English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Gostaria de saber a opinião das pessoas sobre se o castigo corporal é válido ou não. Não falo de surras violentas e humilhantes, refiro-me à educvação qu eu mesmo recebi quando criança e adolescente nos anos 70 e 80. Hoje todos reprovam o castigo físico, embora a maioria das mães dê palmadas e chineladas. Vcs aprovam a aplicação de surras de chinelo, cinto e vara e também a volta de castigos antigos, como palmatória e grão de milho? Aplicar puxões de orelha, beliscões e pescoções? Sem falar em botar as crianças e adolescentes de castigo privados de tudo que gostam por semanas ou meses?
Diante de tanta rebeldia, indisciplina e desatinos, sobretudo dos adolescentes, seria válido retornar os métodos severos de antigamente?
Fui educado assim(com exceção de palmatória e grão de milho), não sou traumatizado, mas admito que era muito desagradável. Porém, não aprontava como os jovens de hoje. Minha geração foi muito mais centrada.Será que o castigo corporal não seria o mais adequado mesmo?

2006-09-06 14:51:15 · 4 respostas · perguntado por Raimundo F 1 em Família e Relacionamentos Outras - Família e Relacionamentos

4 respostas

Oi Raimundo,

a maioria das enciclopédias e livros que tratam de educação dos filhos afirma dois aspectos são fundamentais na boa educação - amor e disciplina. Amor, é amor, quem ama cuida. Não é novidade. Mas a forma como demonstramos este amor e a disciplina empregada para que os filhos conheçam limites é que faz toda a diferença. Eu fui criada como você, umas palmadas, cortar as coisas que a gente gosta, explicar o por que das coisas para que possamos entender porque estamos sendo punidos, sempre foi uma norma na minha casa e meus pais eram pessoas do bem, sérias, amorosas e me deram uma excelente educação. Não creio no que os novos psicólogos dizem sobre pequenas palmadas - que quem bate não é bom pai, porque prioriza a violência em detrimento do diálogo. Meus pais sempre conversara comigo, mas em algumas ocasiões de rebeldia, minha mãe me dava umas palmadas sim, me disciplinava, é bíblico inclusive, "usar a vara" para não se arrepender depois. Tudo é uma questão de bom senso e coerência. E muito amor. A mim, nunca fez mal, muito pelo contrário, se eu sou o que sou, devo a Deus e ao empenho deles na minha educação.

2006-09-06 15:07:19 · answer #1 · answered by lalinha 2 · 0 0

Totalmente contra.
Penso, que se o objetivo do castigo é corrigir e orientar para a vida, isto é um grande equivoco.
Você castigando fisicamente uma criança, estará transformando-a em uma pessoa insegura, tímida e sem iniciativa.
E pior que tudo isso...Vc estará instruindo esta criança, a utilizar os mesmos métodos com os filhos dela (seus netos), então vc percebera o erro que cometeu, mas será tarde, pois forma uma corrente difícil de ser quebrada.
Nada melhor do que uma boa conversa...E quando não funcionar, vc tem inúmeros recursos de punir ou premiar, sem agressões físicas ou psicológicas.
Ate na doma de animais, não se usa mais métodos agressivos, e sim, uma espécie de recompensa como um alimento que ele gosta ou um passeio no parque...
A resposta do animal é bastante positiva...

2006-09-10 06:16:24 · answer #2 · answered by ★SILVER★★★★ 7 · 0 0

concordo q umas palmadas não faz mal, desde que não seja espancar

2006-09-10 05:56:22 · answer #3 · answered by Sukyta 3 · 0 0

Vc falou anos 70 e 80 , agora estamos nos anos 2010 e 2020 ,sabe o castigo que dou para o meu filho , quando ele não me obedece , eu não deixo ele ir no computador , tenho certeza que isso marca mais que qualquer coisa.

2006-09-09 11:42:53 · answer #4 · answered by sempreamigo 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers