English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Os polímeros são compostos químicos de elevada massa molecular relativa, resultantes de reacções químicas de polimerização. Estes contêm os mesmos elementos nas mesmas proporções relativas, mas em maior quantidade absoluta. Os polímeros são macromoléculas formadas a partir de unidades estruturais menores (os monómeros). O número de unidades estruturais repetidas numa macromolécula é chamado grau de polimerização.

2006-09-08 11:39:46 · 5 respostas · perguntado por Anonymous em Ciências e Matemática Química

5 respostas

Depende do polímero. Muitos polímeros utilizados pela indústria química são naturais, como a celulose, por exemplo. Nesse caso o polímero é obtido por extração e purificação apenas. A celulose é obtida a partir das fibras de algodão (quase 100% celulose) ou a partir de fibras lignificadas de madeira. No caso das fibras de madeira, a lignina é retirada da celulose por banhos cáusticos e de blanqueadores contendo cloro ativo ou oxigênio nascente. Outra classe de polímeros empregados pela indústria são a dos semi-sintéticos. esses polímeros são, quase sempre, compostos derivatizados quimicamente da celulose, como o nitrato de celulose e o acetato de celulose. O nitrato de celulose é a base de muitos vernizes e esmaltes, bem como de um primitivo plástico chamado celulóide (substituto do marfim para bolas de bilhar). Também é utilizado como propelente em cartuchos de armas de fogo e foguetes, dependendo do conteúdo total de nitrogênio. Como propelente de fogurete, ele é mais utilizado na forma de balistita, inventada por Alfred Nobel, o mesmo que inventou a dinamite e o famoso prêmio Nobel. A balistita é composta de nitrocelulose embebida em nitroglicerina, sendo chamada, por isso de base dupla (BD). Apenas nitrocelulose é chamada de base simples (BS). A nitrocelulose é proxuzida industrialmente nitrando a celulose purificada com mistura sulfonítrica em nitradores de fluxo contínuo Thompson (centrífugos). A solução sulfonítrica é escoada, o produto lavado e neutralizado com solução de bicarbonato de sódio (soluções altamente alcalinas degradam a nitrocelulose por ataque nucleofílico). Após isso, o produto é seco e encaminhado ao uso. A nitrocelulose é solúvel em acetona ou solução de etanol com éter dietílico. Para fazer celulóide, o nitrato de celulose é dissolvida em éter dietílico + etanol na qula se adiciona cânfora. Para uso militar, a solução de nitrato de caelulose recebe um estabilizante de decomposição, como uréia, por exemplo, é é extrudida em grânulos de granulometria pré-definida.
O acetato de celulose é obtido de orma semelhante, mas no lugar da mistura sulfonítrica, emprega-se anidrido acético. O acetato decelulose é mais seguro que o nitrto de celulose.
Já os polímeros sintéticos possuem fabricação mais complexa devido a variedade existente. Os mais antigos são derivados das resinas fenol-formol, produzidas pela primeira vez por Baekland, por isso conhecida como baquelite. Consite em misturar fenol e formol em proporções corretas mais catalisador em um reator apropriado com controle de temperatura e agitação. Polímeros modernos exigem equipamentos complexos e de grande resistência mecânica (trabalham em alta pressão) para serem sintetizados. O nylon é um polímero de sintese simples empregando dois reagentes que não me lembro quais são, mas formam um sistema bifásico. O polímero é formado na interface dos dois líquidos. Fazendo isso em um béquer, vc pode puxar a película formada no meio com um bastão de vidro ou espátula, formando um "fio". Conforme vc puxa, os dois volumes (superior e inferior) vão diminuindo.

2006-09-08 12:17:55 · answer #1 · answered by Jerry 2 · 0 0

Para cada tipo de monômero, existe uma reação de formação da macromolécula. Existem 3 reações básicas diferentes, isto é, processos através dos quais os plásticos são produzidos. A estes tipos de processos de fabricação chamamos de sintetizados (síntese=união) a partir de um elemento (aqui o monômero). Processos de síntese: polimerização por adição, condensação, p. ex.

2006-09-08 19:41:26 · answer #2 · answered by Déia 2 · 0 0

entra no site da braskem ,é nessa empresa onde saem os polimeros que usamos

2006-09-08 14:36:32 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

Como você mesmo disse, através de reações de polimerização. A forma como serão feitas as reações depende do tipo de polímero que deseja obter. Muitos podem ser obtidos por reações de polimerização em cadeia.
O wikipedia dá exemplo do etileno, que é um gás que pode polimerizar-se por reação em cadeia, à temperatura e pressão elevadas e em presença de pequenas quantidades de oxigênio gasoso resultando uma substância sólida, o polietileno.

2006-09-08 13:33:16 · answer #4 · answered by Tathiana 5 · 0 0

então tá...vc respondeu tudo.

2006-09-08 11:45:34 · answer #5 · answered by Marcos 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers