Viajando na maionese.
2006-09-06 11:45:47
·
answer #1
·
answered by Hypatia 6
·
0⤊
2⤋
Teoria da Relatividade revolucionou a FÃsica do século XX
Albert Einstein, autor da Teoria da Relatividade
Teorias propostas pelo fÃsico Albert Einstein (1879-1955) que revolucionaram a FÃsica no século XX. As duas teorias – da Relatividade Restrita e da Relatividade Geral – trouxeram a noção de que não há movimentos absolutos no Universo, apenas relativos. Para Einstein, o Universo não é plano como na geometria euclidiana, nem o tempo é absoluto, mas ambos se combinam em um espaço-tempo curvo. Enquanto para a geometria clássica a menor distância entre dois pontos é a reta, na teoria de Einstein é a linha curva.
Na verdade, as duas teorias são uma só, mas foram apresentadas por Einstein em momentos diferentes. A Teoria da Relatividade Restrita é proposta em 26 de setembro de 1905. Através dela são postulados o princÃpio da relatividade – isto é, que as leis fÃsicas são as mesmas em todos os sistemas de referência inerciais – e o princÃpio da constância da luz. De acordo com a Relatividade Restrita, se dois sistemas se movem de modo uniforme em relação um ao outro, é impossÃvel determinar algo sobre seu movimento, a não ser que ele é relativo. Isso se deve ao fato de a velocidade da luz no vácuo ser constante, sem depender da velocidade de sua fonte ou de quem observa.
Com isso verifica-se que massa e energia são intercambiáveis – o que resultou na equação mais famosa do século: E = mc² (energia, "E", é igual à massa, "m", multiplicada pelo quadrado da velocidade da luz, "c²"). Um dos empregos dessa fórmula é na energia nuclear, seja em reatores para produzir eletricidade, seja em armas nucleares. Uma massa pequena de urânio ou plutônio, de alguns quilos, basta para produzir uma bomba capaz de destruir uma cidade, pois a quantidade "E" equivale a "m" multiplicado por 300 mil km/s.
Também se depreendem da Relatividade Restrita fenômenos que o senso comum duvida: para um observador parado, um relógio em movimento parece andar mais devagar do que um relógio estacionário, ou a massa de um objeto aumentar com sua velocidade. A Teoria da Relatividade Geral, de 1916, amplia os conceitos a outros sistemas, como os sistemas de referência acelerados, e à s interações gravitacionais entre a matéria. Einstein explica essas interações como resultado da influência dos corpos – como os planetas – na geometria do espaço-tempo curvo (um espaço de quatro dimensões, sendo a quarta, o tempo).
Dito de maneira simples: qualquer elétron em movimento ou quaquer objeto em movimento passa a ter massa maior quando se desloca em relação a um observador do que quando se encontra em repouso relativamente a esse mesmo observador. Na medida em que a velocidade desse objeto se aproxima da velocidade da luz , sua massa se torna infinita.
Um dos mais significativos aspectos do trabalho de Albert Einstein foi o de dar natural unidade aos conceitos de eletricidade e magnetismo. Essa unificação está presente nas equações de Maxwell, mas a teoria da relatividade proporciona maneira nova de encará-la. Einstein demonstra que uma vez em movimento o elétron, a força elétrica se altera e, a par disso, o elétron passa a gerar força magnética. Em ouras palavras, a eletricidade e o magnetimo são, em essência, o mesmo fenômeno, e o aspecto que recebe realce depende da velocidade do observador relativamente ao elétron.
Quem foi:
O fÃsico alemão Albert Einstein que radicou-se nos EUA é considerado um dos maiores gênios cientÃficos de todos os tempos. Nasceu em Ulm, mas viveu em Munique e na SuÃça. Em 1900, formou-se na Escola Politécnica de Zurique. Cinco anos depois, formulou a Teoria da Relatividade Restrita e passou a publicar artigos sobre FÃsica teórica. Em 1909, tornou-se professor da Universidade de Zurique e, em 1914, pesquisador do Instituto de FÃsica Kaiser Guilherme, em Berlim.
Um ano depois enuncia a Teoria Geral da Relatividade, que apresenta uma nova visão dos fenômenos gravitacionais. Em 1921, recebe o Prêmio Nobel de FÃsica. Com a chegada de Hitler ao poder, é obrigado a fugir do paÃs. Vai para os EUA e ganha cidadania norte-americana em 1940. Suas teorias permitem a construção da primeira bomba atômica . Após as explosões no Japão, no final da 2ª Guerra Mundial (1939-1945), defende a fiscalização do uso da energia atômica e luta pelo pacifismo. Diante dos avanços de outros cientistas, acredita que sua teoria está errada por pressupor que o Universo é estático. Nos anos 80, pesquisadores provam que as teorias da relatividade são compatÃveis com o modelo de Universo em expansão.
2006-09-10 08:21:07
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Relacionando inúmeros fatos e previsões erradas da física clássica. Na verdade, a época em que ele viveu trazia diversas contradições sobre as teorias físicas. Pra se ter uma idéia, nem a existência do átomo era um consenso entre os pesquisadores.
Ele a elaborou em 2 fases: a teoria da relatividade restrita em 1905 e em 1915 a relatividade geral, que englobava a quase totalidade de fenômenos conhecidos na época.
Esta maravilhosa teoria foi fruto da inigualável mente deste gênio, tanto para analisar os fatos, quanto para imaginar coisas que fogem totalmente ao senso comum quanto para ter a ousadia científica, que foi duramente contestada na época.
2006-09-06 11:22:17
·
answer #3
·
answered by Placenta 2
·
0⤊
0⤋
Ela já existia.Apenas deduziu de outro pesquisador.
2006-09-08 09:08:21
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
Estudando alemão, pois ele era alemão.
Você pode começar estudando português.
Mas a teoria levou muitos anos para ser desenvolvida. Não foi de um dia para o outro.
Einstein vivia se perguntando como ele veria o mundo se estivesse montado encima de um raio de luz. Pois se ele corresse na direção de uma lampada e ela fosse apagada enquanto ele se movia em direção a ela, ele a veria se apagar antes de ela apagar pois teriamos de somar a velocidade da luz com a velocidade em que Einstein se aproximava da luz.
Isso seria tragico para a física, mas era isso que as pessoas da epoca não entendiam.
Isso seria um paradoxo. Algo sem sentido. Então Einstein percebeu que a luz deveria ter um limite de velocidade para que as coisas fizessem sentido.
Ao buscar esse limite de velocidade acabou descobrindo que a luz tem massa, e que essa massa é igual a energia cinetica dela dividida pela velocidade da luz elevada ao quadrado, ou seja,
E = M x C²
E - energia
M - Massa
C² - velocidade da luz ao quadrado.
Isso quer dizer que energia tem peso e tudo que tem peso tem energia, e que eu posso transformar energia em materia e materia em energia novamente.
Então 1 grama de qualquer coisa tem uma energia de:
E = 1 x (300.000)²
E = 1 x (300.000 x 300.000)
E= 90.000.000.000 Joules
Dá pra fazer um churrascão com toda essa energia.
A essa descoberta deu o nome de relatividade.
2006-09-06 11:39:31
·
answer #5
·
answered by Allan C 4
·
0⤊
1⤋
"Você põe a mão no forno por um minuto ; isto lhe parecerá uma hora. Vc senta no banco de uma praça ao lado de uma bela morena por uma hora, lhe parecerá um minuto . Isto é relatividade". ( Albert Einstein ). Entendeu ?
2006-09-06 11:24:06
·
answer #6
·
answered by STAN 7
·
0⤊
1⤋
OLHE COMO EINSTEIN CONTA A HISTORIA
Fazem mais de 17 anos que tive uma idéia do desenvolvimento da Teoria da Relatividade pela primeira vez. Embora não saiba dizer precisamente quando, tenho certeza que estava relacionado com o problema das propriedades óticas de corpos em movimento. A luz propaga-se pelo mar de éter, em que a Terra está se movendo. Em outras palavras, o éter está se movendo com respeito à Terra. Tentei encontrar alguma evidência experimental para a fluidez do éter na literatura, mas foi em vão.
Então tentei procurar verificar eu mesmo a fluidez do éter com respeito à Terra, ou em outras palavras, o movimento da Terra. Quando pensei pela primeira vez sobre o problema, não tinha dúvida da existência do éter ou do movimento da Terra sobre ele. Pensei no seguinte experimento usando dois termopares (um tipo de medidor de temperatura): colocando espelhos de forma que a luz proveniente de uma fonte (após dividida em duas) fosse refletida em duas direções diferentes, uma paralela ao movimento da Terra, e outra, antiparalela. Se assumirmos que existe uma diferença de energia entre os dois feixes refletidos, poderíamos medir a diferença do calor gerado usando dois termopares.. Embora a idéia do experimento seja muito similar à feita por Michelson, não a pus em prática.
Enquanto estava pensando neste problema em meus anos de estudante, vim a conhecer a estranho resultado do Experimento de Michelson. Logo cheguei à conclusão que nossa idéia sobre o movimento da Terra com respeito ao éter era incorreta, se admitíssemos o resultado nulo de Michelson como fato. Este foi o primeiro passo que me levou à Teoria da Relatividade Especial. Desde então comecei a acreditar que o movimento da Terra não poderia ser detectado por nenhum experimento ótico, embora a Terra esteja rodando em torno do Sol.
Tive a chance de ler a Monografia de Lorentz de 1895. Ele discutiu e resolveu completamente o problema da eletrodinâmica em primeira ordem de aproximação, ou seja, negligenciando termos de ordem maior do que v/c, onde v é a velocidade de um corpo em movimento e c a velocidade da luz. Então tentei discutir o Experimento de Fizeau assumindo que as Equações de Lorentz para elétrons podiam manterem-se tanto no sistema de referência em movimento quanto no de repouso. Naquela época acreditava firmemente que as equações da Eletrodinâmica de Maxwell e Lorentz eram corretas. Além disso, a suposição de que estas equações poderiam serem consideradas no sistema de referência em movimento levava a velocidade ao conceito de invariância da velocidade da luz, o que entretanto contradizia a regra de adição de velocidades usada em Mecânica.
Por que estes dois conceitos se contradizem? Cheguei à conclusão de que esta dificuldade era difícil de se resolver. Gastei aproximadamente 1 ano em vão tentando modificar a idéia de Lorentz na esperança de resolver este problema. Por sorte um amigo em Berna (Michele Besso) ajudou-me. Era um lindo dia quando o visitei. Comecei a conversa com ele da seguinte forma: "Recentemente tenho trabalhado em um problema difícil. E vim hoje para juntos batalharmos contra ele". Discutimos cada aspecto do problema. E então de repente entendi onde estava a chave do problema. No outro dia retornei e disse a ele, sem mesmo ter dito oi ainda: "Obrigado. Resolvi completamente o problema". Uma análise do conceito de tempo era a minha solução. O tempo não pode ser absolutamente definido e existe uma inseparável relação entre tempo e velocidade. Com este novo conceito, pude resolver todas as dificuldades completamente pela primeira vez.
E então dentro de 5 semanas a Teoria da Relatividade Especial estava completa. Não tinha dúvida de que a nova teoria era razoável de um ponto de vista filosófico. E também achei que a nova teoria estava em acordo com o argumento de Mach. Contrariamente ao caso da Teoria da Relatividade Geral, em que o argumento de Mach foi incorporado, embora a análise de Mach tenha somente uma implicação indireta na Teoria Especial. Esta foi a maneira que a Teoria da Relatividade Especial foi criada.
2006-09-06 11:15:13
·
answer #7
·
answered by gisa_dance 3
·
1⤊
2⤋
Pesquisando.
2006-09-06 11:15:38
·
answer #8
·
answered by ^o) Tom 5
·
0⤊
3⤋
fumando muita maconha....'
2006-09-06 11:14:54
·
answer #9
·
answered by Gilberto S 2
·
0⤊
3⤋