English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

sobre o livro desenhando com o lado direito do cerebro

2006-09-06 06:47:00 · 6 respostas · perguntado por mauricio s 1 em Artes e Humanidades Artes Visuais Outras - Artes Visuais

6 respostas

OS MECANISMOS INTERNOS DO CÉREBRO




Nosso cérebro, visto de cima, lembra duas metades de uma noz. Cada metade recebe o nome de hemisfério cerebral. Os hemisférios comunicam-se através de um feixe de fibras nervosas denominado CORPO CALOSO.
Embora cada hemisfério tenha uma forma particular de processar as informações recebidas, eles trabalham em conjunto e suas ações recíprocas fazem a integração entre imagem e palavra. Mas eles também funcionam separadamente e podem até entrar em conflito.

É importante observar que, a ligação do sistema nervoso é feita de forma cruzada, isto é, o hemisfério esquerdo controla o lado direito do nosso corpo, enquanto o hemisfério direito controla o lado esquerdo. Devido a esse cruzamento, a mão esquerda é ligada ao hemisfério direito (HD) e a mão direita ao hemisfério esquerdo (HE).

Outra característica dos hemisférios cerebrais é que eles se desenvolvem, de maneira assimétrica, em termos de função. Ou seja, o efeito mais visível da assimetria do cérebro humano é o uso preferencial, num indivíduo, da mão direita ou esquerda, fato que não interfere nos mecanismos esquerdo e direito do cérebro.

A linguagem e as aptidões relacionadas com a mesma localizam-se, principalmente, no hemisfério esquerdo na maioria dos indivíduos, portanto, se acontecer uma lesão no lado esquerdo do cérebro, a tendência maior é perder a aptidão da fala. Como a fala e a linguagem estão ligadas, tão intimamente ao pensamento e ao raciocínio, os cientistas do século XIX pensavam que o hemisfério esquerdo era o principal (dominante), e o hemisfério direito era o secundário (subordinado), logo, menos desenvolvido. Hoje sabemos, através de bases científicas, que o lado direito é apenas inexplorado e permanece em estado latente: quando estimulado, reage.

Os mecanismos internos do cérebro se estruturam a partir de duas trilogias básicas, gerando duas modalidades de pensamento: verbal e não-verbal.


HEMISFÉRIO ESQUERDO
Pensamento
RACIONAL – VERBAL
CRONOLÓGICO

MENTE RACIONAL
a que pensa
HEMISFÉRIO DIREITO
Pensamento
INTUITIVO – IMAGINATIVO
CRIATIVO

MENTE EMOCIONAL
a que sente





– Características de cada hemisfério –




ESQUERDO
verbal
analítico
dirigido
proposicional
sucessivo
seqüencial
linear
objetivo
digital
quantitativo
DIREITO
não-verbal (não-conceitual)
relacional
livre
imaginativo
simultâneo
múltiplo
holístico
subjetivo
espacial
qualitativo





Analisando e comparando essas características, verificamos que no dia-a-dia o nosso comportamento é governado pelo esquerdo (HE), de forma RACIONAL – VERBAL – CRONOLÓGICA.
Seria ideal que ambos os hemisférios trabalhassem numa cooperação mútua. Mas, a cultura e a educação ocidental são alguns dos fatores externos que atuam programando a personalidade e a formação do indivíduo a partir da trilogia do hemisfério esquerdo.




Comparação das características dos hemisférios cerebrais:



ESQUERDO DIREITO
Verbal: usa palavras para designar, descrever, definir. Não-verbal: percebe as coisas com um mínimo de conexão com palavras.
Analítica: concebe as coisas passo a passo, componente por componente. Sintética: agrupa as coisas para formar um todo.
Simbólica: usa símbolos para representar coisas. Por exemplo, o desenho "O" representa olho, o sinal + representa o processo de adição. Concreta: concebe cada coisa tal como ela é no momento.
Abstrata: seleciona uma pequena parte das informações e usa-a para representar o todo. Analógica: vê as semelhanças entre as coisas; compreende relações metafóricas.
Temporal: marca o tempo, colocando as coisas em seqüência. Faz primeiro o que vem em primeiro lugar, depois o que vem em segundo lugar etc. Não-temporal: não tem senso de tempo.
Racional: tira conclusões baseadas na razão e nos fatos. Não-racional: não precisa basear-se em razão ou fatos; não se apressa a formar julgamentos ou opiniões.
Digital: usa números, como no ato de contar coisas. Espacial: vê onde as coisas se situam em relação a outras e como as partes se unem para formar um todo.
Lógica: tira conclusões baseadas na lógica: uma coisa segue a outra em ordem lógica. Intuitiva: assimila as coisas aos pulos, muitas vezes à base de amostras incompletas, palpites, pressentimentos ou imagens visuais.
Linear: pensa em termos de idéias concatenadas, um pensamento seguindo-se diretamente a outro e quase sempre levando a uma conclusão convergente. Holística: apreende as coisas integralmente, de uma só vez; percebe configurações e estruturas globais, o que muitas vezes leva a conclusões divergentes.

2006-09-06 06:52:28 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

E não sei, mas dizem que quem desenha, ativa o lado direito do cérebro.

2006-09-06 07:20:39 · answer #2 · answered by Veterana. 7 · 1 0

lado esquerdo - razão.

lado direito - emoção

2006-09-06 06:49:36 · answer #3 · answered by Anonymous · 1 0

A maioria das considerações são feitas sempre sobre a divisão do cérebro em direito e esquerdo, mas existem muitas formas de dividir o cérebro para estudo. Quanto a sua porção evolutiva mais recente em contraste com as camadas mais "primitivas" por zonas como os lobos cerebrais e outros dispositivos, etc.
Quanto a divisão das funções cerebrais entre direito e esquerdo, o estudo de acidentes cerebrais diversos e suas consequencias nos individuos afetados estão amplamente documentadas, por isso essa divisão, embora primária (como dito existem outras formas de subdividir o cérebro e estudar suas funções), não é incipiente, sendo bastante credível.

Existe também o fato de que uma parte dessa especialização hemisferial do cérebro ser um pouco diferente nas sociedades ocidentais e orientais, tendo algumas de suas faculdades distribuidas de maneira diferente conforme se aprende a usar o cérebro nas diferentes culturas.

Recomendo a leitura dos livros: O Erro de Descartes de Antonio Damásio, Inteligência Emocional de Daniel Goleman e A Cientista que Curou o Próprio Cérebro de Jill Bolte Taylor.


Um detalhe: na internet você vai encontrar diversos artigos que advogam a relevância dos dois hemisférios cerebrais, mas ao discorrer sobre isso, vão citar em 80% do discurso o hemisfério esquerdo e/ou uma faculdade dele. É um indício de nossa educação herdada. Sobre o hemisfério direito quase não se tem descrição de suas funções se não for por meio de termos genéricos ou muito vagos.

2014-09-04 01:02:45 · answer #4 · answered by Crypto 3 · 0 0

Não leve muito a sério, estas afirmações ainda estão no patamar das teorias.

2006-09-07 01:39:36 · answer #5 · answered by W W 4 · 0 1

simples,,,,um é direitoe outro esquerdo

2006-09-06 06:53:26 · answer #6 · answered by Ana Lucia G 3 · 0 1

fedest.com, questions and answers