English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-09-07 10:49:37 · 7 respostas · perguntado por Anonymous em Ciências e Matemática Física

7 respostas

Enquanto o filamento estiver "frio", a corrente é linearmente proporcional à tensão elétrica. Com o aquecimento, a resistência tende a aumentar.

Como sempre haverá aquecimento do filamento e como normalmente a tensão é fixa, a corrrente começa num certo valor e vai baixando, até se estabilizar num valor um pouco menor do que o inicial.

2006-09-07 11:53:32 · answer #1 · answered by Illusional Self 6 · 0 0

A lâmpada incandescente ou lâmpada elétrica é um dispositivo elétrico que transforma energia elétrica em energia luminosa e energia térmica.
Thomas Alva Edison em 1880 construiu a primeira lâmpada incandescente utilizando uma haste de carvão muito fina que aquecendo até próximo ao ponto de fusão passa a emitir luz.
A haste era inserida numa ampola de vidro onde havia sido formado alto vácuo, o sistema diferia da lâmpada a arco voltaico, pois o filamento de carvão saturado em fio de algodão ficava incandescente, ao invés do centelhamento ocasionado pela passagem de corrente das lâmpadas de arco.
Como o filamento de carvão tinha pouca durabilidade, Edison começou a fazer experiências com ligas metálicas, pois a durabilidade das lâmpadas de carvão não passava de algumas horas de uso.
A lâmpada de filamento de bambu carbonizado foi a que teve melhor rendimento e durabilidade, sendo em seguida substituída pela de celulose, e finalmente a conhecida até hoje com filamento de tungstênio cuja temperatura de trabalho chega à três mil graus Celsius.
Construção
Lâmpada Incandescente - EdissonA maior dificuldade encontrada por Swan e Edison, quando tentavam fazer lâmpadas desse tipo, era encontrar um material apropriado para o filamento, que não devia se derreter ou queimar.
Hoje em dia os filamentos são, geralmente, feitos de tungstênio, metal que só derrete quando submetido a temperatura altíssima.
Para evitar que os filamentos entrem em combustão e se queimem rapidamente, remove-se todo o ar da lâmpada, enchendo-a com a mistura de gases inertes, nitrogênio e argônio ou criptônio.
Funcionamento
Quando se aciona um interruptor, a corrente elétrica passa pela lâmpada atráves de duas gotas de solda de prata que se encontram na parte inferior, e em seguida, ao longo de fios de cobre que se acham firmemente fixados dentro de uma coluna de vidro. Entre as duas extremidades dos fios de cobre estende-se um outro fio muito fino chamado filamento. Quando a corrente passa por este último, torna-o incandescente, produzindo luz.

2006-09-10 15:27:21 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

Os elétrons livres ao atravessarem o condutor batem nos eletrons dos outros átomos e os retiram das órbitas. Ao sair de órbita calor é gerado, como a temperatura é muito alta - em torno de 1.500 graus centígrados - o condutor emite luz. Por isto a eficiência de uma lâmpada incandescente é tão baixa - algo em torno de 10%.

2006-09-08 08:25:37 · answer #3 · answered by Julio 5 · 0 0

Faz cosquinha no filamento que fica ligadão....rs

2006-09-07 21:03:51 · answer #4 · answered by Lhufas 3 · 0 0

se comporta bem,atrita legal os átomos,gera radiação eletromagnética de amplo espectro,´só ñ é mais legal pq pagamos por este comportamento no fim do mês.por isso gosto mais dos leds brancos.

2006-09-07 20:53:40 · answer #5 · answered by Atanásio 6 · 0 0

os eletrons forçam a barra ao tentar passar ppor um condutor fino causando aquecimento(efeito joule) e luz

2006-09-07 17:58:45 · answer #6 · answered by manchanegra2099 1 · 0 0

O comprotamente da corrente é oscilante, a corrente tem a forma alternada e a cada 1 segundo ela efetua 60 ciclos alternando de um valor de pico máximo até um valor minino zero, como é uma coisa muito rápida nós não vemos mas a lampada pisca, 60 vezes a cada segundo, a lampada incandescente é feita de um bulbo de vidro com um gaz rarefeito dentro, e o filamento é de tungstênio, um metal que suporta altissimas temperaturas, por ser pequeno a seção do fio e, a resistência ser rasoavelmente pequena pequena, a potência dissipada pelo fio é muito alta através do efeito joule ( que nada nais é que o aquecimento do condutor quando passa uma corrente) neste istante entra em ação o gás que serve para resfirar o fio a uma temperatura constante mantendo a estrutura do fio sem quebrar ou derreter e mantendo o brilho no fio. Devido ao grande consumo de energia para incandescer o fio, o trabalho elétrico chega a consumir mais de 90% de energia elétrica, restando aos outros menos de 10% manter a lampada brilhando tendo uma eficiencia muito baixa....
durante todo este processo a corrente se mantem a mesma, matendo seus ciclos, sofrendo a resistênsia do fio...

2006-09-08 11:44:49 · answer #7 · answered by Kody 3 · 0 1

fedest.com, questions and answers