English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

como encontro a musica do boi do mamão?

2006-09-07 13:32:09 · 4 respostas · perguntado por sandrinha 1 em Sociedade e Cultura Mitologia e Folclore

4 respostas

BOI-DE MAMÃO CATARINENSE
A brincadeira do Boi existe no folclore brasileiro com diversos nomes: bumba-meu-boi, boi-bumbá, boi-de-reis, boizinho, boi-da-cara-preta, boi-pintadinho, etc. Conta-se que certa vez, em Santa Catarina, com pressa de se fazer uma cabeça para um boi de pano, foi usado um mamão verde, o que levou a denominar-se desde então de boi-de-mamão.
O Boi-de-Mamão é uma das manifestações mais populares do litoral Catarinense, revela em sua manifestação um auto dramático, encenado com alegre coreografia e ao som de uma cantoria contagiante que encanta e envolve crianças e adultos. É uma versão catarinense dos folguedos do bumba-meu-boi tão conhecido no Norte e Nordeste do Brasil.
O primeiro registro em Santa Catarina desta folia é de 1871, contada por José Boiteux, em seu livro “Águas Passadas”, onde descreveu uma dança realizada em Desterro (antigo nome de Florianópolis). Antigamente a brincadeira era conhecida como “Boi de Pano”, mas com a pressa de se fazer à cabeça foi utilizado um mamão verde para fazer a cabeça do boi, daí seu nome atual.
O auto popular do "Boi-de-mamão" nos lugares onde predominam os descendentes lusos, os chamados descendentes italianos ou de teutos, de brasileiros ou caboclos, ou, onde o estrangeiro aquelas festividades próprias do luso ou do seu descendente.
Quanto à época da sua realização há variantes, em que se enquadram todas dentro do período que vai do Natal ao Carnaval.
FIGURANTES e EVOLUÇÃO DO FOLGUEDO
Entre os figurantes do auto temos:
O "vaqueiro", chefe do bando, que é assim denominado no Vargedo, em outros lugares é conhecido como "Chamador", ou ainda por "Mateus". Ele vai sempre a frente, tendo à mão um bordão para chamar o "boizinho".
O elemento principal como o próprio nome indica é o boi, portanto, personagem obrigatório. Consiste em uma armação de madeira, sobre a qual estendem um pano grande, branco ou preto, com remendos da cor, imitando as manchas do couro do boi natural. Sob a armação vai o "brincador" (como o chamam). Ao boizinho dão um nome qualquer: Pintado, Malhado, etc. A não ser na hora em que brinca, o boizinho mantêm-se deitado. Atende só aos chamados do "Chamador", seu patrão. O "brincador" é mudado, de vez em quando, para não cansar.
Encontramos também, com a mesma persistência o "Cavalinho", com exceção da localidade de Lajeado, onde não aparece.
A "Cabra", aparece, tão somente nos autos do Rio das Pedras e de Capivara e Conquista.
A "Bernúncia" é totalmente catarinense e, assim como a Maricota (boneca de 3m de altura), o Cachorro, o Urso-branco,o Urso-preto e o Macaco são figuras obrigatórias no ritual do folguedo popular.
"Palhaços"e "Mascarados" são encontrados nos folguedos de Lajeado. Estes são trajados com roupas velhas, máscaras e bordão. Os mascarados são incumbidos de pedir esmolas aos donos das casas que visitam. Toda a receita arrecadada, muitas vezes, são oferecidas à Igreja local.
O "Doutor", tem funções de benzedor, pois com um galhinho qualquer diz:
"Eu benzo este boi
Com um galhinho de manjericão
O dono da casa
Tem que pagar um patacão!"
Eis algumas letras das cantorias dos trovadores repentistas:
"O meu boi é de mamão!
Coro: É sim, senhor!
Ora bumba, meu boi
Coro: Lá vai o boi!
Ó meu cavalinho
Entra cá prá dentro
Que o dono da casa
Já te deu licença
O meu boi é de mamão! etc...etc..
Ó meu cavalinho
De sela amarela
Não namora as moças
Que elas são donzelas!
O meu boi é de mamão! etc...etc..
Brinca Bernúncia, brinca
Ela brinca bem.
Se não brincar direito
Ela aqui não vem.
O meu boi é de mamão! etc...etc.."
"Eu vou sair pela cidade/Vou usar minha razão/Eu vou mudar esta história
Com o meu boi de mamão/Vou acabar co’esta tristeza/De ver meu povo chorar
Eu quero ver muita folia/Quero ver meu boi brincar
É a maricota dançando na rua/Mostrando que a luta não pode parar
É o jaraguá com a meninada/É o povo unido no mesmo lugar
É o vaqueiro na peça do boi/Aprendeu com a vida não pode errar
Oi abram alas minha gente/Que a bernuncia quer passar
Eu vou botá meu boi na rua/Quero ver meu boi brincar.
A brincadeira aborda um tema épico (a morte e ressurreição do boi). Apresenta a pantomima das investidas do boi, a sua morte, a encenação da cura, envolvendo todos os personagens, culminando com a ressurreição do boi.
A “cantoria” acompanha toda a apresentação cantando versos alusivos às figuras e à dramatização. Elas são algumas vezes acompanhadas por uma sanfona (gaita de mão).
O folguedo do Boi-de-mamão é uma das manifestações mais significativas da cultura popular catarinense. Está presente nos municípios do litoral e principalmente em Florianópolis, Capital de Santa Catarina, onde concentra o maior número de grupos.
UM BRASIL DE MUITOS PAÍSES......
Este é o nosso Brasil, terra de "festança" o ano inteiro, de todos os jeitos e para todos os gostos.
É bumba-meu-boi no Norte e no Nordeste. É Boi-de-mamão no litoral de sol e magia Catarinense, que transforma o povo e as ruas em quadros de pura alegria e exaltação da vida.
Entremeado de culturas, o Brasil é terra de muitos países.....
Lugar de transformação contínua, que nos devolveu em seiva e encantos os corpos que lhe confiamos. Aqui se vive, se canta e se encena a miscigenação das raças, no embalo de esperanças animadoras e iluminadas, que são nossas tradições e costumes e que refletem a riqueza da imaginação de nosso povo.
Um Brasil de muitos países....terra de sons mágicos, ritmos de encantamento, de filhos amados e hospitaleiros, de lucilante seduções e magnificente colorido...Oásis para ambiciosos audazes, onde aportaram culturas diferentes e de desconcertante requinte.
Venha, a mesa está posta! Pratos decorados com sedutoras heranças já estão servidos. Sente-se e desfrute deste maravilhoso arsenal de raízes etnicas, aureoladas de glória e saber profundo.
Texto pesquisado e desenvolvido por
ROSANE VOLPATTO

2006-09-09 02:24:02 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

sabe que não sei?

2006-09-11 00:46:53 · answer #2 · answered by professor 3 · 0 0

Boi de mamão é o nome dado ao Boi bumbá, personagem típico do folclore em todo o brasil. Ele recebe o nome de boi de mamão na região sul do Brasil. Veja um trecho da cantiga do boi de mamão abaixo.

Fizeram um terno de reis,
Fizeram um terno de rosa,
Está chegando a hora
De dançar a Maricota.
(cantiga de boi de mamão).

2006-09-08 20:14:07 · answer #3 · answered by Alberto 3 · 0 0

SOB o boi de mamão vai uma pessoa dançando.

Quanto a música não dá para cantar aqui.

2006-09-07 20:42:49 · answer #4 · answered by Naonda do YR 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers