A melhor hipótese que vi até o momento relaciona o big bang às flutuações quânticas do vácuo.
Para a mecânica quântica, mesmo no vácuo mais completo encontramos uma contínua criação e aniquilação de partículas, regídas pelo princípio da incerteza de Heisenberg. Estas partículas são criadas aos pares: por exemplo, um próton seria criado juntamente com um anti-próton, e num curto espaço de tempo eles se aniquilariam um ao outro.
A hipótese sobre o big bang baseia-se nessa criação matéria - antimatéria e no fato de que o que observamos em nosso universo é apenas matéria, havendo uma falta inexplicada da antimatéria.
Para entender essa hipótese, imagine o seguinte cenário: no "nada" original formam-se duas imensas "partículas", uma de matéria e a outra de anti-matéria. Cada uma afastaria-se um pouco da outra e depois "explodiriam" em big bangs. Estaríamos então vivendo no universo criado a partir da partícula de matéria, devendo existir alhures um "anti-universo" criado a partir da partícula de anti-matéria que, talvez, um dia venha a chocar-se com o nosso, ambos aniquilando-se no processo.
Também há uma outra hipótese interessante que não utiliza a idéia de um "anti-universo". Ele diz simplesmente que o big bang originou-se como uma flutuação quântica, tendo sido isso possível porque o conteúdo total de energia do nosso universo seria zero: a energia potencial gravitacional, que é negativa, cancelaria com a energia cristalizada na forma de matéria.
Estas duas hipóteses nos levam a pensar na possibilidade de que não só o nosso universo (e talvez o seu anti-universo associado) tenham existido, mas incontáveis outros também possam ter existido e continuem a se formar até hoje, sem entrar em contato com o nosso, em um processo infinito.
Mas tudo isso ainda fica no reino da especulação, e vamos ter que avançar muito antes que alguma hipótese receba alguma sustentação nos fatos.
2006-09-08 03:50:37
·
answer #1
·
answered by Geek 5
·
0⤊
1⤋
Como eu nao estava lá, só posso subjetar.
Acredito que havia um universo, que estava sendo engolido pela entropia. Após isso, surgiu a grande explosão, que foi o Big Bang. Nesse caso, acredito que nosso universo seja espólio de universos anteriores. Para nós, meros humanos, nao tem como acreditar na teoria do NADA, pois o que é o nada? O Vacuo? mas se tem vácuo, É por que existe algo. esse algo poderia ser uma divindade superior ( Deus ou qualquer outro nome) que o preencheria.
2006-09-08 03:44:04
·
answer #2
·
answered by Marcelo 5
·
1⤊
0⤋
Stephen Hawkin já havia respondido isso, baseado em parte na relatividade de Einstein, que demonstrou que espaço e tempo são coisas interdependentes. Ou seja o espaço (criado pelo big bang) teve seu início junto com o tempo. Nas próprias palavras deles, antes do big bang havia o "não-espaço" e o "não-tempo". Essa a opinião deles. Agora para alguns estudiosos, o universo possui uma espécie de "movimento respiratório" onde ocorre um big bang e ele se expande até certo ponto quando em função das forças gravitacionais, ele num determinado momento começa a se contrair, até que novamente num determinado momento toda a massa do universo estará concentrada num único ponto e daí - bang - ocorre um novo big bang. Assim, podes escolher qual das explicações, pois ninguém sabe ao certo: o "não-espaço" ou "havia outro universo antes deste". Faça sua escolha !
2006-09-08 03:40:27
·
answer #3
·
answered by _______-------_______ 3
·
1⤊
0⤋
um grande vazio
2006-09-08 03:38:22
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Se quiser encontrar a verdade, comece por duvidar das explicações didáticas tradicionais.
Use apenas a lógica racional.
O bigbang foi apenas um evento na história do universo.
Como não querem reconhecer que não sabem como começou, inventaram esta desculpa esfarrapada.
Antes da expansão já havia o céu e até o inferno para mandar gente que faz este tipo de pergunta.(Uma breve história do tempo)
E que dá este tipo de resposta.
E pelo menos duas particulitas más:
Mas nada de matéria e antimatéria que é outra abobrinha de conversa fiada.
Tratava-se de um cosmóvulo e de um espermoastro.
Que foram criados estáticos no infinito espaço vazio, mas um em relação ao outro tinham uma velocidade medonha...
E colidiram numa porrada ejaculogenica que liberou muita energia.
Parte da energia se condensou em matéria na razão m=E/c2. (nesta parte eu acredito)
Mas isso foi só um evento.
Se fosse falar agora teria de resumir muito.
Depois eu conto em outro recanto da net.
2006-09-08 21:08:44
·
answer #5
·
answered by Mouro 4
·
0⤊
0⤋
Antes disso Ele estava acendendo o pavio...
2006-09-08 11:33:34
·
answer #6
·
answered by Luiz Borg 2
·
0⤊
0⤋
Diz a teoria do Big Bang que existia um ponto extremamente condensado denominado singularidade,que explodiu,gerando o tempo,o espaco e a matéria.
2006-09-08 07:42:41
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Temos que aceitar que o universo sempre existiu. Ele sempre existiu e pronto ponto final. Se não pensarmos assim estaremos errados,pois , antes do Big Bang havia algo que era o universo.Vou dizer mais uma vez este sempre existiu. Sei que é difícil de acreditar mas é a realidade. Aceitamos na matemática que uma reta não tem começo nem fim e assim é o universo.
2006-09-08 06:44:19
·
answer #8
·
answered by ludvan 2
·
1⤊
1⤋
Antes havia apenas uma sopa de quarks, energia e anti-matéria acumulados em um ponto com gravidade infinita. Esse ponto possivelmente é uma passagem (buraco branco) para uma dimensão ainda desconhecida ou um universo paralelo no qual há outras forças além das 4 conhecidas.
2006-09-08 03:50:59
·
answer #9
·
answered by Observador 3
·
1⤊
1⤋
um monte de poeira, gases... que reagiram e bum...
2006-09-08 03:39:14
·
answer #10
·
answered by BilicaVet 3
·
0⤊
0⤋
O nada não existe. Então o que havia antes disso? Ninguém sabe.
Eu acredito que seja Deus.
2006-09-08 03:36:38
·
answer #11
·
answered by Cristian 2
·
0⤊
0⤋