Simples: os foguetes levam seu próprio suprimento de oxigênio
(comburente).
Para ocorrer a combustão é necessário um combustível e um
comburente, por exemplo o oxigênio. Um detalhe foguete não possuem turbinas e sim motores que são de maneira simplificada apenas um tubo com uma saída estreita.
2006-09-07 12:48:44
·
answer #1
·
answered by polyhedra 4
·
3⤊
0⤋
Tecnicamente, "turbina" é :
- um dispositivo que utiliza o fluxo de um fluido para realizar outra função, como mover um tanque de guerra ou um gerador de eletricidade, por exemplo. Esta é a definição mais usada, e sua aparência é , normalmente, semelhante a de um ventilador.
- Ás vezes, um dispositivo que faz o contrário também é chamado assim: utilizar um fonte de energia (por exemplo elétrica), para produzir um fluxo de fluido, como o ar.
Um foguete tem um bocal de expansão para queima do combustível e do oxigênio que carrega.
No caso dos foguetes brasileiros(como o VLS), vários misseis de ataque de outros países, e os 2 cilindros "menores" do lançador do ônibus espacial, é usado combustível sólido, que é composto de:
-alumínio em pó (que queima como magnésio e aumenta temperatura)
-borracha(produz gases que expandem e propelem o foguete, além de manter os componentes unidos)
-Um composto que, quando aquecido, produz oxigênio, semelhante ao usado nos fogos de artifício e munição.
Não é a toa que estes foguetes são controlados pelo exército...
Estes foguetes não possuem turbina, são acesos por um maçarico, de forma que o combustivel começa a liberar seu próprio oxigênio e queimar. Na verdade, queima até debaixo d'água e uma vez acesos, não podem ser apagados, queimando até o final.
No caso de outros foguetes, como o Soyuz russo que levou o astronauta brasileiro, existem turbinas que movimentam o querozene e o oxigênio líquido dos tanques de combustível para os bocais de expansão. Estas turbinas são acionadas por outras turbinas que utilizam a energia de:
- um fluxo de um gás pressurizado se expandindo.
- o fluxo de produtos de decomposição de uma substância, como água oxigenada concentrada.
- uma parte do fluxo queimado no bocal ou uma "pré combustão".
De qualquer maneira, o oxigênio ou outra substância que alimenta a combustão é carregada pelo foguete, o que faz com que ele seja muito mais pesado que a carga que ele carrega. Um avião comercial pesa, na decolagem, metade combustível e a outra metade estrutura e carga, usando oxigênio do ar. Um foguete para lançar algo em órbita tem mais de 10x propelente que carga útil e estrutura, sendo o oxigênio equivalente a cerca de 70-80% do peso do propelente.
2006-09-07 20:32:02
·
answer #2
·
answered by Milton Lucio 2
·
3⤊
1⤋
no espaço não, mas nos tanques de combustíveis da nave tem!
2006-09-07 19:38:56
·
answer #3
·
answered by viniquimica 4
·
2⤊
0⤋
Porque o foguete leva o combustível e o comburente (oxigênio) para fazer a queima.
2006-09-07 19:45:39
·
answer #4
·
answered by pedroamef 1
·
1⤊
0⤋
Puxa! Boa pergunta! Sempre quiz saber sobre isso!
2006-09-11 10:17:06
·
answer #5
·
answered by Dedeia 2
·
0⤊
0⤋
é uma questao de fisica, na verdade.
a propulsão a fogo do foguete so e usada ate o limite da atmosfera com o vacuo. a partir do momento que o foguete atinge o espaço, nao e necessario que o fogo seja usado porque ha uma coisa chamada força de atração, que é exercida pelos astros. Tambem no vácuo, os corpos ficam em Movimento constante, ou seja, se um corpo estava indo pra frente, ele vai continuar indo pra frente até que alguma outra força impeça. essa força, na Terra, é chamada de gravidade e atrito...
pra voltar, e usado o mesmo esquema. quando a nave atinge a atmosfera, ela é atraida pela gravidade, e os foguetes sao virados pra baixo pra neutralizrem a força-peso.
em suma, e isso
2006-09-07 19:51:32
·
answer #6
·
answered by miC 3
·
0⤊
2⤋
porque só e usada na atmosfera e não na estratosfera
2006-09-07 19:43:15
·
answer #7
·
answered by loupa 1
·
0⤊
2⤋