Se a lua nao existisse, não haveria a força das marés. E se não houvesse a força das marés?
Com menores forças de maré, também seria menor a faixa de areia que é coberta pela água do mar, durante a maré alta, e depois exposta ao Sol durante a maré baixa. Essa faixa de areia é habitada por uma grande diversidade de seres, importantes não somente para a vida marinha, mas também para diversas espécies de aves migratórias, que deles se alimentam.
Os dias seriam mais curtos pois é a força das marés que reduzem a velocidade da rotação da terra. Teriamos um dia de 18 horas. Se 24 já é pouco pra muita gente, imagine 18!
E, além disso, com um período de rotação mais rápido, a atmosfera terrestre se moveria mais velozmente. Furacões poderiam durar meses e os ventos seriam muito mais rigorosos.
Graças a Lua o eixo de rotação da Terra permanece estável em cerca de 23 graus e meio de inclinação. Isso é responsável pela existência das estações do ano. Presume-se que sem a Lua, a inclinação do eixo terrestre poderia atingir os 85º.
Todo o clima da Terra seria dramaticamente alterado. Na Antártica, onde hoje faz muito frio, seria quente como nos trópicos, e as regiões equatoriais do planeta estariam cobertas de gelo. A Lua é um regulador climático.
Se a Lua não existisse, a própria Terra seria a única fonte de atração gravitacional para os objetos que causaram aquelas cicatrizes lunares.
As crateras da Lua, principalmente as do lado oculto, dão uma boa idéia do que já podemos ter escapado. Quando um grande meteorito choca-se com a Terra parte de nossa atmosfera é perdida no espaço e centenas de quilômetros cúbicos de poeira são arremessados no ar.
2006-09-06 11:40:33
·
answer #1
·
answered by Hypatia 6
·
1⤊
0⤋
Sem a lua nosso planeta teria uma orbita instavel, como a de Venus. Não haveria as mares, e a vida teria de de encontrar outra forma de medir o tempo, pois todas as criaturas desse planeta usam o ciclo lunar como referencia. As femeas menstruam a cada 28 dias em media (o ciclo da lua). Os animais se reproduzem na lua cheia, etc.
Sem a lua funcionando como giroscopio o eixo de inclinação da Terra seria erratico como demonstrado em simulações de computador e então não teriamos estações do ano definidas e ciclicas, logo a vida teria de se adaptar a um mundo de clima extremamente variante. Seculos de muito frio e seculos de muito calor.
Certamente os humanos não evoluiriam em um mundo assim dada sua fragilidade.
2006-09-06 18:59:48
·
answer #2
·
answered by Allan C 4
·
0⤊
0⤋
A lua funciona como um escudo para a terra..se a Lua sumir do mapa....começaria a cair meteoros na terra, etc....a lua tambem influencia as correntes de ar ( ventos ) sendo assim o clima da terra ficaria todo bagunçado.....seria uma catastrofe.....
2006-09-06 18:54:10
·
answer #3
·
answered by ? 7
·
0⤊
0⤋
Boa pergunta. Especula-se que sem a Lua a Terra poderia ter maiores oscilações no seu eixo e provocar maiores mudanças climáticas. Certamente o clima seria diferente e isso poderia influir no surgimento e evolução dos seres vivos mas acho que ainda assim haveria vida. Talvez de seres mais versáteis para se adaptarem as mudanças maiores do clima.
Talvez em Marte isso ocorra pois suas duas luas são muito pequenas para estabilizar o eixo do planeta. Talvez seja essa a razão de Marte ser tão árido.
2006-09-06 18:52:04
·
answer #4
·
answered by Zeca 54_anos de experiência!!! 7
·
0⤊
0⤋
Agora, nosso satélite se transforma em plataforma, para maiores conquistas no espaço, e aqui na Terra, porém, a Lua continua exercendo sua eterna influência sobre os homens, as marés, a pesca e a agricultura.
Sem a Lua, seria difícil conhecer a própria Terra. Há milênios os gregos olharam para o nosso satélite, mais precisamente a sombra circular que se projetava sobre a Lua cheia (eclipse) e fizeram a primeira dedução: a Terra era redonda.
Depois, calcularam a dimensão da Lua e da Terra, assim como a distância entre elas. Descobriu-se que se a Lua não existisse, provavelmente não haveria vida na Terra.
Com seu tamanho considerável, ela assegura sua estabilidade ao manter seu eixo sempre no mesmo lugar. Esse mecanismo garantiu o equilíbrio de movimentos e temperaturas que levaria ao surgimento e a multiplicação da vida.
Muito diferente do que aconteceu em Marte que com uma lua pequena, e Vênus, sem satélite, ficaram fora do eixo, passando por mudanças climáticas e de inclinação tão intensas, que a vida alí, tornou-se inviável.
A cada ano porém, a Lua afasta-se 2 cm da Terra. Em bilhões de anos ela estará tão distante, que mal será visível. Em teoria, pode-se prever que nosso planeta, sem o apoio da Lua, vai girar sem equilíbrio no espaço.
Foi observando a cadência da Lua que o homem começou a entender o tempo... Quando tudo começou, o dia e a noite já estavam criados. Mas ainda faltava a semana e o mês.
E foi a Lua que deu as indicações, com suas quatro fases que se repetiam ciclicamente. Já que cada fase lunar durava, aproximadamente, 7 dias surgiu a semana ("septimana", do latim), reconhecida oficialmente somente no ano de 325 depois de Cristo.
O primeiro dia foi dedicado ao Sol, e o segundo à Lua. Depois o homem percebeu que para a Lua completar um ciclo inteiro, ou uma lunação, devia-se esperar 29 dias. Assim apareceu o mês.
Mas era preciso um espaço de tempo maior para medir viagens, construções e a vida do homem.
O próximo passo foi a fixação do ano com seus 12 meses. O nosso calendário com 365 dias, leva em conta o tempo que a Terra precisa para cumprir uma revolução completa em torno do Sol.
Mas até hoje, os muçulmanos seguem o antigo calendário lunar, que começam sempre na Lua nova, sem se importar com o fato de o ano, para eles, ter 354 dias.
Ao caminhar pelo zodíaco, a Lua passa rapidamente pelos signos, mudando o astral do dia e mexendo com a sensibilidade das pessoas. Graças à sua proximidade da Terra, a Lua é um dos astros que mais interferem na vida do planeta.
Ela altera as marés, determina os ciclos de crescimento das plantas e mexe até com o humor das pessoas. Em seu rápido passeio de 28 dias pelo zodíaco, ela visita todos os signos e realça as influências deles sobre nosso comportamento.
Os antigos já atribuíam à Lua decisivas influências na produção de certos fenômenos que ocorrem em nosso planeta, notadamente o ritmo das marés, o movimento da seiva nos vegetais etc.
A respeito desta última influência, é tradicional a cautela que os exploradores do corte de madeira observam em seu ofício, evitando o corte no período da Lua minguante, para prevenir o seu apodrecimento. E, ao que parece, a prática tem aconselhado essa prevenção.
Estendendo o campo de suas observações, os antigos passaram a examinar as influências lunares na geração humana e animal, oferecendo-nos os resultados dessas observações, que damos a seguir, destacando, porém, seu caráter de curiosidade, sem qualquer respaldo científico.
Ciclo de Lunação
A palavra ciclo vem do grego "kiklo" que significa círculo, uma das figuras mais perfeitas da geometria. Numa seqüência exata, que está sempre se renovando, os ciclos lunares parecem a vida do homem, com o nascimento, a vida e a morte.
Quando se começou estudar a real influência dos ciclos lunares, um dos fenômenos mais visíveis era o das marés, o movimento das águas do mar, governado pelo Sol e pela Lua.
E foi a percepção desse mecanismo que serviu como trampolim para se entender o fluxo das águas em nosso corpo ou da seiva nos vegetais.
Se o homem é constituído de 70% de água e 30% de sólidos, exatamente como a Terra ele também é regido pelas chamadas marés biológicas.
Assim, durante a Lua cheia, quando as marés sobem ao nível mais alto e a pressão lunar é mais forte os efeitos sobre nosso organismo e nosso comportamento são mais poderosos.
Há estatísticas comprovando maior incidência de acidentes de trânsito e até de assassinatos em período de Lua cheia. Mas esta é também a época em que se registram mais nascimentos...
O início da vida, afinal, está submetido ao ciclo menstrual feminino, cuja duração é quase a mesma da lunação: aproximadamente 29 dias.
2006-09-06 17:46:07
·
answer #5
·
answered by Arie 1
·
0⤊
0⤋
Charles - tua pergunta é ótima, fiquei aqui pensando e vou me arriscar em responder. Se um meteoro atingisse a Lua destruindo-a ou modificando sua rota, certamente muita coisa mudaria por aqui na Terra, como se sabe a Lua regula as marés e por conseguinte as Estações, as épocas de plantio e germinação de sementes etc. Talvez pudesse existir alguma espécie de vida, mas, certamente seria bem diferente das que conhecemos. Abraços.
2006-09-06 17:45:36
·
answer #6
·
answered by munchausen 7
·
0⤊
0⤋
Não sei se existiria. Com a destruição da lua, faria com que os seres vivos tivessem pelo menos uma outra forma.
2006-09-06 17:44:14
·
answer #7
·
answered by historiador 1
·
0⤊
0⤋
Segundo os cientistas viveriamos...
2006-09-06 17:40:44
·
answer #8
·
answered by Uzumaki 4
·
0⤊
0⤋
não sei
2006-09-06 17:38:01
·
answer #9
·
answered by jr789 2
·
0⤊
0⤋
é lógico que a vida existiria.
2006-09-06 17:36:48
·
answer #10
·
answered by Tavinho 3
·
0⤊
0⤋