English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

A imprensa tem divulgado que o crescimento do Brasil no último semestre foi o menor de uma lista de cerca de 32 países emergentes. Só para ter uma idéia, China, Venezuela e Argentina, cresceram, respectivamente, 11,3%, 9,5% e 9%. O Brasil ficou em último, com 1,2%, quase um terço do penúltimo colocado, a Africa do Sul, com 3,6%. Sem xingar o Presidente ou o PT, qual o motivo científico - do ponto de vista da ciência econômica - para tal timidez econômica?

2006-09-07 11:43:01 · 11 respostas · perguntado por fgamajr 2 em Ciências Sociais Economia

11 respostas

Existem inúmeros fatores (educação, infra-estrutura, corrupção...), mais segundo a maioria dos especialistas o que mais pesa no atraso da economia brasileira é a "Informalidade".

A cada ano o Brasil deixa de ganhar o equivalente a um PIB da Austrália devido às práticas econômicas ilegais. Um mal que atinge 41% da economia brasileira(318 bilhões de dólares), a ilegalidade é hoje o principal obstáculo que trava o nosso crescimento. Práticas a margem da lei, como sonegação de impostos, contrabando e falsificação, respondem por 39% da diferença de renda entre brasileiros e americanos, tomados como parâmetro. Isso significa que, para produzir a mesma coisa, um trabalhador brasileiro leva cinco vezes mais tempo que um americano. A produtividade é exatamente a capacidade de gerar riquezas, portanto é natural que uma economia mais produtiva gere uma sociedade mais rica.
A solução para que o Brasil consiga crescer a taxas chinesas é, sem dúvida, o combate e a redução da informalidade.

Mas ai vem um pergunta: Esse mal não é conseqüência da horrível legislação brasileira (impostos sufocantes, juros, burocracia...)?

Exatamente. Então fica bem claro o q precisa ser feito pelo governo.

2006-09-07 12:13:10 · answer #1 · answered by ஃ panen et circenses ஃ 7 · 5 0

O Brasil há algum tempo deixou de receber capital de investimento e passou a receber capital especulativo. Isso define o porque do juro alto, o porque do dólar sobrando, o porque a taxa de crescimento reduz. Se você não aumenta a base da sua economia com investimentos, em estradas, em portos, em ferrovias, em novos negócios e nem incentiva isso, ficando preocupado somente com os programas de gasto público, ou seja os programas sociais, acontece isso, a economia tende a parar, a ser zero. Não tem investimento, como vai crescer? Seria uma aberração. Isso explicado assim para todo mundo entender.

2006-09-08 00:39:06 · answer #2 · answered by Poeta N 3 · 1 0

O crescimento de um país acontece quando a sua população está preparada políticamente para isto.Enquanto o país não acreditar no potencial de seus cientistas,seus economistas, em seus profissionais de ponta nunca sairemos da situação de meros copiadores de tecnologia alheia.Exportamos profissionais para o mundo todo e não sabemos aproveitá-los aqui.Lembro oas amigos qua a maior economia do mundo, não está baseada somente em sua própria capacidade, a economia norte-americana deu seu arranque com dinheiro judeu e até hoje os maiores grupos financeiros de lá são comandados pelo capital estrangeiro, isto a imprensa não divulga.

2006-09-07 20:50:44 · answer #3 · answered by katita 2 · 1 0

A falta de uma política econômica prudente com metas a serem cumpridas, baixo investimento em infra-estrutura, baixo investimento em educação e tecnologia, um governo extremamente corrupto, leis trabalhistas complexas e desnecessárias e uma população com fraca mobilidade social e pouca aquisição de bens. Teríamos que construir uma sociedade sem essas falhas econômicas e que soubesse distribuir a riqueza, fazendo com que as pessoas ampliassem o seu poder aquisitivo e pudesse comprar mais para alavancar o comércio.

2006-09-07 20:36:38 · answer #4 · answered by Bjornsbpon K 1 · 1 0

Falta ousadia, conhecimento e independência. Não falo da independência econômica, falo da independência das pessoas, que ocupam cargos e que tem a responsabilidade de modificar o que precisa ser modificado para que o país possa fluir economicamente. O Brasil é um país que tem montada uma arcáica rede de dependência entre pessoas, empresas e orgãos públicos, há avanços quando há interesses destes três grupos.
Um exemplo clássico desta situação são as exportações. O Brasil esta passando por um momento de expansão do comércio mundial ( logo vai da uma pausa), isto facilita as exportações haja visto os frequentes recordes nas exportações, tudo isto por causa de empresas privadas, na produção, transportes, e terminais alfandegados, já o governo na parte que lhe compete trabalha no sentido oposto, entregando a administração dos portos , que é por onde saem as cargas, na mão de políticos (não profissionais), cujo compromisso é apenas com o seu bem estar e com a retórica. Um outro problema é que o síndico do Brasil por falta de conhecimento e ousadia se vê obrigado a ficar dependente da rede citada acima preocupado apenas com um socialismo de marketing.
Resultado: Performance tímida numa fase favorável do comércio mundial, vamos ver o que nos espera, quando acabar esta fase favorável do comércio mundial.

2006-09-07 19:19:43 · answer #5 · answered by comandante 7 · 1 0

A diferença é que nos tornamos um País com base financeira, onde tudo está focado em cima de valores ( R$ ) virtuais, o dinheiro virou uma espécie de produto onde o mesmo é comercializado como se fosse uma laranja por exemplo. Deixamos de ser um País comercial, onde cada produto tinha o seu valor, fazendo com isso que cada produto vendido ou fabricado fosse revertido em benefício a quem estava presente em sua linha ( desde a criação até a outra ponta que é a sua comercialização ) Lembra da inflação ? o brasileiro sempre tinha dinheiro no bolso, mesmo que não valesse " nada ", mas tinha emprego, comida na mesa, carro novo, etc....

2006-09-07 19:10:47 · answer #6 · answered by Ricke 1 · 1 0

A resposta para um crescimento sustentável está no mercado interno: moeda estável, aumento do poder aquisitivo, consumo de bens duráveis e de alto valor agregado, exportação de produtos com maior valor agregado ao invés de commodities (ex. exportar o café torrado e moído ao invés de só exportar os grãos).
O Brasil deixou de investir em infra-estrutura (estradas, portos, aeroportos) e tem uma carga tributária alta que incide diretamente sobre a produção. Além disso, a baixa escolaridade e falta de postos de trabalho faz com que a renda média caia e isto afeta diretamente o consumo e, conseqüentemente, a produção.

2006-09-07 18:54:21 · answer #7 · answered by Alexandre Fox 3 · 1 0

Vou ser bem sincera no meu modo de pensar, os governantes em geral já tem certeza que Brasileiro é burro, as pesquisas das reportagem só falam o que os governantes querem.
Um exemplo se não há inflação no país como é que tudo sobe de preço no mercado em geral, so os salários é que vai em votação no plenário e só passa o menor valor, eles fazem uns cálculos que nem os matemáticos conseguem entender, a não ser o matemático que fez os cálculos para eles. e a nos burros só resta aceitar. bjusss.........

2006-09-08 13:59:40 · answer #8 · answered by Fafa carioca feliz....... 3 · 0 0

os donos das maiores empresas instaladas aqui no Brasil querem ficar bilhonarios da noite para o dia aqui. Então fazem o possível e o impossível para consegui-lo. Quem paga somos nós.

2006-09-08 02:13:54 · answer #9 · answered by crobertinhoviana77 1 · 0 0

país quebrado... sem muito mais a dizer
Com política corrupta e justiça... bem simplesmente SEM justiça, onde vamos parar? Ninguém sabe ao certo...
Sigam o link para uma charge bem humorado que pode responder algumas dúvidas sobre o assunto:
http://charges.uol.com.br/2005/07/28/classicos-monstrinhos-da-crise-070603/

2006-09-07 18:53:00 · answer #10 · answered by henrique#22 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers