English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-09-08 12:04:35 · 38 respostas · perguntado por Keiko H 3 em Ciências Sociais Psicologia

38 respostas

Eu acho que a falta de solidariedade. Quando as pessoas estão passando por dificuldades normalmente os familiares 'amigos' ou vizinhos se afastam para não se envolver com o problema do outro.
Acho também que existe uma pressão muito forte para que as pessoas se ajustem as padrões que agridem a individualidade de cada um, então acredito que vivemos em uma época onde se deixa de ser você mesmo para ser aceito. Então na verdade não sabemos quem somos, o que queremos do que gostamos etc... E isto é muito angustiante.

2006-09-08 12:36:32 · answer #1 · answered by Eliane S 1 · 0 2

Depressão, só isso explica uma atitude tão drástica.

2006-09-08 12:09:26 · answer #2 · answered by Anonymous · 2 1

A depressão , a falta de dinheiro .
O amor não correspondido.
ser rancorosa
não ter Deus.
ter uma pedra no lugar do coração.

2006-09-08 12:08:32 · answer #3 · answered by debora marques 1 · 2 1

Muita gente tem uma visão preconceituosa e totalmente distorcida sobre o tema, e isso é demasiado perigoso. Ninguém reage a situações da vida da mesma maneira: a perda de um emprego, separação, isolamento, baixa auto-estima e situação financeira difícil são problemas que só quem passa na pele por isso sabe como é. A vida começa a perder sentido e é necessário urgentemente procurar tratamento psicológico.

2006-09-08 23:16:07 · answer #4 · answered by einfallspinsel 2 · 0 0

Desculpem-me a insensibilidade com o tema, mais para mim motivos que levam ao suicídio têm vários. Falta disso, falta daquilo, baixa não sei do que, mais na verdade a raiz do problema e Puro "EGOISMO", ou seja, quando exigimos demais da vida e mimamos o nosso próprio eu.
Quem aqui já visitou o Hospital do Câncer, mais especificamente a área da pediatria. E conseguiu encarar aqueles olhinhos inocente e cheio de esperança sem sentir vergonha por reclamar de coisinhas fúteis de nossa vida egoísta.
Pessoas nas filas de transplante cujos rins não resistem por mais dois meses e têm mais de 1000 na lista de espera em sua frente.
Pessoas totalmente desenganadas cuja morte é certa.
E por mais incrível que pareça elas querem viver como se a vida com todos os seus problemas e decepções fosse à coisa mais bela do mundo.
Sim para mim o suicídio é uma doença da alma, da alma que só olha para ela mesma.
A maior prova e que até Rico, Poderoso e famoso se suicidam e como todos nós somos egoístas ninguém está totalmente imune desse sentimento, pois quem aqui em pelo menos uma vez na vida não cogitou essa possibilidade como solução, mais graças a Deus (creio eu) a maioria tomou a solução sensata de encarar o problema com coragem e dignidade e acima de tudo com humildade.
E para finalizar (até porque o texto ta ficando grande e ninguém vai ler mesmo) eu termino com a frase: A vida é boa, nós e que fazemos tempestade em copo Dagua, ou seja, a maioria dos nossos problemas a gente só não encontra a solução porque só aceitamos uma única solução entre várias existentes.

2006-09-08 14:05:03 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

Keiko,

Há muito o que se dizer, mas sem o "copia e cola" que muita gente utiliza.

Se nós pegarmos depoimentos como de nossas colegas Débora Marques, Nanda e miC, os quais considerei plenos, verificamos que o sentimento está ao lado de tudo isto.

Eu não quero discorrer sobre o tema de forma científica e nem tampouco espírita, mas sim "espiritualista".

Se considerarmos que estamos sempre em busca de algo e de nos superarmos sempre, quer por pressões próprias ou estereotipadas, as quais são impostas pela sociedade, de certo estaremos no caminho de autoaniquilação.

Devemos considerar tudo como aprendizado. Ceder aos impulsos negativos, dos quais eu e muita gente passou e negar a virtude divina.

Devemos nos lembrar que tudo faz parte de um plano que foi arqitetado com 75% de interferência nossa para que pudéssemos nos elevar nesta busca de aprimoramento.

Ficção ou verdade eu recomendo a leitura de "Memórias de Um Suicida", escrito pelo espírito de Camilo Castelo Branco e psicografado pela médium Yvonne A. Pereira (primeiro link, um e-book em formato .PDF)

Você irá se surpreender e entender um pouco mais do que estou querendo dizer sem ser prolixo.

O outro link é uma literatura mais curta a respeito de uma mensagem psicografada também, a qual peço autorização a todos para colar um pequeno trecho:

"Querendo furtar-se ao desgosto que, pela primeira vez o visitara, matou-se para dormir o eterno sono do esquecimento. Mas não encontrou o sono depois do suicídio. Não encontrou esquecimento. Encontrou apenas o seu próprio ser sofrendo novas fases de angústias criadas por ele próprio. Assim é o suicídio."

Tomo a liberdade de também indicar o link da Rádio Boa Nova, de orientação espírita, com diversos temas em áudio "off line" que poderão ser ouvidos em qualquer tempo.

Seja Feliz,
IHM

2006-09-08 13:00:15 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

As causas do suicidio são várias,mas a pior e mais comum é a baixa autoestima.Quando uma pessoa tem a autoestima lá embaixo,aí ela fica deprimida,e começa a lenta e dolorosa fase de deteorização do ego.É uma situação muito critica,muitos acham que pode ser uma atitude "fresca" ou idiota,mas a depressão ás vezes atinge dimensões que superam a expectativa humana,e sem a gente notar,nos levam para o caminho,que a principio,nos parece mais facil.As pessoas quase sempre preferem lidar com os problemas dos outros de uma maneira leviana,sem o menor espirito de solidariedade,amor ao próximo.E cadê o respeito ao nosso semelhante?!Cada um sabe a alegria e a dor que traz no coração,e se uma pessoa está deprimida ou com autoestima baixa,há que se saber o porquê ao fundo da questão,e só assim,formar uma opinião justa sobre tal.
É preciso saber encarar os fatos,lidar com os problemas de frente,a vida é dura,mas ninguém,nem nós mesmos,temos o direito de tirar a nossa própria vida.Tudo tem seu tempo,é preciso saber erguer a cabeça e superar.A morte é fuga,e fugir dos nossos problemas,é fugir de nós mesmos.Quando alguém apresenta sintomas de baixa autoestima e depressão,há que se ter um cuidado e uma atenção especial,são psicopatologias,e nem sempre apresentam sintomas fisicos e que podem ser graves e fatais.Mas o primeiro passo é procurar um psicologo ou um psicanalista,como preferir,eles vão saber ajudar a pessoa a se recuperar.
Abraço

2006-09-08 12:34:51 · answer #7 · answered by Bruxinha 5 · 1 1

Keiko,

Se você estuda psicologia, deve saber que a partir do momento que uma pessoa sofre um trauma emocional muito grande, existem hormônios cérebrais que entram em desproporção. Isso porque um deles para de ser liberado, que é a serotonina, responsável pelas sensações de alegria, e bem-estar. A melhor forma de controlar esses hormônios é tomando os antidepressivos receitados por psiquiatras na dose certa.

Por isso, muitas vezes quando uma pessoa se torna depressiva, ela permanece depressiva por quase todo o tempo qe não estiver sob o efeito dos remédios. As pessoas que não têm acesso a esses remédios, ou não acham motivação pra viver essa "alegria ilusória" que os remédios proporcionam, acabam criando depropósitos de vida, ou seja: Não acham razão pra viver sabendo que são um peso na família/grupo/meio em que vivem, e a consequência dessa auto-desmotivação, é o suicídio.

É a única solução que se faz presente na mente das pessoas que sofrem desse mal

Muitas vezes, já no momento do trauma emocional, o choque é tão grande, que os hormonios se desequilibram exageradamente, fazendo com que o suicídio ocorra poucos momentos após o trauma.

É um drama real. =(


Um abraço! ;)
Espero ter ajudado.

2006-09-08 12:17:50 · answer #8 · answered by miC 3 · 1 1

Acho que problemas psicológicos. Na maioria dos casos de suicídio, as pessoas que o cometeram estavam passando por situações que de alguma forma as deixavam com este desejo (mesmo que ninguém soubesse ou tivesse percebido).

2006-09-08 12:12:43 · answer #9 · answered by Anonymous · 1 1

o vazio chamado solidão..............

2006-09-08 12:10:49 · answer #10 · answered by www.lori007 1 · 1 1

Depende da pessoa, da vida que leva, o que se pasa na vida dela, se está bem ou mal!!Mas só um psicologo sabe melhor que qualquer um daqui, ou a própria pessoa!

2006-09-08 12:07:20 · answer #11 · answered by meu_forum 3 · 1 1

fedest.com, questions and answers