O Chico estava se referindo ao Presidente da República e ao Militarismo;
"Hoje você é quem manda,
falou, tá falado,
não tem discussão, não
A minha gente hoje anda
falando de lado e
olhando pro chão, viu
Você que inventou esse estado e
inventou de inventar toda a escuridão
Você que inventou o pecado
esqueceu-se de inventar
o perdão"
As prisões, as perseguissões, os assassinatos de militantes de esqerda. As invasões de Universidades. As prisões de políticos. A retirada de direitos e de cidadania.
"Quando chegar o momento,
esse meu sofrimento vou cobrar com juros, juro"
Hoje, nós temos uma falsa liberdade de expressão e uma falsa democracia na imprensa. Quem manda na imprensa é o dinheiro. A peste global de televisão somente publica a notícia que lhe interessa. Os grandes anunciantes determinam que tipo de notícia sairá publicada.
Recentemente ( há uns 6 anos) escrevi uma carta a um jornal para contar acontecimentos em danceterias daqui de Brasília. O assunto era muito grave e envolvia segurança, violência e até venda de bebidas alcoólicas para menores que quase entravem em coma.
O jornal me devolveu a carta com um texto muito educado pedindo para eu resumir o assunto a 20 linhas.
Parei de comprar o jornal, mas isso só é insuficiente.
O horário do "Jornal Nacional" na globo é muito caro. Para tu fazeres uma inserção de 30 segundos 2 ou 3 vezes custa perto de cem mil reais. Porém se tu encontrares quem pague e tentares conseguir o horário (como já aconteceu comigo) eles irão te perguntar qual o assunto, se o assunto denunciar um grande anunciante ou o governo (que e um grande anunciante) eles irão te dizer que só tem disponibilidade de horário para o próximo semestre. Tente.
Porém hoje não se retira direitos civis assim tão ostensivamente.
A politização de um povo é um PROCESSO LONGO.
Todos deveríamos estar participando de algum partido político para opinar e cobrar, desde o momento em que ingressa no segundo gráu o cidadão deveria participar...
Agora, por exemplo, esse governo optou por ser assistencialista, como forma de obter votos da classe mais numerosa que são os totalmente desassistidos. A classe média vai ficando menos... "média"... os impostos vão sendo criados.
Agora estão apresentando um "Projeto de Lei" para criar mais um imposto de 13% ao ano
(veja minha pergunta: "Tu és a favor de imposto de 13% ao ano, descontado em folha?").
Tivemos um Collor. Cadê a cadeia para os responsáveis? Tivemos FHC vendendo tudo financiado pelo BNDS. Etc.
O processo de politização só pode ser acelerado pela educação. No entanto quanto se investe em educação em nosso País?
O Chico qeria que acabasse aquela perseguição toda. Mas uma coisa temos que concordar. Os militares não faziam tudo aquilo para se favorecer. Faziam porque acreditavam estar certos e, como Generais não ouvem soldados... Fizeram o que fizeram.
"'Inda pago pra ver
o jardim florescer
qual você não queria"
Mas o jardim ainda está uma relvinha bem escassa, brotando vagarosamente.
Porém hoje, somente a Internet nos permite ter a liberdade de cantar assim:
"Como vai abafar
nosso coro a cantar
na sua frente"
De resto, não temos acesso, não temos voz.
Falamos no máximo para nosso vizinho. Não há essa liberdade ampla e, são os mensalões, os sanguessugas, a podridão política que vem desde o império e continua.
"Você vai se dar mal,
et cetera e tal, laraia, laraia..."
Os militares não se deram mal. Não enriqueceram da noite para o dia como nossos políticos. Mas não se deram mal.
Nossos políticos, no entanto, metem a mão no dinheiro dos impostos e mensalão prá cá, favorecimento prá lá, e criam mais impostos. E fazem de conta que atualizaram a tabela do IRPF...
Foi uma boa pergunta.
Abraços.
2006-09-08 05:24:38
·
answer #1
·
answered by Tupã Mirim 4
·
2⤊
1⤋
Minha opinião é a de que, se cada um fizesse bem sua parte, hoje seria um dia bem melhor para todos. Eu, por mim, estou ótimo, tenho tentado de tudo para fazer bem a minha parte.
2006-09-08 11:34:54
·
answer #2
·
answered by astrorei, carioca e busólogo 6
·
1⤊
0⤋
É, como dizia Sartre "o Inferno são os outros!"
Por enquanto tivermos alguém para colocar a culpa dos nossos insucessos, continuaremos esperando.
Nós somos os certinhos. Os Outros é que não nos permitem fazer algo de melhor.
Sartre não quis dizer isto, mas também se aplica, no caso de sua pergunta.
Onde começa o "Outros"?
Onde termina o "Nós"?
Creio que seja na responsabilidade de cada um.
O Outro Dia é Já. Somos Nós os responsáveis por Nós mesmos.
Os Outros não existem.
Somos condenados a sermos livres, e à colheita da Liberdade.
2006-09-08 11:05:12
·
answer #3
·
answered by ? 5
·
1⤊
0⤋
quero fazer a resposta da resposta.
dizer que uma ditadura tem um lado bom é algo irresponsável e perigoso. este argumento do benefício do crescimento econômico é o papo mais furado que eu conheço. pra quem não sabe, o tal crescimento econômico propiciado pela ditadura foi um dos maiores contribuintes para o aumento da dívida externa.
mas não é nem esse o maior problema que vejo neste argumento: crescimento econômico, ok, mas crescimento para quem? quem foi beneficiado neste processo? com certeza não foi a parte mais necessitada da população. alguns poucos empresários e uma parcela da classe média. acho hipócrita se dizer que o brasil cresceu economicamente e que isso é uma coisa boa sem parar pra pensar no que isso realmente mudou na vida das pessoas.
e mesmo para essas poucas parcelas da população que sofreram efeitos econômicos benéficos durante a ditadura, a que preço? acho que nós, de novas gerações, que não vivemos a ditadura não temos como dimensionar o que é viver sem ter o direito de discordar, viver com medo por pensar diferente.
e quanto ao caráter do desenvolvimento econômico: será que é proveitoso a longo prazo tentar se inserir a qualquer custo no sistema mundial? criar economias subsidiárias e periféricas para perseguir um ideal externo? este é um fenômeno histórico na america latina desde as independências, e me parece que o resultado não tem sido dos melhores. o contraponto é a china, que se fechou para o mercado mundial até que se fortalecesse o suficiente. enfim, não saco muito de economia, mas isso me parece bastante simples.
quanto à música do chico, por maior que esteja a ***** hoje, acredito que não se compare ao período em que a música foi feita. hoje temos o direito de discordar, temos uma relativa liberdade para dizer o que pensamos e lutar pelo que quisermos, mesmo que isso vá contra o pensamento hegemônico. tudo bem, também enfrentamos outros tipos de dominação. mas mesmo com todos os problemas que enfrentamos, acredito que vivemos uma realidade bastante diferente e que corresponde, ao menos em parte, ao amanhã que chico professava.
desculpe pessoal, me empolguei escrevendo aqui.
e pensando bem, nem tem tanta liberdade assim... me dei conta de que fui censurada ali em cima... **** *****...
2006-09-08 11:05:10
·
answer #4
·
answered by Luiza. 1
·
1⤊
1⤋
ESTA MÚSICA ELE FEZ PARA MOSTRAR QUE NÃO HÁ MAL QUE NUNCA SE ACABE. E EU SEI DISSO PORQUE REZEI MUITO PARA A SAÍDA DE FHC.
2006-09-08 10:35:52
·
answer #5
·
answered by RRB 4
·
1⤊
1⤋
Não, está pior que antes. A miséria tb está na criatividade das letras das músicas, comparando com esses caras que foram influenciados por essa época.
Só pra completar, tirando uma recordação da minha cachola, de criança uma vez eu gritei "Fora Figueiredo!", talvez influenciado pelo que ouvi, minha mãe me deu um p___ esporro, ficou com medo do dops bater lá em casa.
2006-09-08 10:33:07
·
answer #6
·
answered by Itamar R 5
·
1⤊
1⤋
poxa kra.. acho o Chico Buarque o melhor compositor de todos os tempos!!!!!!!
hahaha zuando. pois eh... o cara eh um genio mas nao percebeu q a ditadura pode ser melhor q a democracia em mtos aspectos (como no crescimento economico!! e na tentativa de se igualar a renda de uma forma compulsoria - a China tera essa chance, vamos ver o q ela ira fazer)
2006-09-08 10:32:04
·
answer #7
·
answered by Fabio-BH 5
·
1⤊
1⤋
eu não sei até quando teremos paciência de esperar outro dia.
2006-09-08 13:53:42
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
2⤋