English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Favor, somente respostas consistentes sobre as duas opções.

2006-09-08 10:55:20 · 7 respostas · perguntado por Anonymous em Governo e Política Política

7 respostas

A razão pela qual o voto é obrigatório se relaciona à tentativa de se evitar manipulações eleitorais. Em uma sociedade ideal, onde as pessoas são conscientes de sua cidadania e responsabilidade política, transformar o direito em votar em opção é algo válido. No entanto, em um país como o Brasil, onde a grande maioria das pessoas é absolutamente manipulável, qualquer liberdade nesse sentido pode ser muito perigosa.

Imagine uma das cidades pequenas do interior do país. Pense na possibilidade que os poderosos teriam de controlar os resultados eleitorais "motivando" as pessoas a não votarem. A razão para o voto obrigatório, ao menos originalmente, era a mesma razão do voto secreto: impedir pressões e manipulações.

Acho que, se o Brasil fosse um país educado, decerto poderíamos cogitar do voto opcional. Contudo, diante da falta de preparo de nosso povo, não creio seja interessante modificar o sistema atual.

É isso aí.

2006-09-08 11:09:57 · answer #1 · answered by Ganso 2 · 0 0

o motivo do voto ser obrigatório é que se não fosse quem iria votar? (eu não iria)
o voto não é opcional porque nenhum candidato tem mais a capacidade de fazer o povo acreditar nele ao ponto de sair de casa num domingo apenas para votar em quem vai te roubar pelos próximos quatro anos.

2006-09-08 18:22:17 · answer #2 · answered by Paulo E 1 · 0 0

A nossa legislação eleitoral, ainda obriga o eleitor a votar,assim como na CF(que afirma ser um ´´direito``),como não há em nosso país o voto distrital.todos têm que ir as urnas ou justificar.

2006-09-08 18:12:37 · answer #3 · answered by bruna_travesti27 1 · 0 0

ESSA TSUNAMI É CHATA,HEIM?
FALA SÉRIO.
O CERTO MESMO É O VOTO DE PROTESTO.
VOTEM NULO.
O O E CONFIRME.

2006-09-08 18:11:41 · answer #4 · answered by Pink55 1 · 0 0

deve ser pr q se não fosse obrigado nem a metade da população votaria!!!!ai eles teriam que tirar par e ímpar!!!rsrs se não fosse obri gado eu não votaria mesmo!!!!!

2006-09-08 18:04:33 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

Em alguns países, o voto não é um direito, e sim uma obrigação.
No Brasil, o voto é obrigatório para cidadãos entre 18 e 65 anos, e opcional para cidadãos de 16, 17 ou acima de 65 anos. Críticos dessa lei argumentam que ela facilita a criação de currais eleitorais, onde eleitores de baixo nível educacional e social são facilmente corrompidos por políticos de maior poder financeiro, que usam técnicas de marketing (quando não dinheiro vivo ou favores diretos) para cooptá-los. Ainda de acordo com os críticos, o voto obrigatório é uma distorção: o voto é um direito, e a população não pode ser coagida a exercê-lo.
Mas o voto obrigatório é mais do que parte do ritual eleitoral. Ele é uma forma de aprisionar a liberdade do sujeito dirigido cada vez mais pelo espetáculo midiático que a televisão proporciona diariamente em nossas casas através de uma lei que obriga a transmissão de programas eleitorais. É outra medida obrigatória do nosso regime democrático em nome da educação política mas que funciona apenas para as TVs abertas poupando os assinantes de TV a cabo. Ela é destinada ao cidadão mediano, com escassos recursos materiais e prisioneiro preferencial das telerrealidades criadas diariamente para entretê-lo.

A democracia, não só no Brasil, transformou-se em ritual eleitoral eletrônico que funciona associando educação política a eleição. Quando muito instrui as pessoas a formarem grupos que aceitem a participação dentro do esquema das reivindicações seletivas organizadas pelos governos.

Hoje em dia elas são orientadas pelo princípio das sondagens eletrônicas que pretendem garantir a continuidade dos partidos ou das alianças políticas. As pessoas permanecem educadas para acreditar nos governos e a democracia se transformou num regime midiático, de respostas imediatas, que prioriza as pressões que possam ser transformadas em apoio político.

Com a midiatização da política, daqui para frente, seja com a continuidade do voto obrigatório ou com o regresso do voto facultativo, os governantes esperam irrisórias alterações significativas, mantendo sua eficiente educação que faz jovens e adultos acreditarem que votam livremente, mesmo quando coagidos.

Hoje em dia não se admite a sublevação contra a opinião pública. Isto seria considerado um crime!

Estamos no tempo da ditadura da opinião pública organizada pelas mídias. Um tempo em que os tiranos se apresentam como democratas juramentados como sempre em nome do povo, dos miseráveis, dos pobres, dos carentes, oprimidos ou excluídos. Não há mais o perigo da ditadura da opinião pública, da ditadura da maioria; hoje ela é governo. E você aí, por quê vai votar?

2006-09-08 18:03:19 · answer #6 · answered by Tsunami 5 · 0 0

vote nulo!

o voto nulo É considerado voto sim!

diferente de "voto em branco" , que não é!

é um protesto, voce esta votando nulo", tipo "eu quero votar nulo"

zero zero e confirma!

2006-09-08 17:58:23 · answer #7 · answered by Paulo Henrique 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers