Aline parte da premissa que as duas coisas são bem diferentes, porque existem três períodos no Universo que se chamam força, energia e luz, então você vai perceber que capacidade é um período da força onde o ser humano usa sua capacidade de força em relação aos argumentos de expressão física e Criatividade é um período da luz que e o ser humano exerce a expressão dos seus argumentos do seu próprio espírito de luz de criatividade. E quando eu vejo você escrever aspiração, você pode perceber que aspiração e inspiração são palavras que geram em si mesmas as próprias energias do espírito e quando você escreve imaginação é apenas um período do pensamento que são imaginar, fantasiar e criar. Desculpe-me não é minha intenção corrigi-la e sim levar ate você uma visão diferente das expressões dos argumentos tridimensional. Adorei a pergunta ate gostaria de me aprofundar nas tridimensionalidades das palavras e suas energias e argumentos de expressão.
Um grande abraço.
2006-09-06 18:19:01
·
answer #1
·
answered by filosofo 6
·
0⤊
0⤋
Veja se ajuda
Criatividade
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Atenção: Esta página foi marcada para revisão!
Se tem algum conhecimento sobre este assunto, por favor verifique a consistência e o rigor deste artigo.
A Wikipédia possui o
Portal de arte
{{{Portal2}}}
{{{Portal3}}}
{{{Portal4}}}
{{{Portal5}}}
A Wikipédia possui o
Portal de educação
{{{Portal2}}}
{{{Portal3}}}
{{{Portal4}}}
{{{Portal5}}}
Existem várias definições diferentes para criatividade. Para Ghiselin (1952), "é o processo de mudança, de desenvolvimento, de evolução na organização da vida subjetiva". Segundo Flieger (1978), "manipulamos símbolos ou objetos externos para produzir um evento incomum para nós ou para nosso meio". Outras definições:
"o termo pensamento criativo tem duas características fundamentais, a saber: é autônomo e é dirigido para a produção de uma nova forma" (Suchman, 1981)
"criatividade é o processo que resulta em um produto novo, que é aceito como útil, e/ou satisfatório por um número significativo de pessoas em algum ponto no tempo" (Stein, 1974)
"criatividade representa a emergência de algo único e original" (Anderson, 1965)
"criatividade é o processo de tornar-se sensível a problemas, deficiências, lacunas no conhecimento, desarmonia; identificar a dificuldade, buscar soluções, formulando hipóteses a respeito das deficiências; testar e retestar estas hipóteses; e, finalmente, comunicar os resultados" (Torrance, 1965)
"um produto ou resposta serão julgados como criativos na extensão em que a) são novos e apropriados, úteis ou de valor para uma tarefa e b) a tarefa é heurística e não algorística" (Amabile, 1983)
Todo ser humano possui criatividade em diferentes habilidades. Acredita-se que a habilidade criativa das pessoas estejam de certa forma ligadas a seus talentos.
Tabela de conteúdo [esconder]
1 Tipos
2 Potencial criativo
3 Processo criativo
4 Forma de expressão
5 Medição
6 Ver também
[editar]
Tipos
Pode-se classificá-la segundo o lugar de origem e a forma como se manifesta. Um exemplo de classificação por lugar de origem é a seguinte:
Criatividade individual: é a forma criativa expressa por um indivíduo
Criatividade coletiva ou de grupo: é a forma criativa expressa por uma organização, equipe ou grupo. Ela surge geralmente da interação de um grupo com o seu exterior ou de interações dentro do próprio grupo.
[editar]
Potencial criativo
Acredita-se que o desenvolvimento do potencial criativo humano tenha início na infância. Quando as crianças têm suas iniciativas criativas elogiadas e incentivadas pelos pais, tendem a ser adultos ousados, propensos a agir de forma inovadora. O inverso também parece ser verdadeiro.
Quando as pessoas sabem que suas ações serão valorizadas, parecem tender a criar mais. O medo do novo, o apego aos paradigmas são formas de consolidar o status quo. Quando sentem que não estão sob ameaça (de perder o emprego ou de cair no ridículo, por exemplo), as pessoas perdem o medo de inovar e revelam suas habilidades criativas.
Algumas pessoas acreditam que ver a criatividade como habilidade passível de desenvolvimento é um grande passo para o desenvolvimento humano, enquanto outras têm a visão de que a criatividade é uma habilidade inata, ligada a fatores genético/hereditários e, portanto, determinista.
Certas pessoas também admitem que a criatividade não tem necessariamente ligação com o quociente de inteligência (QI), que ela tem mais afinidade com motivação do que com inteligência. Outras pessoas, por outro lado, confirmam uma forte correlação entre QI e potencial criativo, especialmente para QIs abaixo de 120 e com uma correlação positiva leve acima de QI 120.
[editar]
Processo criativo
Durante o processo criativo, frequentemente distinguem-se os seguintes estágios:
Percepção do problema. É o primeiro passo no processo criativo e envolve o "sentir" do problema ou desafio.
Teorização do problema. Depois da observação do problema, o próximo passo é convertê-lo em um modelo teórico ou mental.
Considerar/ver a solução. Este passo caracteriza-se geralmente pelo súbito insight da solução; é o impacto do tipo "eureka!". Muitos destes momentos surgem após o estudo exaustivo do problema.
Produzir a solução. A última fase é converter a idéia mental em idéia prática. É considerada a parte mais difícil, no estilo "1% de inspiração e 99% de transpiração".
[editar]
Forma de expressão
Arte e cultura. O mundo da arte e da cultura é preeminentemente um mundo da criatividade, porque o artista não está diretamente ligado às convenções, dogmas e instituições da sociedade. O artista tem uma expressão criativa que é resultado direto de sua liberdade.
Pesquisa e desenvolvimento. Para produtos resultantes de atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, o critério criativo é a patente deste produto. São geralmente três os pré-requisitos de uma patente: a) novidade; b) inventividade e c) aplicação prática.
Humor (comédia)
[editar]
Medição
Foram propostas várias tentativas de desenvolver um quociente de criatividade de uma forma análoga ao quociente de inteligência. Porém, a maior parte dos critérios de medição da criatividade depende do julgamento pessoal do examinador e por isso é difícil estabelecer um padrão de medição.
[editar]
Ver também
Inteligência
Inteligências múltiplas
Inovação
Design
Estratégias oblíquas
Pensamento
Cognição
Este artigo é somente um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Editor: considere marcar com um esboço mais específico.
Retirado de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Criatividade"
Categorias de páginas: !Artigos a revisar | !Esboços | Inteligência | Criatividade | Psicologia | Psicopedagogia | Cognição
VistasArtigo Discussão Editar História Ferramentas pessoaisCriar conta | Entrar Navegação
Página principal
Portal comunitário
Eventos atuais
Mudanças recentes
Página aleatória
Portais
Ajuda
Donativos
Busca
Ferramentas
Artigos afluentes
Novidades relacionadas
Carregar arquivo
Carregar no Commons
Páginas especiais
Versão para impressão
Enlace permanente
Citar este artigo
Outras línguas
Dansk
Deutsch
English
Esperanto
Español
Eesti
Suomi
Français
עברית
Italiano
Lietuvių
Nederlands
Русский
Simple English
Slovenčina
Svenska
Українська
Tiếng Việt
中文
Esta página foi modificada pela última vez em 22:08, 22 Julho 2006. O texto desta página está sob a GNU Free Documentation License.
Os direitos autorais de todas as contribuições para a Wikipédia pertencem aos seus respectivos autores (mais informações em direitos autorais). Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais
2006-09-06 23:27:21
·
answer #2
·
answered by MariaCrissssss 7
·
0⤊
0⤋