é um processo de transformação química através do uso da eletricidade.
Um exemplo é quando há a necessidade de cobrir um material qualquer com uma fina camada de cobre, para que futuramente seja cromado .
Em uma vasilha coloca-se um líquido que servirá de veículo para o transporte das moléculas do cobre, em um lado da vasilha coloca-se um eletrodo, que nada mais é do que uma barra de cobre, do outro lado da vasilha coloca-se o material que se quer cobrir com uma pequena camada de cobre, liga-se uma polaridade (positiva) nesta barra e na outra barra a polaridade (negativa), liga-se a energia elétrica e com o passar do tempo verá o material sendo depositado(coberto) com o metal cobre, diz-se cobreado.Nesse sistema utiliza-se também o ouro , prata etc.
2006-09-06 12:25:12
·
answer #1
·
answered by Jair Carlos M 2
·
1⤊
0⤋
Eletroquímica é o estudo das transformações químicas sob ação de correntes elétricas.
2006-09-06 17:16:18
·
answer #2
·
answered by Geek 5
·
1⤊
0⤋
É a parte elétrica da química.
2006-09-06 17:11:14
·
answer #3
·
answered by Caveira Flamejante 6
·
1⤊
0⤋
A eletroquímica abrange todos processo químicos que envolve transferência de elétrons. Quando um processo químico ocorre, produzindo transferência de elétrons, é chamado de pilha ou bateria, mas quando o processo químico é provocado por uma corrente elétrica (variação da quantidade de elétrons no temo), este processo é denominado de eletrólise. (Resumindo: pilha e bateria são processos químicos que ocorrem espontaneamente e gera corrente elétrica, já eletrólise é um processo químico (reação química) que ocorre de forma não espontânea, ou seja, ocorre na presença de uma corrente elétrica).
A primeira pilha foi criada em 1800, por Alessandro Volta, que utilizava discos de cobre e zinco, separadas por algodão embebido em solução salina.
Os discos foram chamados de eletrodos, sendo que os elétrons saiam do zinco para o cobre, fazendo uma pequena corrente fluir.
Em 1836, John Frederick Daniell construiu uma pilha com eletrodos de cobre e zinco, mas cada eletrodo ficava em uma cela individual, o que aumentava a eficiência da pilha, pois ela possuia um tubo que ligava as duas cubas, este tupo foi chamado de ponte salina. Esta pilha ficou conhecida como pilha de Daniell.
Exemplos: Corrosão
2006-09-06 17:20:11
·
answer #4
·
answered by Isabela Ferreira 2
·
0⤊
1⤋