English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

4 respostas

Tem que confiar muito!!!
Botar a Mão no Fogo

Embora João Ribeiro e Magalhães Jr. nos forneçam importantes informações sobre esta frase feita, transcreveremos apenas um fragmento do Câmara Cascudo, pois ele nos parece suficiente para esclarecer a sua história. Ele nos faz recordar que: "... uma das justificações nos ordálios da Idade Média era a prova do ferro caldo. Quem alegava inocência submetia-se a pegar numa barra de ferro aquecida ao rubro e caminhar com ela na mão por alguns metros. Envolvia-se a mão em estopa, selada com cera, e três dias depois abria-se atadura. Se a mão estivesse ilesa, sem sinal de queimadura, era evidente e provada a inocência. Se estivesse queimada, provada estava a culpabilidade e era imediata a punição pela forca."

Botar a mão no fogo por alguém, portanto, é jurar pela sua inocência.

Existem inúmeras variantes, como: pôr a mão no fogo; meter a mão no fogo; colocar a mão no fogo; assim como as suas negativas.

2006-09-08 07:13:01 · answer #1 · answered by miosotis 7 · 0 0

de um maluco qualquer que queimou a mão pode ter certeza disso...

2006-09-11 00:48:40 · answer #2 · answered by professor 3 · 0 0

Segundo Câmara Cascudo"... uma das justificações nos ordálios da Idade Média era a prova do ferro caldo. Quem alegava inocência submetia-se a pegar numa barra de ferro aquecida ao rubro e caminhar com ela na mão por alguns metros. Envolvia-se a mão em estopa, selada com cera, e três dias depois abria-se atadura. Se a mão estivesse ilesa, sem sinal de queimadura, era evidente e provada a inocência. Se estivesse queimada, provada estava a culpabilidade e era imediata a punição pela forca."

2006-09-08 14:27:53 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

Se não me engano, era costume dos povos bárbaros, para uma pessoa provar que não era culpada de alguma coisa, por exemplo, tomar um líquido horrível (e se não fizesse careta era inocente), derramarem na pessoa um líquido fervendo e se não ficasse marca era inocente e por a mão no fogo sem que houvesse queimadura.... (coisas barbaras e sem sentido, enmtende). Acho que é daí que vem a expressão...

Valeu?

2006-09-08 14:12:36 · answer #4 · answered by piupiu 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers