INTRODUÇÃO
Escolhemos o carnaval como objeto de estudo da folkcomunicação. Ao estudarmos o carnaval uma pergunta tornou-se para nós inevitável: qual o seu significado? O porquê de esta festa ter um encanto tão especial a ponto de parar o País? Como se diz popularmente, “o ano aqui no Brasil só começa realmente depois do carnaval.” A análise acerca do significado do carnaval pode ter vários ângulos, nós privilegiamos no presente trabalho a dimensão que diz respeito a folkcomunicação e à identidade cultural. Acreditamos que esta análise pode ser feita levando-se em consideração à própria história da folia, que atinge a todos. Tivemos a oportunidade de observar o carnaval no Rio de Janeiro, no ano de 2003, mais precisamente o carnaval na comunidade do Morro da Mangueira em sua Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira. Presenciamos as várias manifestações ali apresentadas, os preparativos da comunidade e o comportamento dos foliões de todos os cantos da cidade, que vinham brincar no local. Essa observação associada com a representação da mídia nos permitiu analisar o evento sob a ótica da identidade cultural e da folkcomunicação.
Não podemos negar que o carnaval é realmente um período especial para nós brasileiros, por isso somos considerados o “país do carnaval”, aqui já havendo uma construção acerca da brasilidade, que tem na música "História do Brasil" de Lamartine Babo de 1934 uma definição bem clássica do país e da festa representada no seguinte trecho: “Quem foi que inventou o Brasil?/ Foi o seu Cabral, foi o seu Cabral/ No dia 22 de abril/ dois meses depois do Carnaval”. O referido ritual é assim colocado no cerne dos estudos acerca da identidade cultural e da folkcomunicação.
O reinado do Momo tem como característica a suspensão da lógica cotidiana em nome de uma outra lógica e talvez aí esteja o encantamento que cause nas pessoas, que se permitem viver fantasias não facilmente reveladas no dia-a-dia.Os elementos integrantes da cultura popular que compõe o processo comunicacional típico do carnaval se manifestam na crítica, sátira, caricatura, dança, música, samba-enredo, tema, etc. Algumas palavras são marcantes no vocabulário da comunidade, demonstrando assim a estreita relação com a folia, como “alegria”, “divertimento”, “fuga” e até mesmo “efeito terapêutico”.
SOBRE O CARNAVAL
O carnaval é uma festa popular realizada quarenta dias antes da páscoa. São três dias de folia que acabam na quarta-feira de cinzas. As festas carnavalescas são antigas na História do homem e vamos encontrá-las entre os festivais característicos do final da idade média, como festa anual na semana anterior à Páscoa. Vestidos com bizarros trajes de carnaval, os aldeães e habitantes das cidades cantavam e dançavam nas ruas. Os portugueses vindos para o Brasil trouxeram sua festa carnavalesca que era caracterizada por verdadeiras batalhas com água, farinha, fuligem e goma. Era o Entrudo. Hoje essas batalhas são feitas de confete e serpentinas. As cantigas e danças foram se firmando e em cada região tomando suas peculiaridades, assim como agregando elementos das diversas culturas que aqui se incorporaram. No Rio de Janeiro é o carnaval dos grupos, ranchos e escolas de samba; no Recife é o carnaval do frevo, com o povo dançando nas ruas; na Bahia os trios elétricos fazem a alegria popular. Os principais ritmos que animam o carnaval brasileiro são o samba, o frevo e as marchas. O carnaval brasileiro é conhecido internacionalmente e é grande o número de turistas que vêm até o Brasil para conhecê-lo.
2006-09-06 11:43:02
·
answer #1
·
answered by vanesrio 3
·
0⤊
0⤋
Esta festa era comemorada na anitga Roma em homenagem ao deus do Vinho... com grandes bacanais e orgias....
2006-09-09 05:51:53
·
answer #2
·
answered by Tati 5
·
0⤊
0⤋
carnaval e a festa da carne. vc nao ve q tudo de ruim entra no carnaval?
prostituiçao aumenta, traiçao, bebedices, vicios, mulheres nuas, pornografia enfim...
2006-09-08 12:50:09
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
A palavra carnaval vem de carna valis, ou seja o festival da carne, no sentido geral de um festival pagão, não religioso, onde se celebrava a carne, so sentido de se celebrar os prazeres do instinto. Os celebrantes participavam de orgias com vinho e carne à vontade em oposição a idèia da prática do jejum de carne como forma de celebrar e louvar ao Deus religioso tradicional. O Carnaval está associados às orgias de celebração a Baco a versão romana do Deus Grego Dionísios. Nas celebrações dionisíacas as celebrantes mais tarde denominadas como as bacantes permitiam-se entregar-se às loucuras dos instintos dançavam frenéticamente e gritavam seus desejos sem pudor.Os ritos dionisíacos deram origem ao carnaval, uma forma do povo se liberar das tradições mais conservadoras e restritivas da liberdade em geral e também sexual.Por isto se comemora o carnaval como um desafogo por exemplo à semana santa dos católicos e cristãos.
2006-09-08 05:23:40
·
answer #4
·
answered by facilitador 1
·
0⤊
0⤋
de onde veio eu ñ sei ,só sei que palavra carnaval ou carnival quer dizer festa da carne
2006-09-07 14:33:06
·
answer #5
·
answered by serginhopit 3
·
0⤊
0⤋
Carnaval festa folclórica que na cultura brasileira são reservados 4 dias do calendário para se comemorar.
Muita alegria, fantasia, músicas regionais com seus ritmos frenéticos e movimentos sensuais.
O carnaval é um momento de celebração de extravasar todas a energias para tudo terminar na quarta-feira.
Boa Sorte!
2006-09-06 12:10:57
·
answer #6
·
answered by Malukety em movimento 7
·
0⤊
0⤋
Esta tradição vem da Europa. Infelizmente não sei te dizer que país.
Mas é a comemoração do fim do inverno e a chegada da primavera.
Por isso, no Brasil, só teria sentido mesmo no sul e em alguns estados do sudeste... e de qualquer maneira, em setembro. Fevereiro começa a primavera na Europa, mas o outono no Brasil
2006-09-06 11:42:13
·
answer #7
·
answered by Alyson Vilela 6
·
0⤊
0⤋
vai saber né.
2006-09-06 11:39:04
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋