English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Sartre desenvolveu uma gama de idéias destacando-se além da liberdade, o engajamento, a angústia, o outro e o teatro de situação.

2006-09-07 16:24:27 · 5 respostas · perguntado por Cacá 2 em Artes e Humanidades Filosofia

5 respostas

cada pessoa pode a cada momento escolher o que fará de sua vida, sem que haja um destino previamente concebido. ao invés disso, as escolhas de cada um são direcionadas por projetos. há vários tipos de projeto como comprar uma casa ou comer salada no almoço mas Sartre considerava que todas as pessoas são movidas por um projeto fundamental, o projeto de auto-realização, ele diz que nosso projeto fundamental é ser uma pessoa que ja realizou tudo e preserva sua consciencia. diz que é como idealizamos Deus, um ser poderoso, sem limitações... em outras palavras, para Sartre, o homem é um ser que "projeta tornar-se Deus". a liberdade é que torna possível escolher dentre todas as alternativas possíveis, aquela que vai nos levar a um caminho mais curto em direção ao projeto fundamental.

entendeu???

espero que tenha ajudado...

2006-09-07 16:43:05 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

Sartre viveu em ambiente francês, intelectual, burguês, tendo assim uma visão bastante diferente (algumas interessantes). A questão do ¨ser e o nada¨permitiria ao indivíduo escolher o que fazer, acredito que hoje, na realidade o ser humano está mais condenado à escravidão, escravidão de idéias, valores, desenvolvimento profissional, pessoal - como uma mera peça em jogo manipulado.

2006-09-08 10:32:59 · answer #2 · answered by ◘ Ysis ◘ 7 · 0 0

Liberdade. No entender de Sartre, estamos "condenados à liberdade"; não há limite para nossa liberdade, excepto o de que "não somos livres para deixarmos de sermos livres." Porque não há nenhum Deus e portanto não há qualquer plano divino que determine o que deve acontecer, não há nenhum determinismo. O homem é livre. Nada o força a fazer o que faz. "Nós estamos sozinhos, sem desculpas." O homem não pode desculpar sua acção dizendo que está forçado por circunstâncias ou movido pela paixão ou determinado de alguma maneira a fazer o que faz.

Quanto à liberdade eu tenho uma opinião algo diferente… para começar acredito que existe um Deus, que nos criou com o livre-arbitrio, oportunidade de escolha, logo nunca o podemos culpar pelas escolhas que fazemos da nossa vida. Está nas nossas mãos escolher o caminho correcto ou errado a seguir, independentemente do caminho que escolhermos vamos responder pelos nossos actos, acredito que ao optar-mos pelo caminho correcto seremos recompensados mais cedo ou mais tarde, quanto aos que escolhem o caminhe errado, esses sofrerão as consequências!

2006-09-08 07:38:42 · answer #3 · answered by KeLLy 2 · 0 0

Uma das afirmações mais conhecidas de Sartre é que o ser humano está condenado à liberdade. Isso significa que cada pessoa pode a cada momento escolher o que fará de sua vida, sem que haja um destino previamente concebido. Ao invés disso, as escolhas de cada um são direcionadas por projetos. Há vários tipos de projeto, como escrever um artigo na Wikipédia ou comprar uma casa, mas Sartre considerava que todas as pessoas são movidas por um projeto fundamental, o projeto de auto-realização, da transcendência

2006-09-08 01:16:34 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

"O homem está condenado a ser livre"

2006-09-07 23:30:53 · answer #5 · answered by Tsunami 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers