Apesar de as minhocas terem 14 pares de "corações", nenhum deles o é verdadeiramente, são apenas grandes reservátórios de sangue, já que nenhum deles têm a função de bombear o sangue como no nosso caso.O sangue vai-se deslocando impulsionada pelas contrações da própria minhoca.
Continuação à sua nova pergunta:
Antes de mais o sistema circulatório da minhoca é muito simples, é constituido por um vaso dorsal ao logo de toda a minhoca, que de vez enquando tem umas zonas mais largas,os tais falsos corações ( que eu corrijo não são 14 pares, mas unidades), que formam um ciclo nesse local com "coração",artéria,capilares,veia,"coração".
Não sei se estás a imaginar.
Resumindo é como uma colona soldada a vários arcos paralelos, formando um cilindro.
A existencia de vários corações não tem nada a ver com a falsa capacidade de uma minhoca se multiplicar por gemiparidade. Se cortares uma minhoca ao meio, não ficas com duas, no máximo sobrevive a minhoca pois os orgão vitais encontram-se na primeira metade do corpo, até à zona lisa, o clitélio.
As minhocas reproduzem-se sexuadamente, embora sejam hermafroditas.
Procura em livros de biologia imagens, pois na net há poucas.
Espero que tenha explicado melhor.
2006-09-07 22:24:30
·
answer #1
·
answered by edgarsilvalopes 3
·
0⤊
0⤋
a tem é? Bom deve ser pelo fato de quando cortamos uma minhoca ao meio as duas partes se tornam novas minhocas (elas não morrem) e para isso precisam de mais corações... sei lá!
2006-09-07 20:48:03
·
answer #2
·
answered by Mariana 2
·
1⤊
0⤋
Minhoca
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Para outros significados de Minhoca, ver Minhoca (desambiguação).
?
Minhoca
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Annelida
Classe: Oligochaeta
Ordem: Haplotaxida
As minhocas são animais anelídeos da classe Oligochaeta, ordem Haplotaxida, distribuídas pelos solos úmidos de todo o mundo, algumas de apenas centímetros e outras com um a dois metros de comprimento, caso da minhocuçu. O seu corpo é formado por anéis (segmentos corporais). São ainda conhecidas pelos nomes populares de bichoca e isca (principalmente quando usadas na pesca).
Elas vivem enterradas (são animais subterrâneos), escavam galerias e canais, buscando abrigo e restos vegetais, seu principal alimento, ingerido com grandes quantidades de terra. Elas são, portanto, animais detritívoros, pois se alimentam de detritos de várias origens, que compõem o húmus.
As minhocas têm o corpo cilíndrico, alongado, com a boca e o ânus, em extremidades opostas; e um anel mais claro, o clitelo, mais próximo da região anterior.
Passando o dedo na sua região ventral, de trás para a frente, sentimos que a pele do animal é áspera, devido à presença de fileiras de microscópicas cerdas de quitina. As minhocas fixam as pontas das cerdas no solo, facilitando o seu arrastamento, quando contrai a forte musculatura da parede do corpo.
A epiderme das minhocas é coberta por uma fina cutícula de quitina e produz bastante muco, o que as torna viscosas, diminuindo o atrito com o solo e facilitando o arrastamento. O muco ainda protege a pele quando em contato com substâncias tóxicas ou nocivas e garante a umidade indispensável para as trocas dos gases respiratórios em toda a superfície do corpo. Esta é a chamada respiração cutânea.
[editar]
Os Órgãos Internos
As minhocas têm um sistema digestivo completo, que inicia na boca e termina no ânus. Na sua porção anterior, há uma grande câmara, o papo, e, em seguida, uma moela, que tritura o alimento. Segue-se um longo intestino, até o ânus, no último segmento.
O sistema circulatório é fechado, com uma grande rede de vasos muito finos, os capilares, sob a pele, para a troca de gases com o ambiente. É o mesmo tipo de circulação dos vertebrados. O sangue das minhocas é vermelho, por causa da hemoglobina, o mesmo pigmento encontrado nos glóbulos vermelhos dos vertebrados.
Em cada segmento do corpo há uma câmara interna, cheia de um líquido aquoso. Daí são retiradas substâncias de excreção, através de órgãos especiais que se abrem na pele, por poros microscópicos.
O sistema nervoso é representado por gânglios na cabeça e ao longo da região ventral do corpo. Os gânglios são formados por grupos de células nervosas que funcionam como centros de coordenação das diversas funções no corpo do animal.
[editar]
A Reprodução das Minhocas
As minhocas são hermafroditas, pois cada indivíduo tem testículos e ovários. No entanto, o animal não se reproduz sozinho, dependendo sempre da união com outro para a troca de espermatozóides, o que é chamado de fecundação cruzada. Na cópula, os dois animais se unem pelo clitelo, que produz bastante muco. Feita a troca de espermatozóides, os dois vermes se separam. Em seguida, cada um dos vermes produz um casulo cheio de ovos, depositando-o no solo. Após alguns dias, pequenos vermes saem dos casulos.
2006-09-08 11:03:54
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Porque as minhocas pertencem ao filo dos Anelídeos, que têm como característica a metameria, ou seja, a divisão do corpo em vários segmentos, sendo cada segmento possuidor dos mesmos órgãos. Sendo assim há de se concluir que em casa segmento da minhoca há um coração, bem como um nefrídeo, etc...
Esses corações ficam situados em volta do esôfago, bombeando o sangue para o vaso ventral.
2006-09-07 20:49:07
·
answer #4
·
answered by Amanda D 1
·
0⤊
0⤋
porque é uma espécie onde poligamia é normal...
2006-09-07 20:43:24
·
answer #5
·
answered by Deivison salvador/BA 4
·
0⤊
0⤋
quem disse a vc q vinhoca tem varios corações
d onde q vc tirou isso????
2006-09-07 21:12:07
·
answer #6
·
answered by iamar 3
·
0⤊
1⤋
quem disse que ela tem varios coraçoes?????????????
2006-09-07 20:51:52
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋