Um sistema em duas camadas (mais conhecido como Cliente/Servidor) é assim distribuído:
- Camada de Acesso a Dados: É o lado servidor. Um sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD) como o Oracle, SQLServer ou o Interbase/Firebird fica nessa camada da aplicação.
- Camada de Apresentação: É o lado cliente. Aqui fica a parte da aplicação responsável pela interface com o usuário (em geral, um programa feito em Delphi, VB ou outra linguagem visual qualquer).
Nesse modelo, você pode ter uma aplicação servidora interagindo com várias aplicações clientes, em rede. E existe um terceiro elemento, chamado Regras de Negócio, que são as regras específicas do negócio a que se dedica o software em questão. Estas regras podem estar distribuídas em uma ou nas duas camadas do sistema.
No modelo em 3 camadas, as Regras de Negócio ficam em uma camada separada justamente entre as camadas de Apresentação e Acesso a Dados. Servidores de aplicação baseados em J2EE ou .NET seguem esse tipo de modelo. Mas nada impede que você implemente algo assim com Delphi para win32, utilizando a tecnologia DataSnap (antigo Midas). Modelo em 3 camadas:
1. Apresentação (interface) ->
2. Regras de Negócio (servidor de aplicação) ->
3. Acesso a Dados (SGBD).
2006-09-08 01:58:05
·
answer #1
·
answered by Edson Lehr 2
·
0⤊
0⤋
o de 3 camadas uitliza uma camada de processos, pra não sobrecarregar uma das camadas. no de 2 é só a de aplicação e a do banco
2006-09-07 10:00:12
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋