English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Sempre tive muita curiosidade em saber os poderes de alguns deuses tem alguns que eu já sei como Atena é a deusa da sabedoria,e que Poseidon é o deus do mar, E os outros,a e quais são os deuses do monte olímpio?

2006-09-06 12:41:04 · 5 respostas · perguntado por tobby 1 em Sociedade e Cultura Mitologia e Folclore

5 respostas

mitologia egípcia
Hórus - deus do Céu;
Ísis - deusa do Amor e da Magia;
Osíris - deus da Morte;
Seth - deus do Mal;
Rá - deus do Sol;
Amon - deus criador do universo;
na mitologia grega:
Zeus, deus líder do panteão olímpico, do raio;
Atena, deusa da sabedoria, da estratégia e da razão;
Apolo, deus do sol;
Ártemis, deusa da lua e da caça;
Gaia, personificação da Terra;
Ares, deus da guerra;
Cronos, personificação do Tempo;
na mitologia nórdica:
Odin, deus líder dos Aesires;
Thor, deus do trovão;
Tyr, deus da justiça;
Freya, deusa do amor e da beleza;
Jord, deusa da terra;
Bragi, deus da sabedoria e da poesia;
Loki, deus trapaceiro;
Ran, deusa do mar;
na religião de Umbanda:
Oxalá, deus de todos os deuses;
Iemanjá, deusa dos mares;
Oxum, deusa dos rios;
Iansã, deusa dos ventos e das tempestades;
Ogum, deus da guerra;
Xangô, deus da justiça;
na religião hinduísta:
Shiva, deus da criação e da destruição;
Varuna, deus guardião da ordem cósmica;
Vishnu, deus da justiça e da disciplina;
Lakshimi, deusa da prosperidade e da generosidade;
Agni, divindade do fogo;
Brahma, princípio de todas as coisas e de todos os deuses.

2006-09-06 12:51:15 · answer #1 · answered by Ligia A 2 · 0 0

DEUSES E DEUSAS DA MITOLOGIA GREGA
Seculos antes do nascimento de Cristo e do advento do cristianismo, os gregos adoravam um certo numero de deuses e deusas que, segundo eles acreditavam, viviam no Monte Olimpo, no sul da Macedonia, na Grecia. As antigas historias desses deuses inspiraram poetas, pintores e escultores durante varios seculos. Algumas das pinturas e esculturas mais conhecidas e preciosas do mundo representam os deuses do Olimpo e suas aventuras.
Os gregos antigos acreditavam que a terra era de forma achatada e circular, seu ponto central o Monte Olimpo ou Delfos, cidade celebre por causa de seu oraculo. A terra era dividida em duas partes iguais pelo Mar, como era chamado entao o Mediterraneo. Ao redor da terra corria o Rio Oceano, cujo curso regular alimentava o Mar e os rios.
Naqueles tempos remotos, os gregos pouco sabiam sobre a existencia de outros povos alem deles mesmos, a nao ser dos povos vizinhos as suas terras. Imaginavam que ao norte vivia uma raca de povo feliz, os Hiperborios, que viviam numa eterna felicidade. Seu territorio nao podia ser alcancado nem por terra nem por mar. Eles nunca envelheciam nem adoeciam, nao trabalhavam, nem guerriavam. Ao sul vivia um outro povo feliz que se chamava Aethiopios. Eram amados pelos deuses que costumavam visita-lso e compartilhar seus banquetes. Ao oeste encontrava-se o lugar o mais feliz de todos, os Campos Eliseos, onde as pessoas que tinham o favor dos deuses eram levadas para viver para sempre sem nunca morrer.
Acreditava-se que a Aurora, o Sol e a Lua levantavam por dentro do oceano do lado oriental da terra e avancavam no ar iluminando tudo. As Estrelas tambem levantavam do Oceano e se punham nele. Quando o deus sol HELIOS se punha no Oceano, a noite, ele entrava num barco alado que o levava de novo ao seu lugar ao leste por onde devia levantar-se de novo na manha seguinte.
Os deuses viviam em estado de beatitude em sua grandiosa residencia no Monte Olimpo. Um portao de nuvens, que guardavam deusas chamadas HORAS ou EPOCAS, abria para permitir a passagem de ida e de volta dos deuses na terra. Os deuses dispunham de residencias separadas, mas seu ponto de encontro era o grande palacio de ZEUS, o rei dos deuses. Em seu grande palacio, eles festejavam todos os dias, comendo ambrosia e bebendo nectar, servidos pela graciosa HEBE, deusa da juventude e, mais tarde, por GANIMEDES. Conversavam sobre assuntos do ceu e da terra e, enquanto bebiam o nectar que Hebe servia, APOLO tocava sua lira e as MUSAS cantavam. Quando caia o sol, os deuses recolhiam-se para a noite.
Havia doze grandes deuses.
Zeus
É o deus principal, governante do Monte Olimpo. Rei dos deuses e dos homens, era o sexto filho de Cronos. Como seus irmãos, deveria ser comido pelo pai, mas a mãe deu uma beberagem a Cronos e este vomitou novamente o filho; este e seus irmãos, também vomitados na mesma hora, uniram-se contra o pai, roubaram os raios e venceram a batalha. Os raios, fabricados pelo deus Hefaistos, eram o símbolo de Zeus.
Zeus para os gregos e Júpiter para os romanos.

Palas Atena ou Atenéia
Deusa virgem, padroeira das artes domésticas, da sabedoria e da guerra. Palas nasceu já adulta, na ocasião em que Zeus teve uma forte dor de cabeça e mandou que Hefaistos, o deus ferreiro, lhe desse uma machadada na fronte; daí saiu Palas Atena. Sob a proteção dessa deusa floresceu Atenas, em sua época áurea. Dizia-se que ganhou a devoção dos atenienses quando presenteou a humanidade com a oliveira, árvore principal da Grécia.
Palas para os gregos e Minerva para os romanos.

Apolo
Deus do sol e patrono da verdade, da música, da medicina e pai da profecia. Filho de Zeus, fundou o oráculo de Delfos, que dava conselhos aos gregos através da Pitonisa, sacerdotiza de Apolo que entrava em transe devido aos vapores vindos das profundezas da terra.
Apolo para os gregos

Ártemis
A Diana dos romanos, era a deusa-virgem da lua, irmã gêmea de Apolo, poderosa caçadora e protetora das cidades, dos animais e das mulheres. Na Ilíada de Homero, desempenhou importante papel na Guerra de Tróia, ao lado dos troianos.
Ártemis para os gregos e Diana para os romanos.

Afrodite
Deusa do amor e da beleza, era esposa de Hefaistos e amante de Ares, a quem deu vários filhos (entre eles Fobos = Medo, e Demos = Terror). Afrodite era também mãe de Eros.
Afrodite para os gregos e Vênus para os romanos.

Hera
Esposa de Zeus, protetora do casamento, das mulheres casadas, das crianças e dos lares. Era também irmã de Zeus, uma das filhas vomitada por Cronos.
Hera para os gregos e Juno para os romanos.

Démeter
Era a deusa das colheitas, dispensadora dos cereais e dos frutos. Quando Hades, deus do inferno, levou sua filha Perséfone como sua esposa, negou seus poderes à terra, e esta parou de produzir alimentos; a solução de Zeus foi que Perséfone passaria um terço do ano no inferno, com seu marido, e o restante do tempo com sua mãe, no Olimpo. Dessa forma, Démeter abrandou sua ira e tornou a florescer nas colheitas.
Démeter para os gregos e Ceres para os romanos.

Hermes
Filho de Zeus e mensageiro dos mortais, era também protetor dos rebanhos e do gado, dos ladrões, era guardião dos viajantes e protetor dos oradores e escritores.
Hermes para os gregos e Mercúrio para os romanos.

Poseidon
É o deus do mar e dos terremotos, foi quem deu os cavalos para os homens. Apesar disso, era considerado um deus traiçoeiro, pois os gregos não confiavam nos caprichos do mar.
Poseidon para os gregos e Netuno para os romanos.

Dionísio
Era o deus do vinho e da fertilidade. Filho de Zeus e uma mortal, foi alvo do ciúme de Hera, que matou sua mãe e transtornou o seu juízo. Assim, Dionísio vagueava pela terra, rodeado de sátiros e mênades. Era o símbolo da vida dissoluta.
Dionísio para os gregos e Baco para os romanos.

Ares
O deus guerreiro por excelência. Seu símbolo era o abutre. Seus pais, Zeus e Hera, detestavam-no, mas era protegido por Hades, pois povoava o inferno com as numerosas guerras que provocava. Sua vida estava longe de ser exemplar - foi surpreendido em adultério com Afrodite, esposa de Hefaistos, que os prendeu em fina rede; foi ferido por três vezes por Héracles (Hércules). Era muito respeitado pelos gregos por sua força e temperamento agressivo.
Ares para os gregos e Marte para os romanos.

Hefaistos ou Hefesto
Deus ferreiro, do fogo e dos artífices. Filho de Zeus e Hera, foi lançado do Olimpo por sua mãe, desgostosa por ter um filho coxo. Refugiou-se nas profundezas da terra, aprendendo com perfeição o ofício de ferreiro. De suas forjas saíram muitas maravilhas, inclusive a primeira mulher mortal, Pandora, que recebeu vida dos deuses. Construiu no Olimpo um magnífico palácio de bronze para si próprio, e era estimado em Atenas. Para compensá-lo de sua feiúra, seu pai deu-lhe por esposa Afrodite, a deusa da beleza. Era artesão dos raios de Zeus.
Hefaistos para os gregos e Vulcano para os romanos.

Além desses deuses, que junto a muitos outros pululavam no Olimpo, havia heróis (filhos de deusas ou deuses com mortais), semideuses, faunos, sátiros e uma infinidade de entidades mitológicas que explicavam por lendas todos os fenômenos da natureza. Entre os heróis mais populares, podemos citar:

Io amada por Zeus, que a transformou em novilha para escondê-la da ciumenta Hera.

Deucalião e Pirra únicos sobreviventes do dilúvio que Zeus mandou ao mundo pervertido.

Héracles ou Hércules, autor dos famosos Doze Trabalhos; era filho de Zeus e da moratal Alcmena.

Édipo que matou a esfinge e casou-se com sua própria mãe.

Perseu que matou a Medusa, uma das Górgonas, e libertou a princesa Andrômeda da serpente marinha.

Cadmo que matou um dragão e no local fundou a cidade de Tebas.

Europa irmã de Cadmo, foi amada por Zeus que lhe apareceu sob a forma de um touro e, em suas costas, atravessou o mar.

Jasão chefe dos Argonautas, equipe de heróis - Héracles, Orfeu, Castor e Pólux, e outros - que navegou no navio "Argos" em busca do Velocino de Ouro.

Teseu que penetrou o labirinto de Creta e matou o Minotauro, acabando por unificar a Ática.

Atalanta mulher aventurosa que se casou com o ardiloso Hipomenes.

Belerofonte que matou o monstro Quimera e domou o cavalo alado, Pégaso.

Os heróis de Tróia Aquiles, Heitor, Ájax, Agaménon, Ulisses - autor da idéia do cavalo de Tróia - e outros.

2006-09-08 21:11:27 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

Eu não sei quantos anos voc. tem mas os Deuses da Mitologia grego - romana que eu conheço estão no Olimpo.

Se vc. quer somente os da Mitologia Grega veja o site:

http://www.nomismatike.hpg.ig.com.br/Mitologia/MitoGrega.html

Gregos e Romanos:
http://www.mundodosfilosofos.com.br/deuses.htm

2006-09-06 19:52:39 · answer #3 · answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7 · 0 0

Deuses e Deusas da Mitologia Grega
--------------------------------------------------------------------------------
Hefesto [ou Vulcano]
--------------------------------------------------------------------------------
Uma das doze divindade gregas do Olimpo, o Vulcano dos romanos, Deus do fogo e das erupções vulcânicas. Era o ferreiro dos deuses e construía seus palácios, suas armas e suas ferramentas. Ele era aleijado e diziam que ele tentara uma vez salvar sua mãe, Hera, da cólera de Zeus. e este o apanhou pelo pé e o jogou do céu. Ele foi caindo até aterrissar na ilha de Lemnos. De acordo com outra versão, sua mãe o jogou do céu porque nasceu manco. Para se vingar, fabricou um trono glorioso no fundo do mar e o mandou para sua mãe no Monte Olimpio como presente. Ela aceitou alegremente e sentou-se nele. Imediatamente, correntes invisíveis ataram-se em sua volta e ela não conseguia levantar-se. Ares, deus da guerra, tentou trazer a sua força para o céu afim de libertar Hera, mas bateu rapidamente em retirada frente as chamas do deus do fogo. No entanto, Dionísio, deus do vinho, amigo de Hefestos, embriagou-o com a bebida e o levou ao céu. Lá ele libertou a rainha e passou a residir novamente no Monte Olimpo. Uma das suas mais célebres criações foi a armadura para o herói Aquiles. Após a morte do seu amigo Pátroclo na guerra de Tróia, Aquiles decidiu entrar de novo no conflito, mas não tinha armadura, pois a havia dado a Pátroclo. Naquele momento, a mãe dele, Tétis, que morava no fundo do mar e que cuidara de Hefestos quando ele foi jogado do céu, procurou o deus do fogo, no Monte Olimpo, e pediu que ele fabricasse uma nova armadura para o seu filho. Concordando fabricou uma esplêndida armadura, um escudo decorado com representações elaboradas e uma bela borda tripla reluzente. Sua braçadeira era de prata e os adornos representavam a terra, o céu, o mar, o sol, a lua e as estrelas. Duas cenas descreviam magnificamente a vida nas cidades, a beleza dos campos, a emoção da caça e a felicidade da juventude. Além do escudo, o deus do fogo criou também um capacete com uma crista de ouro. Essa crista lhe protegia o peito. Reluzia mais do que o próprio fogo.

2006-09-06 19:48:42 · answer #4 · answered by TIOZIM 5 · 0 0

de cor eu num sei nao mas c ja assistiu cavaleiros do zodiaco tem alguns lah!!

2006-09-06 19:43:21 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers