níveis de colesterol, é só fazer um regiminho, evitar certos alimentos e... Um laxante prolongado vai bem.
Ah, exercícios e médicos ( estes últimos, não para tomar. Para consultar. Mas é caro, hein?).
2006-09-09 15:39:33
·
answer #2
·
answered by Tupy 5
·
0⤊
1⤋