English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-09-08 19:32:43 · 6 respostas · perguntado por Paulo Carneiro 3 em Ciências Sociais Economia

6 respostas

Capital especulativo é o capital destinado a produzir lucros rápidos através de atividades de especulação. Considera-se como atividade especulativa toda compra e venda de commodities, moedas e ativos financeiros realizada apenas com o intuito de lucrar com a diferença de preço entre a compra e a venda. Por exemplo, se eu trabalho em uma empresa cujas ações são negociadas em bolsa de valores e percebo que a empresa está para lançar um produto revolucionário no mercado, posso deduzir que o preço de suas ações deverá subir, motivo pelo qual posso decidir comprar ações agora apenas com o propósito de vende-las mais caro depois. Isto é especular: tentar adivinhar o comportamento de um mercado para comprar algo barato e vende-lo posteriormente mais caro.

2006-09-08 23:58:39 · answer #1 · answered by Geek 5 · 7 1

É o dinheiro iô iô.... Ele vai para o país que esteja pagando melhor os juros...Ou seja , não são confiáveis de investimento a longo prazo... é as coisas piorarem um pouquinho que seja...tchau...O bom e velho efeito manada de novo...

2006-09-09 09:42:46 · answer #2 · answered by reginaldo f 2 · 0 0

capital especulativo, um vilão?

Dizem, (“dizem”, é uma entidade de altíssima credibilidade, experimente contraditar seus ditames, alguém virá com um “dizem” que considera irretorquível) que o capital especulativo nada produz. Vejamos como funciona seu mecanismo. Você entra em uma loja e compra algo a crédito. Uma financiadora permite isto. De onde saiu seu capital? Do depósito de alguém que está tentando ganhar remuneração para sua aplicação. Você telefona. Apenas em 2000, 36 bilhões de dólares foram investidos no Brasil em telefonia. De que arca saiu este dinheiro todo? Das especulações mundiais, do capital que percorre o mundo em busca do melhor lugar onde crescer.
Existiriam estes investimentos sem as bolsas? Sem o desejo dos investidores? Não. Simplesmente você teria que pagar à vista suas compras, o que reduziria enormemente a capacidade de consumo e logicamente os empregos em todos os setores, causando uma redução em cascata de toda a atividade econômica e da riqueza em geral.
No entanto críticas fortes tem surgido ao capital especulativo. Baseiam-se em duas coisas, a primeira uma falácia: que ele não produz nem um prego. Esta é pura ignorância econômica. Os parágrafos acima demonstram com clareza que a possibilidade de investir, de especular, é um motor poderoso do progresso. Permite a alocação de recursos aonde forem providas as condições de segurança, rentabilidade e liquidez. Razão pela qual os que assustam os investidores os perderão facilmente. Motivo de pobreza nos países que não compreendem as regras deste jogo.
A segunda tem fundamento. A instabilidade. A eletrônica moderna criou uma tal velocidade nas transações que os desejos e comportamento de rebanho dos investidores tornaram-se praticamente instantâneos. Isto magnífica qualquer movimento do mercado. Um boato pode levar a uma reação em cadeia imprevisível. Assim a instabilidade aumenta. No entanto criar entraves a liquidez dos investimentos tentando frear seus movimentos é mexer com um dos três citados pilares que gerem os investimentos. Se você colocar seu dinheiro em algum lugar, quer vê-lo seguro, rentável e líquido, quer poder retirá-lo quando quiser. Desta forma a maneira de manter os investimentos em um país é não deixar haver dúvidas sobre estes quesitos. Para impedir a volubilidade, clareza e fundamentos corretos.
Fica claro então, que o capital especulativo é nada mais que essencial para a administração dos investimentos. É o nosso próprio capital poupado e que viabiliza as aposentadorias. Chamá-lo de improdutivo é apenas mais uma manifestação da fraqueza dos neurônios da corporação opinativa “dizem”.


Petrucio Chalegre

2006-09-09 06:55:24 · answer #3 · answered by Alice S 2 · 0 0

É dinheiro que entra no mercado apenas para servir como base para apostas no mercado. Não tem função produtiva.

2006-09-09 02:57:19 · answer #4 · answered by anjo33190 5 · 0 0

É o capital que vem de outros países visando lucros rápidos e fáceis sem produzir nada.

2006-09-08 23:43:51 · answer #5 · answered by fran 7 · 0 0

É uma coisa que pode valer muito sem sequer existir.

2006-09-08 19:39:00 · answer #6 · answered by Mantofuku 3 · 0 3

fedest.com, questions and answers