Quem apresentou ao mundo o raio laser foi a ficção científica. Atualmente, é um componente essencial da moderna tecnologia, usado sob múltiplas formas, desde aparelhos audiovisuais até instrumentos médicos e equipamentos de defesa militar.
O raio laser é essencial às modernas comunicações. Este poderoso raio de luz foi descoberto no final da década de 50 por dois cientistas: Arthur Schawlow e Charles Townes. Durante a Segunda Guerra Mundial, Townes especializou-se em radar e microondas. Descobriu que as moléculas e as microondas podiam interagir. Depois da guerra, concentrou suas atenções em algo que conhecemos hoje como "espectroscopia", ou seja, o estudo da interação entre moléculas e microondas. E inventou o MASER, uma solução técnica pela qual a amplificação das microondas estimula a emissão de radiações.
Ao mesmo tempo, Townes e Schawlow maravilharam-se com os espectros eletromagnéticos em casos em que o comprimento de onda é inferior e a freqüência é maior do que nas microondas. É o que acontece nas áreas mais visíveis do espectro.
Acabaram por construir um aparelho muito engenhoso: um tubo translúcido, com espelhos nas duas extremidades. As ondas são refletidas pelos dois espelhos. Algumas ondas, porém, ultrapassam os espelhos e formam um feixe independente de raios, a luz do laser, que, ao contrário da luz comum, possui freqüência regular.
Rapidamente as pesquisas de Schawlow e Townes divulgaram-se pelo mundo, despertando o interesse de muitos cientistas. O primeiro feixe de raios laser usado para fins tecnológicos foi construído em 1960.
E, em 1961, usando uma mistura de hélio e neon, os pesquisadores construíram um aparelho com um feixe de luz contínua, estimulado por um gerador de freqüências. E a pesquisa continua.
Um dos primeiros usos que se encontrou para o laser foi na Medicina. Começou pelas cirurgias de olho, mas logo alcançou outras especialidades.
O laser também encontrou aplicações na indústria, onde é empregado para cortar qualquer tipo de material. Também usa-se o laser para impressão e em inúmeros outros casos em que a precisão seja necessária.
Em nossa vida diária, usamos o laser para "ler" o preço codificado nas etiquetas de supermercado. Nossos compact-discs usam o laser. Com feixes de laser produzem-se fantásticas formas gráficas, chamadas "hologramas" .
Atualmente, as fibras óticas que transmitem raios laser tornam mais acessíveis as comunicações por microondas. As comunicações por raio laser vão se tornando rotina em todo o mundo.
A pesquisa prossegue sem descanso. Por suas descobertas, Schawlow e Townes receberam, cada um, um Prêmio Nobel.
2006-09-06 07:49:19
·
answer #1
·
answered by miosotis 7
·
0⤊
0⤋
Brasil.Deu os primeiros passos para isto Cesar Lattes.Não sei a cidade.
2006-09-08 09:04:16
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Em 1916, Albert Einstein deu inicio a invenção do laser, o maser, a partir da lei de Max Planck. A teoria ficou esquecida até o final da Segunda Guerra Mundial.
Em 1953, Charles H. Townes (*), James P. Gordon e Herbert J. Zeiger produziam o primeiro maser, um dispositivo similar ao laser, mas produz microondas em vez de luz visÃvel. O maser de Townes não tinha capacidade de emitir as ondas de forma continua. Nikolai Basov e Aleksander Prokhorov da União Soviética trabalharam de forma independente em um oscilador quantum e resolveram o problema da emissão continua utilizando duas fontes de energia com nÃveis diferentes.
(*) Charles Hard Townes (28 de Julho de 1915 —), fÃsico dos Estados Unidos da América. Foi Nobel de FÃsica em 1964 por trabalhos fundamentais no campo da eletrônica quântica conduzindo à construção de osciladores e amplificadores baseados no princÃpio dos maser e laser.
2006-09-06 07:54:39
·
answer #3
·
answered by pôr_do_sol 2
·
0⤊
0⤋
Esta pergunta ja foi respondida vá a um site de busca e digite sua pergunta. e terá a resposta
2006-09-06 07:46:23
·
answer #5
·
answered by SABER 3
·
0⤊
0⤋