English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-09-09 04:57:57 · 4 respostas · perguntado por Roberto A 1 em Artes e Humanidades Filosofia

4 respostas

:: Identidade Verbal e Visual

identidade verbal
O pressuposto de base para criação do nome foi, antes de mais, procurar materializar verbalmente um projecto novo, descomprometido, abrangente e nacional, procurando a diferença, a distintividade sem complexos, a inovação e reflexo da carga positiva e dinâmica de algo novo, fugindo do caminho lógico que passaria por partido, união, plataforma, bloco ou liga.

A discussão e aprovação do nome esteve aberta à participação de todos aqueles que entenderam participar, numa clara demonstração de saudável vivência democrática.

De todas as sugestões de nomes apresentados, a identificação verbal que se entendeu ser a mais distintiva e inovadora foi NovaDemocracia, sugerida pelo Dr. Pedro Nunes, Professor da Faculdade de Medicina do Porto, pela razão de esta identificação ir de encontro ao princípio base de recuperar o espírito fundador da Democracia da Grécia Antiga.




identidade visual
a) símbolo

O objectivo de qualquer identidade visual de uma empresa ou organização política é de conseguir criar um espaço de marca único, sólido e distintivo. O espaço criado deve ser assumido como sua pertença, delimitando um território verbal e visual indiscutivelmente seu e facilmente identificável pelos públicos a quem se apresenta.

A análise e o desenvolvimento conceptual deste símbolo teve como ponto de partida um briefing claro. A identidade visual deste novo partido político deveria reflectir as ideias fundamentais que levaram à sua génese: um conjunto alargado de cidadãos que não se revendo integralmente na postura e desempenho da actual classe política decidem não se conformar avançando para este projecto, procurando reinventar o espaço e o campo de expressão política, chamando os cidadãos a participar na vida política democrática. Assumindo a Democracia como um exercício de Dever e não só de Direitos para todos os Cidadãos, permitindo-lhes o acesso a lugares de decisão e, assim, terem uma voz activa. Conquistar um espaço próprio e um território de marca único, distintivo e aceite pelos portugueses.



b) andorinha

É o símbolo da Primavera, de uma nova estação e como tal da renovação.

A andorinha permite expressar o sentimento de Liberdade e dinamismo de um conjunto de pessoas que se unem, com Portugal na cabeça e no coração, com um objectivo comum. Dinâmico, Optimista e Seguro.



c) cores

O azul e o vermelho são duas cores primárias. Ambas carregam um conjunto de valores e ideias que caracterizam o projecto político NovaDemocracia e que articuladas com o branco, facilitam a sua percepção pelos Portugueses.

A união destas duas cores, aparentemente antagónicas, permite reforçar a ideia de complemento das partes e permite estabelecer semelhanças com dicotomias já estabelecidas, em alguns casos gastas e ocas, como Esquerda / Direita, Quente / Frio, Positivo / Negativo, usualmente antagonizadas pelos hábitos e que agora se reinventam e se unem num só espaço, respeitando a identidade cromática de ambas.

O azul, a cor do céu e do mar, transmite tranquilidade, frescura, honestidade, firmeza e intuição. O vermelho, o sol, a vida, a paixão, a acção, a combatividade, a energia, a audácia a emoção e a força.



d) tipografia

A tipografia desenhada e desenvolvida para materializar visualmente a verbalização da NovaDemocracia procura reflectir, uma vez mais, as características deste novo e descomprometido projecto político, destacando-se pela simplicidade e clareza, solidez, juventude e modernidade. A sua ligeira inclinação, em 15 graus, espelha o dinamismo e empenho na sua solidificação enquanto projecto politico.



e) coordenação

Lourenço Lucena, consultor em marketing político, desempenhou funções de secretário-geral adjunto e responsável de marketing do CDS-PP, entre 1992 e 1995. Acompanhou como observador convidado a campanha presidencial de Jacques Chirac, em França e coordenou a campanha eleitoral de um partido político em Cabo Verde, em 1995.

Actualmente é professor responsável pelo módulo de marketing político na pós-graduação em comunicação e marketing político da Universidade Independente, em Lisboa e, ainda, no Instituto Superior de Comunicação Empresarial onde lecciona a cadeira de Publicidade. Director Executivo da BLUG: Branding and Communications.



f) autoria

A criação e o desenvolvimento da identidade visual da NovaDemocracia é da responsabilidade da BLUG: Branding and Communications, empresa portuguesa, consultora em Criação e Gestão de Marcas e Comunicação.

2006-09-09 05:01:10 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

E eu que pensava que era quando alguém me chamava pelo nome.
Puxa!! Depois de todas essas respostas acima, o mundo mudou pra mim!!!

2006-09-11 20:21:06 · answer #2 · answered by Sioux 4 · 0 0

Ideias e conceitos verbalmente complicados.....dai' a pergunta.

2006-09-09 18:23:50 · answer #3 · answered by pangea t 5 · 0 0

É quando identificamos alguém pela sua característica comum ao falar. Por exemplo, a identidade verbal do Lula é que ele fala tudo errado....

2006-09-09 12:05:06 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers