English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Este tema faz parte das formulações teóricas escrita por Karl Marx acerca da vida social.

2006-09-07 04:38:04 · 3 respostas · perguntado por MARCIA R 1 em Ciências Sociais Sociologia

3 respostas

Marcia!
Karl Marx desenvolveu uma política de governo inspirado no valor comum dos seres humanos. Só que para isso haveria que existir uma revolução dos conceitos humanos, quanto aos bens de capital e patrimônios.
O que eu acredito sobre esse assunto é que não importa o regime que os povos ou governos adotem, podem capitalistas liberais, socialistas, humanistas, comunistas, etc... Mas nenhum deles haverá sucesso caso não haja honestidade e conduta coerente com o bem estar geral. Isto se chama utopia.
Hoje, no mundo globalizado impera o regime capitalista selvagem. Vai chegar ao ponto que não sobrará mais alvos pequenos e então os grandes se comerão entre si.
Nunca esqueça que, acima de você existe alguém superior e que acima deste ainda um mais superior e por ai adiante.
Fim.
Beijos.

2006-09-07 15:19:17 · answer #1 · answered by Douglas 6 · 0 0

Karl Marx elaborou a crítica da economia política com base nos conceitos do materialismo histórico, que aponta a dinâmica da história da humanidade alicerçada na luta de classes. Assim, de acordo com Marx, a humanidade caminha de forma dialética, ou seja, uma sociedade onde o lado que representa a tese desta dialética é a classe dominante, e a sua antítese é a classe que é dominada. Assim, para Karl Marx, a revolução nada mais seria o conflito entre a tese e a antítese, ou seja, o conflito entre a classe dominante e a classe dominada, que, por ser dominada, carrega em si a natureza revolucionária.
Portanto, a Revolução Francesa, que foi uma vitória da burguesia sobre a aristocrácia, constitui um marco histórico que inaugura o capitalismo. Dentro da visão do materialismo histórico marxista, a burguesia era a classe dominada no sistema feudal, e a aristocracia a classe dominante. A burguesia provoca a revolução e provoca assim a sua síntese. Depois, vira a tese no sistema capitalista, e sua antítese passa a ser o proletariado. A revolução proletária, de acordo com Marx, irá resultar no socialismo.
Esta é a visão de Marx sobre revolução

2006-09-07 11:59:10 · answer #2 · answered by Mauro Brandão 4 · 0 0

Ele queria entender o capetalismo.É uma longa história,ele achava que substituindo o capitalismo por outro sistema faria com q o homem se tornasse melhor etc....

2006-09-07 11:57:37 · answer #3 · answered by Sérgio, em tons azuis 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers