English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

qtos pais querem emancipa-los para dirigirem automóveis,fui c meu filho de 16 anos ao shopping, algumas lojas ñ adimitem adolecentes aos 16 anos,isto ñ deveria de ser lei no país, ou estou mal informada,fico indignada c a preocupação s o jovem pode ou ñ dirigir aos 16 anos, enquanto q meu filho só quer trabalhar,pq tem suas realizações e sonhos, o q falta p o adolescente é o primeiro trabalho,cursos técnicos com mais facilidade, se vc vai ao senai o aluno é obrigado a passar por prova seletiva, muitos jovens ñ estão preparados em escolas públicas, s vão competir c alunos de escolas particulares ñ conseguem a vaga, infelizmente ñ s há opção, temos q preender nossos filhos em casa, até mesmo durante o dia,pq, corremos o risco da maldita droga, o jovem s sente infeliz pq ñ tem c desfrutar da sua adolecencia por isso q alguns recorrem as drogas, p onde vão seus sonhos?
se ñ tiver alguém q os encaminhem para o primeiro emprego, ficam pelas ruas isto é algo q tem q ser pensado urgente.OK

2006-09-07 00:27:24 · 4 respostas · perguntado por jose carlos c 2 em Governo e Política Lei e Ética

4 respostas

Já está uma falta de de emprego muito grande, se admitir menores vai ficar pior ainda.

2006-09-07 00:34:51 · answer #1 · answered by Leone 6 · 0 0

Li com atenção e respeito sua pergunta.
Concordo com você.
Sabe, eu trabalho desde meus 16 anos de idade. Aprendi ter responsabilidade frente à vida e forjar um futuro muito mais real do que tantos jovens da minha idade que NÃO trabalhavam.
Após as horas profisisonais eu estudava à noite e assim foi até me formar na faculdade, a qual paguei com meu próprio salário, inclusive os livros que são bem caros.
É isto que o Brasil precisa urgentemente; dar oportunidade à juventude atual que quer trabalhar, mas....é impedida por uma lei bem equivocada que lugar de criança e adolescente é na escola. É sim, mas estudar e trabalhar não faz mal a ninguém.
Nenhum pai erra ensinar seu filho a responsabilidade do trabalho.

2006-09-07 00:56:22 · answer #2 · answered by DISCÍPULO 7 · 1 0

Na maioria das vezes, o que acontece é que o lojista não quer dar emprego a uma pessoa que será afastada aos 18 anos para o serviço militar obrigatório e ele (o lojista) é obrigado a segurar a vaga do rapaz até o término do serviço militar.
Além disto, o rapaz faltará vários dias para exames médicos e apresentações periódicas até o início do serviço militar.
Eu tenho minha carteira assinada desde os 14 anos (era chamada Carteira de Menor). Saí do emprego direto para a vida militar.
A Light, aqui no Rio de Janeiro, era uma empresa que pegava menores, dava uma profissão e guardava sua vaga até o final do serviço militar.
tenho vários amigos que se aposentaram primeiro do que eu por isto.
Trabalharam a partir dos 14 anos e voltaram para lá onde cumpriram mais 21 anos de serviço. (eletricista são 25 anos de serviço para se aposentar) pelo menos era.

2006-09-07 13:28:53 · answer #3 · answered by Silveira 4 · 0 0

O jovem de 16 anos pode sim trabalhar de carteira assinada, antes disso após os 14 anos só como aprendiz. Antes dos 18 anos há algumas proibições, como trabalho noturno, perigoso, dentre outros. Se o trabalho no shopping não for noturno ou em lojas de alimentação que vendam bebida alcoólica, seu filho pode trabalhar normalmente. O que acontece as vezes é que os empregadores é que não gostam de empregar jovens desta idade por acharem que não estão prontos a assumir responsabilidades, mas é individual de cada lojista pensar assim ou não.

2006-09-07 00:38:05 · answer #4 · answered by Creme Brullèe 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers