A Companhia de Jesus (em latim Societas Iesu ou Jesu; por isso, após o nome dos religiosos é colocada a sigla SI ou SJ) é uma ordem religiosa da Igreja Católica Apostólica Romana. Ela foi fundada por Santo Inácio de Loyola em 1540 como um grupo de "Amigos no Senhor", estando presente no Brasil desde o descobrimento.
Atualmente, a Companhia dirige universidades, centros de reflexão social, casas para retiros espirituais, paróquias,
colégios etc. Com sede em Roma, Itália, é dirigida pelo Padre Geral. Auxiliando-o há os Superiores Provinciais, responsáveis por uma região ou "província", que, por sua vez, têm nos Superiores locais seu ponto de apoio para as questões religiosas e administrativas da Ordem.
O Brasil está dividido em quatro províncias e um distrito:
Brasil Centro-Leste - SP, MG, RJ, DF, GO e TO.
Brasil Meridional - PR, SC, RS, MT, MS e RO.
Brasil Setentrional - CE, RN, PB, PE, AL e SE.
Brasil Leste-Equatorial (Bahia) - AP, MA, PI, BA e ES.
Distrito da Amazônia - AC, AM, RR e PA.
A Companhia de Jesus foi aprovada pelo Papa Paulo III em 27 de setembro de 1540.
Já em 1549 desembarcavam, no Brasil Colônia, os primeiros Jesuítas: o Pe. Manoel da Nóbrega e mais 4 companheiros. Em 1553 chegou ao Brasil o Pe. José de Anchieta, o santo da terra brasileira, colonizador, bandeirante, educador, poeta, missionário.
Outro jesuíta historicamente importante, nesse início de vida brasileira, foi o Pe. Antônio Vieira, sem dúvida o maior orador sacro do século XVII.
Foram fundados colégios, escolas, igrejas, capelas - onde os nativos e descendentes de portugueses recebiam instrução e formação. Em 200 anos de desenvolvimento pacífico, a Companhia de Jesus tornou-se a maior educadora e missionária do Brasil.
Anchieta e Nóbrega fundaram o Colégio de São Paulo, que deu origem a atual cidade de São Paulo (SP). Eles também participaram ativamente da expulsão dos franceses que invadiram a Baía da Guanabara e ajudaram a fundar a cidade do Rio de Janeiro.
No ano de 1750, a Província dos Jesuítas no Brasil contava com 131 casas, sendo delas 17 colégios. Havia, então, 55 missões entre os índios.
É também importante destacar a presença jesuíta no sul do Brasil. Até 1734 haviam sido fundadas 21 reduções, aldeamentos indígenas, nos quais viviam mais de 100.000 índios cristianizados. No atual Rio Grande do Sul encontram-se as ruínas de Sete Povos, sendo a mais importante São Miguel das Missões. Deste grupo missionário de origem espanhola são os Santos Mártires Roque, Afonso e João, que foram mortos em 15 de novembro de 1628 e o missionário tirôles Pe. Antônio Sepp, falecido em 13 de janeiro de 1733, certamente o grande gênio das reduções guaranis. Atribui-se a ele a introdução da fundição do aço e do ferro no sul do Brasil para a fabricação de instrumentos de trabalho e de sinos.
Os jesuítas foram expulsos do Brasil em 1759, pelo Marquês do Pombal, Primeiro Ministro de D. José I, rei de Portugal, e a Companhia de Jesus foi supressa em todo o mundo em 1773 pela Bula "Dominus ac Redenptor", do Papa Clemente XIV, cedendo a pressões principalmente dos governos da França, da Espanha, de Portugal e de Nápoles. Os 22.589 jesuítas que trabalhavam em 669 Colégios e Universidades, em 61 noviciados, 340 residências religiosas, 171 seminários, 1.542 igrejas e 271 missões em todo o mundo foram proibidos de viver em comunidade e, em certos casos, até de exercer o seu ministério sacerdotal. A Companhia de Jesus teve que permanecer oculta e inativa durante 41 anos.
A restauração da Companhia de Jesus se deu em 7 de agosto de 1814. Mas somente, em 1842 os jesuítas entraram novamente no Brasil (via Porto Alegre), vindos da Argentina. Em 1843 se dirigiram à cidade de Desterro (hoje Florianópolis/SC) onde constituíram sua Comunidade. A 25 de setembro de 1845 abriram o primeiro Colégio da Companhia de Jesus, após a sua Restauração, no Brasil. Foi de pouca duração. Encerrou-o a febre amarela, após ter vitimado 6 jesuítas e 3 alunos, em 1854.
Sincretismo
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Também chamado de Hibridismo Religioso, o sincretismo é a tentativa de conciliar crenças díspares ou mesmo opostas.
O termo é mais comumente utilizado com referência religiosa, como tratando religioso tradicional da Bahia, onde há influência de crenças africanas em rituais da Igreja Católica O sincretismo também é comum na literatura, música, artes de representação e outras expressões culturais. (Compare com o conceito de ecleticismo.)
Como Exemplos de Sincretismos religiosos poderiam ser citados so "ritos" da igreja Universal como o vale de sal, terapia do amor e outros, onde é utilizada uma "crendice" ou seja, quase que uma crença em fatos visiveis do que a fé propriamente dita, o que por si só ja contraria a pratica da fé como descrita na biblia.
Na psicologia é fenômeno psicológico que caracteriza uma fase do desenvolvimento da criança durante a qual ela percepciona os objetos no seu conjunto, sem os individualizar, só conseguindo distinguir os elementos do todo num período mais avançado do seu desenvolvimento mental.
2006-09-11 01:42:05
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Nossa essa historia daria um livro,
Muito amplo o trabalho dos jezuitas, um deles foi a catequização, a educação, aff......até cansa só em pensar.
2006-09-11 00:44:43
·
answer #2
·
answered by Roselda F 2
·
1⤊
0⤋
Os jesuÃtas vieram para o Brasil com o objetivo de catequisar os Ãndios para que as terras fossem colonizadas de modo mais pacÃfico.
Dentre todas as ordens religiosas que aqui estiveram - por exemplo, a dos carmelitas, franciscanos, beneditinos -, merece destaque especial a ordem dos jesuÃtas.
A "Companhia de Jesus" fora fundada em meadosde 1534 pelo ex-militar Inácio de Loiola (santo). Os primeiros contatos com os silvÃcolas mostraram a ineficiência de se inicar a catequese com os elementos adultos das tribos, pois estes apresentavam-se com crenças estabelecidas e muitos hábitos e arraigados (antropofagia, por exemplo).
A catequese se fez, portanto, visando o pequeno "curumin", ou seja, a criança indÃgena. Nas primeiras tentativas de atrair os curumins para a missão, os jesuÃtas utilizaram todos os tipos de artÃficios: cantos, festas, procissões, representações teatrais, etc.
Pouco a pouco, toda a tribo mudava-se para as proximidades da missão jesuÃtica, favorecendo assim o trabalho dos padres.
As Missões :: No governo de Mem de Sá surgiram as primeiras aldeias ou missões, que também seriam conhecidas como "Reduções", dirigidas pelos jesuÃtas. Os demais elementos que as compunham eram na maioria indÃgenas catequizados.
O Trabalho:: Nessas missões os jesuÃtas obtinham a cooperação voluntária dos indÃgenas; eles trabalhavam na agricultura , na construção de casas, igrejasm escolasm depósitos e, ainda, contribuÃam para a manutenção das missões, trazendo o que conseguiam obter através da caça e da pesca.
Todo produto deste trabalho era entregue ao chefe da missão, que por sua vez distribuÃa o necessário para a sobrevivência dos elementos da missão.
Localização:: Essas missões foram numerosas, destacando-se, contudo, no Norte, onde os jesuÃtas aproveitavam o curso do Amazonas e seus afluentes, internando-os pelos sertões à procura das tribos indÃgenas.
As missões foram de grande importância na formação de cidades pois facilitavam a entrada do elemento branco no interior do PaÃs. Outro traço de grande importância na atuação dos jesuÃtas foi a criação dos colégios que constituiram a base cultural da Colônia.
Primeiros colégios fundados:
1. "Os Meninos de Jesus", na Bahia.
2. "São Paulo de Piratininga", São Paulo.
" (...)
Marques de Pombal:: No contexto da “Reforma Pombalina”, tratou-se de simplificar e abreviar os estudos, fazendo com que um maior número de cidadão se interessasse pelos cursos superiores. Ao lado do estudo da lÃngua portuguesa, procurou-se dar maior ênfase aos estudos de natureza cientÃfica e de tornar o ensino o mais prático e profissional possÃvel.
O ensino público foi reorganizado, financiado pelo Estado e fora das fronteiras da Igreja. A formação de professores e a sua seleção foram objetos de programas especiais. Essa orientação foi, também, aplicada no Brasil, com vista ao rompimento da tradição representada pelos jesuÃtas. O choque foi inevitável. Em 1759, o Marquês de Pombal determinou a expulsão dos jesuÃtas do Brasil (...)".
----------
O sincretismo tem a ver com a cultura negra ::
Era uma forma dos negros disfarçarem a crença religiosa através das imagens de santos católicos, religião cultuada pelos senhores. Alguns santos receberam nomes de entidades.
2006-09-09 02:28:57
·
answer #3
·
answered by aeiou 7
·
1⤊
0⤋
Um dos objetivos da formação cristã presente em todas as instituições jesuítas é não apenas ajudar jovens e adultos a praticar individualmente sua fé, mas torná-los cada vez mais conscientes das exigências de sua vocação cristã que é essencialmente apostólica, missionária.
Todo cristão, qualquer que seja seu estado de vida ou profissão, é chamado a construir o Reino de Deus, a difundir os valores evangélicos mediante suas palavras e, sobretudo, mediante seu testemunho de vida, no tempo e no lugar em que vive.
A espiritualidade inaciana, baseada na experiência mística de Inácio de Loyola, expressa no livro Exercícios Espirituais e nas Constituições da Companhia de Jesus, por ele elaboradas, se apresenta hoje como muito apropriada para ajudar o leigo cristão a viver sua vocação no mundo e, particularmente, a dimensão apostólica dessa vocação. E esta formação espiritual e religiosa do laicato, de jovens e adultos, constitui hoje uma prioridade apostólica para a Província Jesuíta do Brasil Centro-Leste.
No passado, esta formação era feita através das Congregações Marianas que traduziam o carisma inaciano para o leigo e que hoje tem a sua continuação nas Comunidades de Vida Cristã (CVX).
Nessas comunidades, homens e mulheres, adultos e jovens, encontram uma inspiração para uma vida consagrada ao serviço e construção do Reino de Deus. Clique sobre o "endereço" abaixo e saiba mais sobre CVX.
2006-09-08 16:41:01
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Literatura dos jesuítas, como o próprio título indica, foi criada pelos Jesuítas e era voltada principalmente para o trabalho de catequese.
A carta de Pero Vaz de Caminha é considerada o primeiro documento da literatura dos Jesuítas no Brasil.
A título de catequizar o "gentio" e, mais tarde, a serviço da Contra-Reforma Católica, os jesuitas logo cedo se fizeram presentes em terras brasileiras. Marcaram essa presença não só pelo trabalho de aculturaçáo indígena, mas também através da produção literária, constituida de poesias de fundamentação religiosa, intelectual despojadas, simples no vocabulário, fácil e ingênuo.
Também através do teatro, catequizador e por isso mesmo pedagógico, os jesuitas realizaram seu trabalho. As peças, escritas em medida velha, mesclam dogmas católicos com usos indígenas para que, gradativamente, verdades cristãs fossem sendo inseridas e assimiladas pelos índios. O autor mais importante dessa atividade é o Padre José de Anchieta. Além de autor dramático, foi também poeta e perquisador da cultura indígena, chegando a escrever um dicionário da língua tupi-guarani.
Em suas peças, Anchieta explorava o tema religioso, quase sempre opondo os demônios indígenas, que colocavam as aldeias em perigo, aos santos católicos, que vinham salvá-las.
Sincretismo
Também chamado de Hibridismo Religioso, o sincretismo é a tentativa de conciliar crenças díspares ou mesmo opostas.
O termo é mais comumente utilizado com referência religiosa, como tratando religioso tradicional da Bahia, onde há influência de crenças africanas em rituais da Igreja Católica O sincretismo também é comum na literatura, música, artes de representação e outras expressões culturais. (Compare com o conceito de ecleticismo.)
Como Exemplos de Sincretismos religiosos poderiam ser citados so "ritos" da igreja Universal como o vale de sal, terapia do amor e outros, onde é utilizada uma "crendice" ou seja, quase que uma crença em fatos visiveis do que a fé propriamente dita, o que por si só ja contraria a pratica da fé como descrita na biblia.
Na psicologia é fenômeno psicológico que caracteriza uma fase do desenvolvimento da criança durante a qual ela percepciona os objetos no seu conjunto, sem os individualizar, só conseguindo distinguir os elementos do todo num período mais avançado do seu desenvolvimento mental.
2006-09-08 16:39:54
·
answer #5
·
answered by celsovinna 2
·
1⤊
0⤋
isso dá um livro. Mas uma coisa é certa, eles conheciam a radioestesia como ninguém, e não ensinaram para ninguém, que egoísmo
2006-09-08 16:38:40
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋