English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

principalmente na de eletrônic e eletric.

2006-09-07 02:55:30 · 18 respostas · perguntado por rogefenix 1 em Ciências e Matemática Engenharia

18 respostas

Simplesmente porque o Brasil já perdeu o bonde da história, em termos de eletro-eletrônica.
Se você der uma olhada nos anúncios de revistas de eletrônica publicadas há uns 30,40 anos atrás, verá que existiam inúmeras indústrias desenvolvendo e produzindo componentes e equipamentos eletrônicos.
De repente o governo inventou um monstrengo chamado Zona Franca de Manaus, que teve o condão de desestimular qualquer iniciativa particular de se desenvolver tecnologia genuinamente brasileira.
Afinal, para que pagar engenheiros para se criar alguma coisa se era muito mais fácil transferir a produção para a Amazônia, com liberdade de importação e isenção de impostos.
Tivemos uma chance de reverter o processo com a tal da lei da informática, que supostamente colocaria o país no primeiro mundo em termos de tecnologia digital, mas a incompetência do governo aliada à inexperiência e falta de visão comercial dos nossos empresários, foram determinantes em levar mais esta vaca verde-amarela para o brejo....
Agora vem o Lula & Cia com essa conversa mole de que a Televisão Digital estimulará o progresso da eletrônica no Brasil, trazendo novas fábricas com a criação de milhares de empregos, etc. E o povo cairá no conto outra vez.
Os engenheiros também têm culpa, e muita. Como já li em algum lugar, o Japão chegou onde está em tecnologia porque seus engenheiros não têm medo de sujar as mãos.
Aqui, persiste a idéia de que trabalho manual é trabalho de segunda classe, criando um grande abismo entre pesquisa e produção. Conheço gente formada que mal sabe usar um ferro de solda....
Os pesquisadores por sua vez, ficam em suas torres de marfim, maltratando cobaias (no caso de biomédicas) ou desenvolvendo mal e porcamente brinquedinhos para captar
verbas e aparecer no Fantástico ou Jornal Nacional.
Em suma,não há e dificilmente haverá espaço para o desenvolvimento sério da eletrônica por aqui.
Ainda mais com a China dominando o mercado mundial.
É a triste realidade.

2006-09-07 07:39:43 · answer #1 · answered by observer 3 · 0 0

Cheguei a conclusão de que existe emprego sim , bem remunerado e sem gente para ocupar.A pergunta correta é : sou capaz o suficiente e atendo as demandas do mercado? Não existe desemprego se vc é altamente qualificado e ter faro para as oportunidades.Me desculpe, mas a bengala é desculpa para o cego que não quer enxergar.....

2006-09-08 10:00:59 · answer #2 · answered by Livia Candinha 2 · 1 0

Caros colegas, a engenharia é desvalorizada pela cultura brasileira de não se respeitar as leis. Pois se elas fossem seguidas nós engenheiros teriamos muito campo para trabalhar, e ao contrario do que foi dito, se as leis fossem cumpridas teria pouco engenheiros para muito serviço

Com o "nosso jeitinho brasileiro" de levar vantagem em tudo, se constroi casas fazem instalações e colocam produtos a venda no mercado sem que tenha um dedo de um engenheiro, damos enfase aos "importados do paraguay" que além de sonegar impostos, ou, deixar de recolher, tira o emprego do engenheiro que iria desenvolver produtos que ao inves de compramos as porcarias que vem do paraguay, que na verdade vem da china e tem baixo custo pois o trabalho é quase escravo e de pessima qualidade, comprariamos nacionais.

Não precisamos ir muito longe, é analizarmos o mercado de software, quantas pessoas que vcs conhecem que tem todos os softwares originais como manda o figurino, poucas. As vezes empresas inteiras temtodos os softwares piratas, pois "encarece o custo".

Isso é uma bola de neve, temos esse pensamento mediocre e miseravel de queremos ter vantagens em tudo, e deixamos tudo a nossa volta mediocre e miseravel, pois nossas atitudes transfomam nosso meio.

2006-09-08 07:31:44 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

porque falta dinheiro pra investimentos. mas pode ter certeza que os engenheiros brasileiros são muito bem representados fora do Brasil.

2006-09-07 06:46:33 · answer #4 · answered by PINDA 2 · 0 0

Infelizmente ,difundiu-se uma cultura no Brasil e outros países em desenvolvimento,que não vale apena investir em pesquisas,se sai mais barato comprar o que existe e é pesquisado em países do 1º mundo .
Ou seja ,financiamos as pesquisas de outros países.

2006-09-07 05:06:44 · answer #5 · answered by el_kbum 5 · 0 0

A desvalorização do saber, em favor da praticidade, é um fenômeno mundial. Engenheiros ainda teem mais valor que um professor, pois unem o saber e a prática.
Há muitos engenheiros recém-formados, que ganham muito mais que aqueles que foram seus professores (a maioria desses professores com PhD).
Há algum tempo li num jornal de uma cidade do interior de São Paulo, que a prefeitura precisava de professores de matemática, de física, coveiros, garis, etc.
Salário para professores: aproximadamente R$ 600,00
Salário para coveiros: R$ 720,00.
E você ainda acha que só a engenharia é desvalorizada?

2006-09-07 03:35:17 · answer #6 · answered by elysabet 5 · 0 0

Porque essa carreira depende fortemente de periodos de crescimento economico para que haja investimento em infraestrutura e desenvolvimento de novas tecnologias. Mas não se preocupe os engenheiros ainda sao bem vistos pelas empresas. São pessoas esforçadas, disciplinadas com capacidade analítica e de solucionar problemas muito grandes. Sugiro não se restringir apenas a carreira de engenharia faça outros cursos relacionados a economia e ciencias sociais pois os engenheiros que tem essa visão estao com grandes chances no mercado de trabalho.

2006-09-07 03:23:10 · answer #7 · answered by Bourne 2 · 0 0

infelizmente você tem razão, mas se te serve de consolo , não é só na engenharia

2006-09-07 03:21:08 · answer #8 · answered by leonardo 6 · 0 0

É verdade meu caro! não é só a engenharia, mas as ciencias tecnológicas em geral inclusive nível médio. Veja só, nos últimos concursos públicos que houveram, Polícias Federal e Rodoviária, Tribunais em geral, Receita, Tesouro etc. podemos constatar um contingente enorme de aprovados que deixaram anos e pesados investimentos em conhecimento para tráz simplesmente por um salário e uma estabilidade.

2006-09-07 03:13:19 · answer #9 · answered by uu 2 · 0 0

Pois no Brasil única coisa que há investimento é no Amazonas e na Política.

2006-09-07 02:59:37 · answer #10 · answered by Nelson G 1 · 0 0

fedest.com, questions and answers