O movimento é explicado pela tectônica de placas:
Tectónica de placas (do grego τεκτονικός relativo à construção) é uma teoria da geologia, desenvolvida para explicar o fenómeno da deriva continental, sendo a teoria actualmente com maior aceitação entre os cientistas que trabalham nesta área. Na teoria da tectónica de placas a parte mais exterior da Terra está composta de duas camadas: a litosfera que inclui a crosta superior e inferior e parte do manto externo. Sob a litosfera encontra-se a astenosfera que inclui a parte mais interior e viscosa do manto. A divisão do interior da Terra em litosfera e astenosfera baseia-se nas suas diferenças mecânicas. Numa escala temporal de milhões de anos, a astenosfera parece comportar-se como um líquido super-aquecido e extremamente viscoso. A litosfera é mais fria e rígida, enquanto que a astenosfera é mais quente e mecanicamente mais fraca.
Pensando num movimento de milhões de anos, a litosfera flutua sobre a astenosfera, e encontra-se partida em pedaços que se designam por placas tectónicas. O princípio chave da tectónica de placas é a existência de uma litosfera constituída por placas tectónicas separadas e distintas, que flutuam sobre a astenosfera. A relativa fluidez da astenosfera permite que as placas tectónicas se movimentem em diferentes direcções.
Uma placa tectónica (Portugal) ou placa tectônica (Brasil) é uma porção de litosfera limitada por zonas de convergência e/ou zonas de subducção. Actualmente, a Terra tem sete placas tectónicas principais e muitas mais sub-placas de menores dimensões. Segundo a teoria da Tectônica de Placas, as placas tectônicas são criadas nas zonas de divergência, ou "zonas de rifte", e são consumidas em zonas de subducção. É nas zonas de fronteira entre placas que se registam a grande maioria dos terremotos e erupções vulcânicas.
As placas tectonicas são formadas desde do arqueano, quando a crosta da terra começou a esfriar.
O moviemento de placas pode ser facilmente comprovado pela paleontologia, já que mesmas especies de fósseis foram encontradas em continentes diferentes (mostrando que estes continentes ja estiveram unidos e que algum processo os separou, algo movimentou/separou os continentes). Hoje há estudo de correlações de mesmas formações rochosas em continentes separados, como rochas encontradas no leste da áfrica se correlacionam com rochas do nordeste brasileiro. Também já se estudam placas que antes eram separadas e agora fazem parte de uma placa maior como é o exemplo do paleo continente indiano que se chocou com o continente asiático formando as montanhas do himalaia.
2006-09-10 21:28:08
·
answer #1
·
answered by tadeugeo 2
·
1⤊
3⤋
Imagine a Terra como um ovo com a casca toda rachada, porem ainda inteiro. O núcleo da Terra (gema do ovo) é muito quente. O magma (clara do ovo) está em contato com o núcleo (gema) e a crosta terrestre (casca do ovo toda rachada).
O magma (clara) está em constante movimentação. Porque? Por causa da diferença de densidade. A porção do magma (clara) em contato com o núcleo (gema) se expande devido ao calor e fica mais leve e tende a subir em direção à crosta (casca). A porção do magma (clara) em contato com a crosta terrestre (casca) se contrai e fica mais pesada e tende a descer em direção ao núcleo. Lembre que a crosta (casca) esta em contado com a imensidão gelada do universo.
Esse sobe e desce do magma (clara) é chamado de movimento tectônico. O atrito do magma (clara) com a crosta terrestre (casca quebrada) dá origem ao movimento das placas da crosta.
2006-09-09 05:23:14
·
answer #2
·
answered by andarilho errante 3
·
3⤊
0⤋
Que Poderosa Energia Moveria Estas Placas ?
A principal explicação para o movimento das placas tectônicas é que em função da desintegração radioativa de átomos que ocorre no interior do planeta gerando o calor, que mantém o magma em estado fluido e um processo denominado correntes de convecção tenderia a levar o magma para a superfície, pressionando as placas , explicando também a origem do vulcões.
Introdução
Já vimos na aula anterior que a crosta terrestre não é estável. Na realidade a crosta terrestre apresenta grandes fraturas que a dividem em vários pedaços, chamados de placas, que em termos geológicos significa uma grande "laje" formada por rochas rígidas.
Tectônica de Placas
A palavra tectônica é de origem grega e significa contruir, portanto tectônica de placas quer dizer que a superfície terrestre é construída por placas. Algumas dessas placas formam o fundo do oceano, como a placa do pacífico, outras placas são o "assoalho" dos continentes , como a placa Sul Americana onde esta situado o território brasileiro.
Principais Placas Tectônicas da Crosta Terrestre
Placa Sul Americana - onde situa-se o Brasil e quase toda a América do Sul. Placa de Nazca, Placa Norte-Americana, Placa Africana, Placa Euro-Asiática, Placa do Pacífico, Placa Indo-Australiana, Placa Antártica.
mais: http://br.geocities.com/sousaraujo/1_ano/placas.htm
2006-09-10 13:39:24
·
answer #3
·
answered by comandante 7
·
1⤊
0⤋
O planeta é dividido em várias camadas, as principais são a crosta terrestre, manto superior, manto inferior , núcleo externo, núcleo interno.
A crosta é sólida, o manto superior e inferior apesar da diferença de densidade são considerados viscosos (líquidos)
Imagine uma daquelas luminárias em que se tem um liquido viscoso que sobe e desce, é o mesmo que acontece com o planeta. O magma aquecido com baixa densidade sobe e através de fraturas e das cadeias mesoceanicas e é resfriado, conforme ele esfria sua densidade aumenta e ele retorna sendo aquecido novamente. Todo este processo gera um ciclo onde há abertura das placas (cadeias mesoceanicas) e zonas de convergência conhecidas como zonas de subducção, onde uma placa entra por baixo da outra durante uma colisão, fazendo com que a crosta seja"reciclada" voltando a ser aquecida virando magma novamente.
2006-09-12 04:42:17
·
answer #4
·
answered by karina 1
·
0⤊
0⤋
Lalla, os continentes são imensas placas flutuantes (tectônicas) sobre o magma (matéria que forma o manto e que, quando expelida por vulcões, se chava lava) que existe sobre a crosta terrestre. Essa afirmação, proposta pela primeira vez em 1906 pelo cientista alemão alfred Wegener, denomina-se Deriva Continental. essas placas movimentam-se em direções diferentes e, por vezes, se chocam umas contra as outras. São essas "batidas" entre as placas que, no passado remoto , fizeram surgir as Cordilheiras do Himalaia e dos Andes. Atualmente, elas provocam terremotos, maremotos e tsunamis em alguns pontos do planeta.
Abraço!
2006-09-10 07:01:45
·
answer #5
·
answered by Skank 3
·
0⤊
0⤋
São placas enormes que ficam muito abaixo do solo principalmente no mar, e como elas estão sempre sobre pressão e soltas, elas tende a se ajustar, provocando com isto catástrofes.
2006-09-09 06:43:57
·
answer #6
·
answered by Deuteronômio 5
·
2⤊
3⤋
A crustra terrestre sofre a influência de movimentos +ou- lentos que são chamados movimentos tectonicos. Estes podem ser derivados por forças de direcção vertical ou horizontal.
- Quando a força é vertical são chamdos movimentos etirogéneos que consistem em levantamentos ou acumbimentos muito lentosque abragem áreas muito baixas da superficié;
- Quando a força é vertical são chamados orogénicos que consistem no enrugamento da superficié originado pela compressão ou distenção dos materias rochosos;
A ação das forcas difere nos diversos lugares d'acordo com os diferentes tipos de rochas e em resultado dessas forcas podem formar-se estruturas de relevo enrrugadas ou falhas (qd é ultrapssado o coeficiente da elasticidade das rochas).
2006-09-09 05:10:01
·
answer #7
·
answered by ***Forever Now*** 4
·
0⤊
0⤋
Tipo... debaixo das placas tectônicas tem magma... magma é aquele barato q sai dos vulcões....
dae aquelas pohas tão quentes dmais... liberando mta energia...
manja qd vc pega um molho de tomate e esquenta ele... ele faz bolhas, num faz? então, com o magma é a mesma coisa... ele maique explode... ´... só que imagine q a tampa da panela esteja boiando em cima do molho... ela vai se mexer num vai?
é a mesma coisa... as placas tectônicas são as tampas da panela de molho de magma...rs
dae o magma se mexe... zoua td as placas... dae elas se mexem... dae tem terremotos, maremotos e cia =)
2006-09-09 05:08:19
·
answer #8
·
answered by thales_cbarbosa 2
·
2⤊
2⤋
Resposta a primeira parte da pergunta: como ocorre o movimento das placas tectonicas: pra la e pra ca.
Resposta a segunda parte da pergunta: Quais sao as placas...: Sao as placas tectonicas.
Resposta brinde: porque se chamam tectonicas: por causa do tom dos barulhos que fazem quando batem uma na outra, ou seja, quando batem fazem uma especie de "tec", e como eh um tec tonico...
2006-09-09 05:17:20
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
7⤋