Guerrilha (do espanhol guerrilla, "pequena guerra") é um tipo de guerra não convencional no qual o principal estratagema é a ocultação e extrema mobilidade dos combatentes, chamados de guerrilheiros.
Pode se constituir também como uma movimentação hibrida, ou seja, ora centralizada por uma atitude bélica cujo aspecto pode ser colaboracionista com as forças regulares de determinadas regiões, e ora pode se dar o enfrentamento sem conexão com qualquer força armada regular.
Os guerrilheiros, em geral, são elementos voluntários da própria região de conflito. Inicialmente possuem pouco treinamento militar e vão se organizando e treinando empiricamente.
Existem também grupos guerrilheiros treinados na arte da guerra por mestres militares que estudam esta técnica e desenvolvem metodologias de ataque, defesa e sobrevivência. A estes grupos pode-se conceituar como uma elite combatente, cuja tendência de atuação é a independência e autonomia.
Pelo fato de ser uma força irregular de origem voluntária, a guerrilha age com espontaneidade não só em relação a grupos políticos mas também relativamente a centros militares.
Terrorismo é o uso de violência, física ou psicológica, por indivíduos, ou grupos políticos, contra a ordem estabelecida. Entende-se, no entanto, que uma dada ordem pública também possa ser terrorista na medida em que faça uso dos mesmos meios, a violência, para atingir seus fins.
A guerra de guerrilhas é frequentemente associada ao terrorismo uma vez que dispõe de um pequeno contingente para atingir grandes fins fazendo uso cirúrgico da violência para combater forças maiores. Seu alvo, no entanto, são forças igualmente armadas procurando sempre minimizar os danos a civis para conseguir o apoio destes. Assim sendo, é tanto mais uma tática militar quanto menos uma forma de terrorismo.
2006-09-08 15:24:52
·
answer #1
·
answered by Efeoitomeia 4
·
1⤊
0⤋
A mim parece que guerrilheiro é alguém cujo ideal não está bem definido entre a simples questão de estar sendo patriota ou um arruaceiro armado; já um terrorista, tem um ideal movido pela religiosidade. E você já deve ter presenciado alguma discussão entre religiosos, por mais banal que tenha parecido, na tua opinião, eles a defendem com a própria alma.
2006-09-08 22:28:02
·
answer #2
·
answered by Cida 6
·
1⤊
0⤋
O Guerrilheiro (lembremos de Che-Guevara) são guerreiros que lutam contra o poder estabelecido, mas sempre procurando não ferir os cidadãos comuns. Já os terroristas lutam contra o pode estabelecido usando como arma o dano causado aos cidadãos e prédios daquele país/território.
2006-09-08 22:16:17
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Um terrorista é qualquer pessoa que, por qualquer possível motivo, razão ou idéia, mata pessoas com o intuito de causar medo, e através deste medo, atingir um objetivo. Existem guerrilheiros que não são terroristas, mas a linha que separa os dois é muito tênue e muito fácil de ser ultrapassada.
2006-09-08 22:16:08
·
answer #4
·
answered by Lord_of_Dreams 7
·
1⤊
0⤋
ele é guerrilheiro qdo luta contra um outro país,e se luta com o seu,ele vira terrorista.
2006-09-08 22:19:49
·
answer #5
·
answered by Atanásio 6
·
0⤊
0⤋
a meu entender guerrilheiro e aquele cara cheio de idéias e ideais que se alista em uma corporação e treina para lutar contra as injustiças que ocorrem contra seu povo, já terrorista são todos aqueles que se colocam contra as idéias Americanas por mais esdrúxulas que elas possam parecer.
2006-09-08 22:19:06
·
answer #6
·
answered by BETHGALINHA 1
·
0⤊
1⤋