Estive lendo a respeito, sei que muitas alemãs foram vítimas de estupro pelos russos quando a Alemanha perdeu a guerra em 1945. Lí dois livros, um é "Berlim, 1945-A Queda"; outro é "Uma Mulher em Berlim" de uma autora anônima (um livro apaixonante e surpreendente de uma grande mulher). Fico pensando que os homens fizeram a guerra, mas foram elas, essas mulheres anônimas que foram as grandes heroínas da reconstrução da Alemanha. Como eu sei que em Berlim há um monumento para os judeus mortos nos campos e até um para o "combatente russo desconhecido", fico pensando se há na Alemanha algum monumento a essas mulheres, vítimas inocentes de uma guerra a qual não lhes foi dada a opção de recusar. Se alguém souber da existência de um monumento às vítimas alemãs inocentes me avisem tá. Agora, se não existe nenhum monumento a elas, alguém não acha que já deveria ter sido erguido?
Só para lembrar que numa guerra as vítimas são de parte a parte pelo menos?
2006-09-08
01:16:28
·
6 respostas
·
perguntado por
Lavs Deo!
7
em
Negócios Regionais
➔ Alemanha
➔ Berlim
As estatisticas dos livros que li são deprimentes, algo em torno de 130.000 alemãs foram violadas só em Berlim quando da queda da Alemanha. No livro "Uma Mulher em Berlim" hé um trecho em que a autora comenta o que ouviu numa fila para pegar a parca ração que recebiam: "uma em cada duas mulheres está grávida." É impressionante que a memória do pós-guerra não tenha cuidado em exigir ao menos justiça para essas vítimas inocentes da guerra, será que é por que essas vítimas são as vítimas do lado que perdeu?
Mais detalhes, as alemãs idosas de Berlim chamam o monumento ao "Soldado Soviético Desconhecido" que fica no setor da antiga Alemanha oriental de "Monumento ao Estuprador Desconhecido".
E a problemática do conceito de crime de guerra e limpeza étnica fica ainda mais patente quando se sabe que na Prússia Oriental (um território que era da Alemanha) uma população de 2,2 milhões me 1940 fôra reduzida para 193.000 no final de Maio de 1945.
2006-09-13
16:19:12 ·
update #1